00:00
21° | Nublado

Crianças e adolescentes debatem vício em tecnologia. E mais!

Charge: Ed Carlos **Clique para ampliar

Publicado em 03/11/2023

Vicio em tecnologia

      Provavelmente no Brasil e pela primeira vez em SC, crianças e adolescentes estiveram reunidos em um evento para debater o vício em tecnologia e apresentaram um documento com sugestões de leis e políticas públicas de prevenção e enfrentamento ao problema. O  documento foi entregue na Assembleia Legislativa de SC durante o 12º Encontro Estadual de Vereadores Mirins.  

 

Nova “indústria”

    Por anos este espaço informou seus pacientes leitores da existência, em Florianópolis, da “indústria” da ponte Hercílio Luz, que desde sua interdição, em 2003, até sua restauração e reabertura, em 2022, encheu o bolso de algumas dezenas de notórios corruptos. Mas é preciso dizer da existência de outra, a “indústria” do Contorno Viário da Grande Florianópolis, que pelos contratos a grande obra deveria estar pronta e entregue em 2012. Um dos últimos prazos era dezembro deste ano, mas já sofreu novo adiamento para a metade de 2024. Ao custo de alguns centenas de milhões  de aditivos e mais aditivos.

 

Segurança nas escolas

    O deputado federal catarinense Jorge Goetten (PL) é quem, há mais de quatro meses,  preside um grupo de trabalho na Câmara que busca mecanismos e políticas de combate à violência nas escolas e já com três projetos de lei prontos para serem votados. Um deles estabelece uma política nacional com foco na prevenção através da atenção psicológica aos estudantes e do incentivo ao convívio pacífico nas escolas. Momento apropriado há, pelo menos psicológico. Na semana passada aconteceu em São Paulo o oitavo ataque em escolas desde o início do ano.

 

Denominação adjetiva

      Não passa uma semana sem que o Legislativo estadual aprove projetos que tratam de denominação adjetiva de municípios. Dois estão para ir a plenário por estes dias. Reconhecem São João do Sul como Capital Catarinense do Carro de Boi e Criciúma com o título de Capital Catarinense dos Parques Urbanos.

 

Encalhe de baleias

     Um assunto inédito merecerá uma audiência pública, ainda sem data, na Assembleia Legislativa, para debater sobre o encalhe de baleias jubarte que tem acontecido recentemente no litoral catarinense. Se quer saber se há estratégias, protocolos e políticas para desencalhe dos animais e, a partir disso, fazer encaminhamentos que o Legislativo  poderá tomar para auxiliar no problema.

 

Verdades 1

      Não poderia ter sido mais explícito o recado dado pela presidente do Instituto Trata Brasil, Luana Pretto, no Fórum Brasil ODS 2023, em Florianópolis, encerrado sexta-feira. Afirmou que SC teria um ganho líquido de R$ 14,8 bilhões com a universalização do acesso ao saneamento, que o Estado não está aderindo e muito menos cumprindo. Nessa conta estão a redução de custo com saúde, melhoria de ganho com o turismo, com a educação e produtividade. Aqui, em pleno século 21, se despejam, por dia, 300 piscinas olímpicas de esgoto, sem tratamento, nos rios e no mar.

 

Verdades 2

   O que resulta disso: os Prontos Atendimentos (PA) estão sempre super lotados na época de verão com gente vítima de viroses decorrentes da água contaminada. Em 2021 o Estado registrou 2.769 internações por falta de saneamento básico. A que custo? E conforme dados de 2021, 98,4% da sua população têm acesso à água, o que é invejável. O vergonhoso e saber que  apenas 32% tem acesso à coleta e tratamento de esgoto.

 

Exploração

   Uma audiência de conciliação definiu que o acesso à bela Ilha do Campeche, no sul da Ilha de SC, terá controle por pulseiras fornecidas pela Prefeitura. Ótimo. Que se aproveite o momento de entrega delas para instruir os desavisados turistas quanto aos custos da travessia, que deveria ser concedida. Este espaço testemunhou recentemente a acintosa  exploração sobre um casal de turistas italianos e dois brasileiros que para a travessia, de cinco minutos, tiveram que pagar o equivalente a US$ 50 por cabeça, sem fornecer nenhum comprovante. Um típico caso não de exploração turística e sim de exploração do turista, que merece providencias, inclusive jurídicas e policiais.

 

Quem somos

   Nos novos dados divulgados pelo IBGE sexta-feira é possível saber que 18,7% da atual população de SC é de pessoas de 0 a 14 anos de idade; 70,86% entre 15 e 64 anos, e 10,44% com 65 anos ou mais.

 

Impopularidade

   Tinha lá suas percepções o desembargador e advogado aposentado Sebastião Coelho que durante sustentação oral em defesa de um réu pelos atos de 8 de janeiro, declarou, na cara, de frente para os 11 “supremos”, serem, eles elas, as “pessoas mais odiadas” no Brasil. Uma nova pesquisa Quaest, de sexta-feira, detectou que a parcela da população que avalia positivamente o Supremo Tribunal Federal passou de 27% em fevereiro para 17% atualmente. Trágico, mas é a pura realidade de um poder que no  passado era reverenciado.

 

Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045 


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?