00:00
21° | Nublado

Aeroporto de Florianópolis é eleito o melhor do país
Governo Federal divulgou hoje o ranking da Pesquisa de Satisfação Geral dos Passageiros com os 20 maiores aeroportos do país

O terminal da capital catarinense obteve a maior média de satisfação geral dos passageiros, independentemente da categoria (Foto: Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 18/04/2023

O Aeroporto Internacional de Florianópolis – Hercílio Luz foi eleito pela terceira vez consecutiva o melhor aeroporto do país, na premiação mais importante do setor no Brasil, promovida pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), por meio do Ministério da Infraestrutura (MInfra). O terminal da capital catarinense obteve a maior média de satisfação geral dos passageiros, independentemente da categoria, entre os 20 maiores aeroportos pesquisados ao longo de todo o ano de 2022. Florianópolis alcançou a nota 4,78, em uma escala que vai de 1 a 5.

A cerimônia de premiação “Aviação + Brasil 2023” aconteceu nesta terça, 18, em Brasília, e reconheceu os aeroportos que se destacaram na qualidade dos serviços prestados aos passageiros. Ao todo, 90 mil usuários foram ouvidos. Em 2020 e 2021, o aeroporto também foi escolhido como o melhor do Brasil na avaliação dos passageiros.

Os destaques

A limpeza do terminal foi destaque na avaliação dos passageiros em Florianópolis, com nota 4,9, numa escala que vai até 5. Outros pontos que contribuíram de forma significativa para a conquista do primeiro lugar pelo Aeroporto de Florianópolis estão o processo de inspeção de segurança com nota 4,83 e a satisfação dos passageiros com o conforto da sala de embarque com nota 4,73.

Em segundo lugar no ranking, aparece o Aeroporto de Vitória, também administrado pela Zurich Airport Brasil, com a nota 4,67. Em 2021, o aeroporto do Espírito Santo havia ficado na terceira posição, com nota 4,59. O Aeroporto de Vitória também recebeu o troféu de aeroporto mais pontual na categoria até 5 milhões de passageiros.

Transporte Coletivo terá gratuidade nesta sexta, 21

“Nosso compromisso com a excelência está presente nos detalhes de toda a operação. Receber esse reconhecimento pelo terceiro ano consecutivo em Florianópolis e ter Vitória no topo do ranking são evidências da consistência do trabalho de todo o nosso time, focado em entregar a melhor experiência aos nossos passageiros”, afirma Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil, que acompanhou a premiação em Brasília e recebeu os troféus de Florianópolis e Vitória. Florianópolis recebeu 2 troféus: Melhor Aeroporto do Brasil e melhor aeroporto na categoria até 5 milhões de passageiros.

A avaliação

Os entrevistados avaliaram 17 itens de infraestrutura, atendimento e serviços, que envolvem a experiência do passageiro e englobam processos aeroportuários, como inspeção de segurança e serviços como Wi-Fi, limpeza, conforto térmico, disponibilidade de tomadas e avisos sonoros aos passageiros.

Desde que a Zurich Airport Brasil assumiu a administração do aeroporto de Florianópolis o terminal evoluiu rapidamente no ranking de satisfação geral dos passageiros. Em 2018, ano em que o grupo suíço passou a administrar o terminal catarinense, o aeroporto ocupava o último lugar na lista. Já em 2019, antes da inauguração do novo terminal, Florianópolis recebeu o prêmio “Destaque” entre os 20 aeroportos, por ser o aeroporto que mais evoluiu no ranking e ainda o prêmio de “Melhores Serviços Prestados aos Passageiros”.

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br