00:00
21° | Nublado

ACL homenageia personalidades com sua maior honraria
Solenidade aconteceu no salão nobre da Casa José Boiteux, com a presença dos membros da ACL e convidados

Marcos Laffin, proponente da homenagem, Antonio Koerich, Topazio Neto e Ronaldo Koerich. Topázio e Ronaldo foram convidados para também entregarem as honrarias, junto com Marcos Laffin (foto: Apoio/AL)

Publicado em 17/04/2024

 

 

Na noite desta terça-feira, 16 de abril, a Academia  Catarinense de Letras realizou a solenidade de entrega da Medalha Academia Catarinense de Letras (ACL). Essa é uma honraria que a entidade concede àqueles que fortalecem as atividades culturais do Estado. “É um reconhecimento para as pessoas que de diferentes maneiras valorizam a cultura da terra catarinense”, destaca Lélia Pereira da Silva Nunes, presidente da ACL. Mesmo já presente no estatuto da entidade, essa foi a primeira vez que a Academia concedeu a honraria, um marco na história da entidade. Na ocasião, foram agraciadas quatro personalidades: o empresário Antonio Koerich, o presidente da Unicred Valor Capital, Carlos Gilberto Crippa, e os acadêmicos da ACL Jali Meirinho e Pericles Prade.

 

A ACL ao longo de seus 104 anos de existência acompanha o registro de pessoas e entidades que contribuem para o fortalecimento e difusão da arte literatura e da cultura em suas diferentes manifestações. “Destacar o mérito de Antonio Koerich por suas contribuições ao coletivo de entidades que desenvolvem atividades culturais no estado de Santa Catarina é reconhecer e homenagear todo povo catarinense”, destacou o acadêmico da cadeira 9, Marcos Laffin, proponente da honraria.
 
Homenageados
 
 
Em sua fala, Laffin ainda destacou o legado de Antonio Koerich: “andei com pressa, mas também parei, caminhei com calmaria. E em tudo que realizei, fiz com a integridade do amor! Sim do amor, esse mesmo genuíno sentimento que também trouxe lágrimas que me suspenderam de mim mesmo, mas me ensinaram que o tudo o que sei talvez seja apenas um caminho para reaprender sempre a estrada que sou e, da qual sou feito. Sou um homem reconhecido. Sou um homem menino. Sou, um menino feliz! ” E finalizou: “Antonio Koerich sempre esteve à frente do seu tempo, mas jamais soltou as mãos do passado de onde traz memórias de cultivar com empatia o novo”.
 

Carlos Gilberto Crippa também foi enaltecido por seu trabalho na área da saúde, bem como atuação junto as comunidades. Médico mastologista, grande parceiro da Rede Feminina de Combate ao Câncer e voluntário de todas as campanhas do Outubro Rosa. A acadêmica  Lélia Pereira da Silva Nunes destacou o fazer cultural tanto de Crippa quanto da Unicred.
 
Jali Meirinho é professor, jornalista e historiador catarinense e  integra a relação de “benfeitores” do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, com sede no Rio de Janeiro. Meirinho é sócio benemérito do Instituto Histórico de Santa Catarina. O acadêmico Umberto Grillo destacou a importância de Jali Meirinho frente à sociedade. “Uma conduta serena e com um trabalho reconhecido internacionalmente, um pesquisador que busca nos caminhos da história a verdade sobre o povo”.
 

Pericles Prade é formado em direito pela Universidade Federal de Santa Catarina e ex-juiz federal em Florianópolis e em São Paulo. Membro da Academia Paulista de Direito, do Instituto Brasileiro de Direito Constitucional, da Academia de Ciências de Roma, da Associação Brasileira de Magistrados Federais, da Associação dos Advogados de São Paulo e da Ordem dos Advogados do Brasil (secções de São Paulo e de Santa Catarina). O acadêmico José Isaac Pilati enalteceu o trabalho desenvolvido por Pericles, com mais de 70 obras publicadas, em diversas áreas. “Pericles não impõem limites ao escrever, exercendo sempre a liberdade de criar. Em sua homenagem relembrou grandes celebres que também destacaram sua genialidade, como Carlos Drummond de Andrade.
 
 
 Falando em nome dos homenageados, Antonio Koerich celebrou o momento. “Fiquei muito honrado com a deferência. Ainda mais nesta casa, onde tive o prazer de estudar. Tenho um mantra: ser mais, fazer melhor e ter menos, essa é a filosofia que guia a família, refletindo o legado de meu pai, que tem uma célebre frase: ninguém nasce grande, nem cresce sozinho. É preciso nunca desistir de sonhar. O sonho alimenta a alma, que promove o desejo e possibilita o caminhar”, destacou o empresário.
 
Da redação
Fonte: Apoio Comunicação