00:00
21° | Nublado

Atentado à escola de SC é evitado esta semana. E mais!

Charge: Ed Carlos **Clique para ampliar

Publicado em 08/11/2023

Atentado evitado 1

  Em comunicado emitido na manhã de ontem, o ministro da Justiça, Flávio Dino, informou que o programa Operação Escola Segura evitou, segunda-feira, um atentado a uma escola de SC e, que o suspeito de programar a ação criminosa, tinha ligação com o último ataque de São Paulo, na escola estadual de Sapopemba. Acrescenta que a Operação Escola Segura, do Ministério da Justiça, agiu para evitar o possível ataque em SC, com uso de armas brancas.

 

Atentado evitado 2

  Em Florianópolis, o eficiente Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) cumpriu na mesma segunda-feira duas ordens de busca e apreensão nas residências de um adolescente e um adulto investigados por incentivarem e planejarem atos de violência, com participação ou ligação ativa a massacres, maus tratos a animais, autolesão e extorsão. As investigações seguem em sigilo.

 

Nada muda

   Ao receber uma visita institucional de uma comitiva da OAB-SC, anteontem, o novo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Altamiro de Oliveira, afirmou, explicitamente, que nada mudará na sua gestão em relação à do ex-presidente, desembargador João Henrique Blasi, cujo entendimento sempre foi total entre ambos. Registrou também que em 34 anos de magistratura nunca teve atropelos com advogados.

 

Esconde-esconde

  Quem tenta saber os salários de qualquer empregado da Companhia de Melhoramentos da Capital (Comcap) no portal da transparência da Prefeitura, o link da autarquia municipal não informa o dado. É a única exceção em relação a todos os servidores e órgãos municipais de Florianópolis. Seus servidores estão no momento em greve declarada ilegal. Mais uma que, de forma chantagista, piora sua imagem, lá no chão, junto à população. Quanto à falta de transparência, é estranho que não tinha disso cobrada por parte de quem deveria estar atento a isso, como Tribunal de Contas,  Ministério Público, etc.

 

Monumento nacional

   Entrou em vigor a lei federal 14.718/23, que torna monumento nacional a Rota do Café, trajeto usado para o escoamento da produção cafeeira de Minas Gerais com destino ao Porto de Santos, em São Paulo. Que tal lei inspire a quem cabe tratar disso em SC para que também se torne monumento nacional, antes que acabe, o maravilhoso e ainda desconhecido corredor de taipas que remonta ao século 18 e que fica na localidade de Coxilha Rica, em Lages. São extensos muros de pedra construídos por escravizados, índios e peões para impedir a dispersão do gado conduzido de Viamão, no Rio Grande do Sul, a Sorocaba, em São Paulo. Estão se deteriorando.

 

Doideira

   A imprensa carioca noticiou ontem que quem procurasse por voos partindo do Rio de Janeiro para São Paulo encontraria passagens mais caras do que para Nova York. E o que dizer de algumas empresas de transporte coletivo intermunicipal de SC cuja passagem de Florianópolis para Joinville é mais cara se for para Curitiba?

 

Agenda da Água

   No lançamento, ontem, pela Fiesc, da Agenda da Água 2023, foi dado um alerta quanto às 10 regiões hidrográficas catarinenses: se até 2027 nenhuma medida for tomada, 80% delas estarão insustentáveis em relação à qualidade da água e 70% podem alcançar níveis que vão de crítico a insustentável no que tange à quantidade do insumo.

 

Entregou?


    A quem cabe a responsabilidade de fiscalizar, checar se os R$ 100 mil de multa judicial que o Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis recebeu, no ano passado, por fazer greve ilegal, realmente entregou o equivalente a aquele, em cestas básicas, conforme determinado. Se não fez, não surpreende. Debocha seguidamente do Judiciário benevolente e frouxo, quando lhe convém.

 

Inimigo íntimo

   O barraco envolvendo a deputada federal Julia Zanata (PL) e seu marido, Guilherme Colombo, com repercussão no noticiário político nacional, quinta-feira, em Balneário Rincão, deixa antever que a disputa pelo poder na agremiação é fratricida. O governador Jorginho Mello, presidente estadual da legenda, tem sido acionado para apagar seguidos incêndios.

 

O esquecido

   O presidente Lula, desde sua posse, em janeiro, visitou 19 países. Foram tantas viagens que ainda não teve como agendar visitas a 11 Estados brasileiros, dentre eles SC.

 

Ativista

   A ex-ministra Ana Moser virou declarada ativista contra a pauta conservadora no Congresso Nacional, que acaba de aprovar um texto que veta o casamento entre pessoas do mesmo sexo. A ex-atleta, de 55 anos, vive há mais de 20 anos com a chef de cozinha Adriana Saldanha, com quem tem dois filhos.

 

Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045 


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?