00:00
21° | Nublado

Coluna Urbano Salles - 2ª quinzena de Março/2017

Carla Lins e Davi Paes e Lima, sócios da Atré Comunicação Personalizada, no happy hour no VieVin em comemoração aos seis anos da agência (Foto: Angelo Santos)

Publicado em 21/03/2017

Arte orgânica

Pele humana é um dos materiais que Albertina Prates usou para compor as obras da exposição que ela comanda no MASC desde o último dia 16. Toda a matéria-prima foi doada espontaneamente à artista por pessoas submetidas a cirurgias eletivas.

Ponte aérea

De avião, entre Florianópolis e Porto Alegre, é vapt-vupt. Graças a esse atrativo, o número de passageiros não tem decepcionado as companhias aéreas. A Azul, por exemplo, anuncia para 10 de abril o início do quarto voo diário entre as duas capitais, criando mais 1600 assentos semanais na rota.

Alma da cidade

Clóvis Medeiros planeja fazer mais uma dezena de quadros retratando "figuras" da Ilha para a exposição que ele prepara para breve em Florianópolis. Entre os que já têm seus retratos prontos está Jorge Polidoro, criador do principal campeonato de dominó da cidade.

Fruta da estação

Turvo, no extremo sul de Santa Catarina, é um dos maiores produtores regionais de pitaya, fruta bela e exótica que aumentou sua presença nos supermercados de Florianópolis nas últimas semanas no embalo da colheita da safra. Muita gente, inclusive alguns cientistas, garante que ela é boa para dietas, porque ajuda a queimar gorduras e acelera o metabolismo. O único problema é o sabor - ou a falta dele, a ponto de já terem escrito por aí que ela é o "xuxu das frutas".

Desvio de finalidade

Florianopolitanos que reclamam da "indústria da multa" estão comemorando a notícia. Em São Paulo, o prefeito e presidenciável João Doria proibiu que a Guarda Civil Metropolitana aplique multas sob a justificativa de que a instituição tem outras prioridades. Na Ilha, a Guarda Municipal é criticada por se dedicar demais ao "bloquinho" e não ajudar em quase nada a organizar o trânsito no dia-a-dia.    

Filho pródigo

Walmor Corrêa vem de São Paulo no final do mês para a abertura de uma coletiva com o tema Ilha de Santa Catarina. Está trazendo três obras. Depois dessa, a próxima exposição do artista na sua cidade natal será em outubro: uma individual na galeria Helena Fretta.

Floripa de aniversário

Eventos da Prefeitura ligados ao aniversário da cidade começaram dia 18 e vão até o dia 27. A programação é para todos os gostos. Tem desde oficina de defesa pessoal para mulheres, corte de dois bolos em dois bairros (um deles, a Tapera, onde Gean Loureiro teve decisiva vantagem eleitoral em 2016) e a entrega da revitalização da Lagoa da Chica no Campeche. O grand finale será o lançamento, no gabinete do prefeito, do programa Floripa Social.

Filha do lojista e empresário Alfredo Vanelli, Maria Tereza Vanelli acaba de agregar ao seu currículo o posto de vice-diretora da Regional de Florianópolis do Núcleo Catarinense de Decoração (Foto: Mariana Boro)

Enfrentando a fera

Criado e idealizado pela advogada Flora Juliani Galvão, especialista na área de medicamentos, e pela arquiteta Natália Arruda, o projeto “V.I.D.A: Viva Intensamente Depois de Acordar” terá sua primeira edição dias 27 e 28, no Cesusc, com um seminário, aberto ao público em geral, para debater o bem-estar do paciente com câncer. O ingresso será um quilo de alimento não perecível. O que for arrecadado será doado à Casa de Apoio Vovó Gertrudes, onde são atendidas crianças em tratamento oncológico do Hospital Infantil em Florianópolis.

Tio célebre

Em conversas familiares, o ator e roteirista Malcon Bauer descobriu que Thomas John Cardell Martyn, fundador da revista americana “Newsweek”, está enterrado em Agrolândia, perto de Rio do Sul. Um pouco mais de investigação e Bauer constatou que Thomas era na verdade o “Tio Tommy”, o homem que se casou com a irmã da sua avó. A história vai virar documentário, já em fase de pré-produção, com o título "Meu Tio Tommy - O Homem que Fundou a Newsweek". Em tempo: Bauer está em cartaz na Casa do Teatro Armação com a sua já antológica comédia "O Homem de Agrolândia", dirigida por Renato Turnes.

Cirurgia plástica

O IPUF mudou de lugar na Praça dos Bombeiros e agora funciona num prédio novo, quase ao lado do casarão que serviu durante décadas como sede. O belo imóvel histórico, aliás, será revitalizado nos próximos meses para receber a edição 2017 da Casa Cor SC.

 


Sobre o autor

Urbano Salles

Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.


Ver outros artigos escritos?