00:00
21° | Nublado

Binário da Lagoa da Conceição começa a funcionar
Trechos ou a totalidade de quatro vias da região passam a ter sentido único

o motorista que sair da ponte da Lagoa em direção às praias do Leste, vai transitar por 660 metros das Rendeiras em pista simples, pegar a Rua Mandala à direita e percorrê-la por 100 metros até alcançar a nova via à esquerda, que tem cerca de 650 metros de extensão e termina na Acácio Garibaldi (Foto: PMF/ Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 13/12/2023

Na manhã desta quarta-feira, 13, foi liberado o sistema binário da Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Por conta disso, trechos ou a totalidade de quatro vias da região passam a ter sentido único: a Avenida das Rendeiras, a Rua Mandala, a nova via implantada em paralelo às Rendeiras e a Avenida Prefeito Acácio Garibaldi São Thiago, estrada geral da Joaquina. As obras necessárias foram executadas pela Secretaria de Transportes e Infraestrutura.

Assim, o motorista que sair da ponte da Lagoa em direção às praias do Leste, vai transitar por 660 metros das Rendeiras em pista simples, pegar a Rua Mandala à direita e percorrê-la por 100 metros até alcançar a nova via à esquerda, que tem cerca de 650 metros de extensão e termina na Acácio Garibaldi. Ali, o condutor pegará a estrada geral da Joaquina à direita, se quiser ir nessa praia, ou a SC-406 (Rodovia João Gualberto Soares) quase em frente, caso queira chegar à Praia Mole ou seguir adiante. Já quem vir de um desses destinos em direção ao Centro da cidade, vai deslocar-se pelas Rendeiras em pista dupla até a altura da Rua Mandala, e depois seguir em pista simples margeando a lagoa.

O secretário de Transportes e Infraestrutura, Rafael Hahne, destaca que o sistema binário inédito no Leste da Ilha “irá promover uma melhora na mobilidade de toda a região”. Além disso, ele ressaltou o desafio de conseguir avançar com as obras mesmo com toda a chuva que aconteceu nos meses de outubro e novembro.

Serviços realizados

 A nova via teve a pavimentação em paver (blocos de concreto intertravados) concluída na semana passada e, antes disso, foi feita a terraplanagem e o sistema de drenagem. Já o trecho da Rua Mandala que dá acesso à ela teve restauração do sistema de drenagem e troca do antigo pavimento em lajotas por paver. Ou seja, a Mandala e a nova via seguem o mesmo padrão das Rendeiras.

Na coluna do Raul Sartori: Resíduos de agrotóxicos na água em SC. E mais!

Além do mais, no lado esquerdo da nova via (onde na Avenida das Rendeiras ficam os restaurantes), foram criadas aproximadamente 130 vagas de estacionamento. Assim, os motoristas que quiserem deixar seus veículos ali poderão deslocar-se a pé até as Rendeiras pela Rua Mandala ou pelas servidões Bonifácio Rosa e Pedro Manoel Fernandes. 

Mais obras complementares

Dos serviços previstos para a nova via, ficará para o início de 2024 a conclusão de um pequeno trecho dos passeios (calçadas) nos dois lados e as implantações da ciclovia bidirecional (igualmente semelhante a das Rendeiras) à direita e da iluminação pública, que terá 31 postes com luminárias LED. Além da ciclorrota, na Rua Mandala. Essas novas estruturas cicloviárias vão praticamente ligar internamente a ciclovia bidirecional da Avenida das Rendeiras à ciclovia unidirecional da Avenida Prefeito Acácio Garibaldi São Thiago, já que bastará apenas atravessar essas duas vias.

As obras, cujo investimento é da ordem de R$ 4,3 milhões, iniciaram em maio e tinham oito meses de prazo. Ou seja, estão sendo entregues bem antes do tempo. Elas vêm sendo executadas pela empreiteira Terraplein Ltda.

Transporte coletivo

Agora, os usuários do transporte coletivo contam com três novos pontos de ônibus na nova via do binário. Apesar de uma distância de cerca de 400m entre os abrigos, os passageiros vão ganhar em tempo de viagem por conta da maior fluidez de trânsito. Com a nova intervenção, as seguintes linhas terão os itinerários alterados: 300 - Madrugadão Leste, 360 - Barra da Lagoa, 363 - Joaquina, 840 - TICAN / TILAG via Barra da Lagoa, 850 - TILAG / Rio Vermelho via Cidade da Barra, 2120 - Executivo Barra da Lagoa. Confira mais informações sobre as mudanças de rota pelo aplicativo Floripa no Ponto ou pelo site do Consórcio Fênix.

Da redação

Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045