00:00
21° | Nublado

A proliferação dos telões digitais de publicidade
Especialistas alertam que eles podem ser perigosos para o trânsito porque distraem a atenção dos motoristas

A empresária Manuelle Berger, a top estilista internacional Farah Angsana e o catarinense Jardel Edebran, produtor que assinou o styling do desfile de Farah na Mercedes-Benz Fashion Week, no último dia 10, em Nova York (Foto: Michelle Marie)

Publicado em 12/09/2012

Olhe pra mim (1)

Estão se multiplicando na cidade os painéis e telões digitais de publicidade que, de acordo com especialistas, podem ser perigosos para o trânsito porque distraem a atenção dos motoristas. Primeiro foi no El Divino, depois na sinaleira do Koxixo's, e agora o abuso se repete às margens da SC-401, na fachada do Diário Catarinense.
Uma curiosidade histórica para o leitor fazer uma comparação: há alguns anos, mandaram arrancar a estátua de um santo no trevo do Shopping Itaguaçu porque ela distraía os motoristas e poderia provocar acidentes.

Olhe pra mim (2)

Muita gente está questionando a quantidade de relógios digitais que estão sendo "espetados" nos canteiros e praças da cidade nessa reta final do mandato de Dário Berger. A impressão generalizada é de que o interesse publicitário falou mais alto que a real necessidade da população saber hora e temperatura em cada esquina que passa. Um exemplo é a região da Udesc, onde dois relógios estão sendo instalados numa distância de apenas 100 metros um do outro.
Dependendo do ângulo do equipamento em relação à rua, o fortíssimo display de led acaba prejudicando a visão dos motoristas. O desconforto pode ser sentido no relógio já em funcionamento próximo ao Majestic, do lado de quem vem para o Centro pela Beira-Mar.

Lobo mau

Vêm crescendo nos últimos tempos as reclamações contra a falta de cuidado com as "bocas de lobo" da cidade. Muitos bueiros estão com as grades quebradas ou já não têm mais qualquer proteção de ferro.
O problema ocorre, por exemplo, em todo o trecho entre a Polícia Federal e o Angeloni, na Beira-Mar. Um guardador de carros que atua na região conta que, com frequência, motoristas acabam caindo nessas armadilhas quando tentam estacionar junto ao meio-fio. Para retirar as rodas dos veículos, só mesmo com a ajuda de uma madeira e força extra nos braços.

Bons ventos

Uma das revelações da música local em 2012 vem de uma família pra lá de conhecida na cidade. A cantora Júlia Padaratz, como o próprio sobrenome já sugere, é filha do bicampeão mundial de surfe e músico Teco Padaratz e da sua inseparável parceira Gabriela Machado Padaratz.
Um dos mais entusiasmados na família com o sucesso da garota é o seu avô materno, Luiz Mário Machado, que é presidente da Associação de Voluntários do Imperial Hospital de Caridade.

Socos e chutes

Enquanto prepara a vinda, ainda esse ano, de Zizi Possi, Arnaldo Antunes e Maria Bethânia a Florianópolis, o produtor de shows Rodrigo Bruggemann não descuida da boa forma.
Começou a praticar muay thai, uma modalidade de arte marcial que virou coqueluche entre as celebridades.


Ares romanos


Abriu dia 12 e vai até o final do mês a primeira exposição de Dirce Körbes em Roma, na galeria Tartaglia Arte.
O convite partiu de Riccardo Tartaglia e sua noiva, a catarinense Regina Nobrez, que está radicada na Itália.

Grudou na mente

O jornalista e publicitário paulista Eloy Simões acaba de lançar em Florianópolis, onde mora desde 1992, um livro no qual reúne cerca de 5 mil slogans/conceitos que fizeram história na propaganda brasileira, como "a margarina que veio do milho", "liberdade é uma calça velha, azul e desbotada", "o elefante mais amado do Brasil" e "bonita camisa, Fernandinho".
A pesquisa do autor, incluindo consulta a arquivos e conversas com profissionais, durou cerca de três anos.

Galeria tátil


Na exposição "Olhos da Alma", que abre dia 19 no MASC, será "proibido" não tocar nas obras. Todos os trabalhos foram concebidos para que deficientes visuais também possam senti-las usando o tato.
Entre os artistas convidados estão Anderson Rodrigues, Ricardo Barddal, Carlos Locatelli e Maurício Muniz.

Duas escalas

A socialite paulista Beth Szafir deu um rasante em Santa Catarina junto com o filho, o ator Luciano Szafir.
Em Florianópolis, a avó de Sasha participou da inauguração da nova clínica do cirurgião plástico Amir El Haje. Depois, foi a Balneário Camboriú visitar amigos e fazer compras.

REDE SOCIAL

* Trabalhos de Romanelli e mais sete artistas retratando temas relacionados à primavera ficam expostos até o dia 30 no escritório de arte pilotado por Beatriz e Roberta Telles Ferreira.

* O ex-campeão de remo Alvaro Elpo completou 100 anos de vida, em Florianópolis, dia 11.

* O endocrinologista Alexandre Rosendo passou a dividir sua agenda entre Florianópolis e Tubarão.

* O empresário Kalebe Feldberg e Raquel Duarte decidiram: vão se casar ano que vem.

* A cantora Isabelle Quimper e o violonista Otávio Rosa voltam a se apresentar dia 23 no Ceres Azevedo Café & Cia. No cardápio, bossa nova e música francesa.


Sobre o autor

Urbano Salles

Jornalista de Florianópolis, colunista do Imagem da Ilha.


Ver outros artigos escritos?