00:00
21° | Nublado

Ações para combater o assédio nas praias da Capital. E mais!

Charge: Ed Carlos **Clique para ampliar

Publicado em 08/12/2023

Assédio 1

    Virou uma epidemia o assédio sexual contra mulheres, em qualquer lugar. Um deles são as trilhas de acesso a praias do sul da Ilha de SC, especialmente nas localidades de Rio Tavares, Campeche e Morro das Pedras. Numa regularidade de casos que gerou a realização de uma audiência pública na Assembleia Legislativa, nessa quinta-feira, para se discutir o que fazer.

 

Assédio 2

     Na mesma quinta-feira foi realizado o 1º Seminário Estadual Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, no Tribunal de Justiça do Estado. Será debatida a situação em SC as ações para prevenir e coibir a violência de gênero. A ação integra a campanha “21 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência Contra a Mulher”.

 

Arrependimentos

   Para refletir: a enfermeira australiana Bronnie Ware escreveu um livro de enorme sucesso por relatar sobre os arrependimentos no fim da vida revelados por muitos dos pacientes sob cuidados paliativos que atendeu. Os cinco mais: ter tido a coragem de viver uma vida fiel a si mesmo e não a vida que os outros esperavam delas; de não ter trabalhado tanto; ter tido a coragem de expressar seus sentimentos; ter mantido contato com seus amigos, e ter se permitido ser mais feliz.

 

Covardia

    Classificado para o Campeonato Mundial de Mountain Bike, na Dinamarca, o atleta florianopolitano Jorge Baggio foi atropelado e fraturou o fêmur durante treino em uma rodovia da Ilha de SC. O motorista não quis levá-lo ao hospital. Fugiu sem prestar socorro.

 

Defesa da vida

    Uma equipe médica da Maternidade Carmela Dutra, de Florianópolis, está recebendo parabéns de toda classe pelo quase milagre que conseguiu por estes dias: salvar a vida de um bebê ainda na 24ª semana de gestação.

 

No encalço

   O deputado federal Zé Trovão (PL-SC), acusado por ex-noiva de violência doméstica, o que ele nega veementemente, está na mira do Supremo Tribunal Federal, onde está inquérito policial por atos antidemocráticos após as eleições do ano passado e por um vídeo em suas redes sociais no qual afirma que o presidente Lula era ladrão e que lugar de bandido seria “na prisão ou no caixão”. Aliás, tem numerosa companhia: é um dos 42 deputados federais entre os 98 da bancada do PL que são alvos de acusações criminais.

 

No ar

    A Secretaria de Estado da Articulação Internacional de SC espera o momento, já com bases bem mais concretas, para anunciar boas novas em voos internacionais. Há tratativas com a voadora espanhola  Iberia para operacionalização de um voo direto semanal de Florianópolis para os Estados Unidos e Europa.

 

Desafio

   A internação involuntária de dependentes químicos em situação de rua tem amplo apoio popular em várias cidades de SC, onde já acontece e poucos sabem, até para não despertar a atenção de bons samaritanos hipócritas.  Os primeiros foram Balneário Camboriú e Chapecó. Criciúma está começando.

 

Qual Lula?

   Na Conferência do Clima em Dubai,  Lula  defendeu a descarbonização. Porém, lá mesmo o Brasil foi convidado para fazer parte da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (Opep+). De pronto, disse sim, acrescentando que é preciso “trabalhar por uma economia menos dependente de combustíveis fósseis”. Mas ele é a favor da exploração petrolífera na Bacia Amazônica! Aqui e no exterior, Lula fala uma coisa e pratica outra. A quem dar ouvidos: ao Lula que fala ou ao Lula que não faz o que fala?

 

Ganhos e perdas 1

   Quem comprou imóveis em Florianópolis, Vitória, Vila Velha, Goiânia e Curitiba obteve ganhos acima da inflação nos últimos cinco anos. De acordo com dados públicos do índice FipeZap analisados pelo Estadão, a valorização do preço médio do metro quadrado nessas cidades ficou entre 16% e 40,8% (já descontada a inflação pelo IPCA) no período de setembro de 2018 a setembro de 2023.

 

Ganhos e perdas 2

    Vitória ficou no topo, com 40,84%, seguida por Vila Velha, 27,3% e Florianópolis em 5º, com 16,18%. Na outra ponta tiveram maiores desvalorizações imobiliárias as cidades de Niterói (-26,28%, Rio de Janeiro (-26,61%), Campinas (-17,11%), Porto Alegre (-11,78%) e São Bernardo do Campo (-9,50%. O levantamento abrange os preços em 18 cidades que têm dados divulgados pela FipeZap desde 2018. Aliás, Vitória compete muito com Florianópolis. A capital capixaba já foi considerada pela ONU como a segunda melhor cidade do litoral brasileiro para se viver, ficando atrás somente da capital dos catarinenses. 

 

 

Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?