00:00
21° | Nublado

Arte em alta na Capital | Escritor de SC faz sucesso na França | E mais!

Artes integram a exposição “Mais Humano: Arte no Brasil de 1850-1930”, no Instituto Collaço Paulo, na Capital (Foto: Fernando Teixeira/Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 09/09/2022

Intenso movimento

   A diversidade dos grupos que têm acionado o setor educativo do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, de Florianópolis, estimula a equipe de trabalho. Entre os atendimentos feitos no primeiro mês de atuação, no bairro Coqueiros, estão os profissionais da Bk Training, os técnicos administrativos do Centro de Artes (Ceart) da Udesc), as mulheres dos vice-presidentes regionais da Federação das Indústrias (Fiesc), uma turma de pintura da 4ª fase da Udesc, os participantes do projeto Arte e Vida da Igreja Presbiteriana e a turma de História da arte da Helena Fretta Galeria de Arte. Joana Amarante, coordenadora do setor educativo, já tem outros agendamentos previstos até o fim do ano. A exposição “Mais Humano: Arte no Brasil de 1850-1930” se estende com entrada gratuita até 21 de janeiro de 2023, na rua Desembargador Pedro Silva, 2568, de segunda a sexta, entre 13h30 e 18h30.

 

Valor 1

   Espera-se que de agora em diante – já que não fez como merecido  - na seleção de títulos literários para seu vestibular, a UFSC e a Acafe relacionem o escritor e professor blumenauense Godofredo de Oliveira Neto, empossado sexta-feira na Academia Brasileira de Letras (ABL). Romancista e contista, professor titular de literatura brasileira na Universidade Federal do Rio de Janeiro, é autor de 21 livros. Seus romances “Menino oculto” e “Amores Exilados” foram traduzidos para o francês e lançados no 35° Salão do Livro de Paris-2015, já em 4ª edição francesa.

 

Valor 2

   Sua obra mais recente, o romance “Esquisse”, foi publicada na França, antes mesmo de sair no Brasil. A história se desenrola entre as cidades de Nova Iorque, Veneza e Florianópolis, onde ele esteve antes de começar a escreve-lo.  No momento Godofredo se dedica a novo romance, ainda sem título, ambientada nos tempos atuais e com pano de fundo em SC e Rio de Janeiro.

 

Comunicação

   Este modesto espaço recebe em média oito notícias diárias da campanha presidencial de Lula, que tem uma eficiente e profissional equipe de comunicação. E nenhuma de Bolsonaro, que, parece, querer ele mesmo, e seus filhos, fazer - e mal - tal papel.

 

 

Proibição

   O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) proibiu três candidatos a usar o sobrenome Bolsonaro nas urnas. Por analogia, o TRE de SC pode adotar o mesmo procedimento para o Dani Coletivo Juventude Lula, postulante a mandato coletivo pelo PT que envolve jovens que militam pela defesa dos direitos LGBTQIA+ e da população negra e indígena, e o candidato que se intitula Padre do Bolsonaro, do PL.

 

Paternidade fajuta

   É ilimitada a criatividade dos vigaristas modernos. A Polícia Civil de SC prendeu um casal em Florianópolis que, com documentos falsos, firmava contratos de locação de imóveis para dar golpes. Eberson Martins Rosendo Júnior, 26 anos, se passava por Ronaldo Caiado Ramos Filho, filho do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que morreu em julho. Na casa de Eberson, outra surpresa: ele tinha uma identidade em nome do jogador de futebol Renan Carvalho Mota, que passou pelo Figueirense.

 

Foto indesejada

  Na tentativa de ocultar antigas relações, o senador Jorginho Mello (PL-SC), candidato ao governo catarinense, foi à Justiça para tentar retirar uma fotografia publicada no site do Movimento Brasil Livre (MBL) em que ele aparece ao lado da ex-presidente Dilma (PT), informa o portal da revista Veja. A juíza eleitoral catarinense  Ana Cristina da Rosa Grasso negou o pedido, por entender que não havia “plausibilidade jurídica”.

 

Vai ou racha

  Um inquérito civil aberto há 13 anos agora virou ação civil pública do Ministério Público Federal para obrigar a UFSC a executar obras de acessibilidade arquitetônica em todas as edificações e rotas externas do seu campus em Florianópolis. O curioso é que a instituição, antes da presente ação, arrogantemente negou-se a assinar Termo de Ajustamento de Conduta visando a realização das obras e adequações.

 

Liberalidade

   Nem de brincadeira se pode aceitar tanta liberalidade em relação ao nosso vernáculo, tão vilipendiado, quanto a que se deu a Universidade do Estado (Udesc) que em publicação recente fez convocação para uma “roda de egresses” e que “todes estão convidades”.

 

Sessão azul

  Embora ainda não seja lei estadual, um projeto de lei de autoria do deputado Pepê Collaço (PP) está ganhando materialidade, e com imenso sucesso. Nesta semana cinemas de Tubarão e Laguna exibiram, em horário especial e sem cobrança de ingresso, sessões adaptadas para crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista.

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para voltar à página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI