00:00
21° | Nublado

Coluna do Raul de sexta
Hoje no Raul: Fazer a coisa certa | Menos juridiquês | Baderneira 1 e 2 | Praias largas e muito mais

O Juridiquês segundo nosso chargista Ed Carlos.

Publicado em 12/01/2024

A coisa certa

  Antes de propor mudança na lei estadual para proibir a pulverização aérea de culturas, o presidente da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado Marcos José de Abreu – Marquito (Psol), fez a coisa certa, o que é raro entre políticos: visitou produtores de banana de Luiz Alves. Também vai visitar produtores de arroz e soja, para saber como funciona a dinâmica de pulverização. Os ambientalistas-caviar querem proibir tudo.

 

Menos juridiquês

   O que o Tribunal de Justiça de SC aconselhou há anos – incentivar seus juízes a usar linguagem simples nas peças legais – agora virou uma medida oficial do Conselho Nacional de Justiça, como forma de tornar o Judiciário mais acessível aos leigos. Mas, não raro, ainda se ouve, vê e lê  “supremos” esmerando-se na erudição e acertando no ridículo e arrogância.

 

A baderneira 1

   Um ano depois dos ataques de 8 de janeiro de 2023, quando apoiadores de Bolsonaro invadiram e depredaram os prédios dos três Poderes, em Brasília, uma pequena parcela dos envolvidos com o episódio permanece atrás das grades. Entre os personagens que ganharam notoriedade está a catarinense Fátima Mendonça Jacinto Souza, de 68 anos, que ficou conhecida como "Fátima Tubarão". Ela continua presa na Penitenciária Feminina de Criciúma

 

A baderneira 2

   No dia 8 de janeiro, a catarinense Maria de Fátima  gravou um vídeo dentro do prédio do STF ameaçando o ministro “supremo” Alexandre de Moraes: "Vamos para a guerra, é guerra agora. Vamos pegar o Xandão agora", afirmou. Em 2014 Maria de Fátima foi condenada por tráfico de drogas, cujo processo corre em sigilo no Tribunal de Justiça de SC. Também responde pelos crimes de estelionato e falsificação de documento público.

 

Praias largas

  Ao engordar sua praia central, em 2021, Balneário Camboriú ganhou projeção nacional e está levando dezenas de prefeitos Brasil afora a imitá-la. Desde 2018 até o ano passado, foram ou estão sendo feitas 24 intervenções. Em SC estão planejando o alargamento as praias de Itapoá, Barra Velha, Navegantes e Jurerê (Florianópolis). E já estão executadas obras em Balneário Camboriú, Balneário Piçarras e Ingleses e Canasvieiras, na Ilha de SC.

 

Carnaval

  Houve um tempo – os anos 1970 e parte dos anos 1980 – que Florianópolis se autointitulava ter o terceiro melhor carnaval do Brasil, atraindo milhares de turistas. A realidade agora é outra. A empresa de viagens Decolar fez um estudo com base na procura de pacotes nacionais para o evento e a capital catarinense não está entre as 10 primeiras, como no passado. A liderança neste ano é de Maceió, à frente de Rio de Janeiro e Salvador.

 

Apropriação 1

  Mais um título de SC pode ser apropriado pelo Estado do Espírito Santo. Provou-se com farta documentação que a imigração italiana no Brasil começou aqui, em 1836, quando 136 imigrantes que aportaram na então Desterro, atual Florianópolis, se estabeleceram em São João Batista. Mas os políticos do ES conseguiram uma façanha: a aprovação, em 2018, da lei federal 13.617, sancionada pelo então presidente Michel Temer, que atribui tal título ao município de Santa Teresa. Há ações em andamento para sua cassação. 

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?