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A moda que inspira Maristela Amorim
Jornalista continua inovando após quase quatro décadas de carreira

Maristela Amorim é referência do ramo em Santa Catarina (Fotos: arquivo pessoal) **Clique para ampliar

Publicado em 13/09/2023

Pioneira no Jornalismo de Moda em Santa Catarina, a nossa Personagem da Semana está sempre em busca de informações – e experiências - relevantes do setor. Com quase quarenta anos de carreira, ela atuou por muitos anos no jornalismo impresso, onde criou um caderno exclusivo de moda, encartado – que foi apontado na época como o primeiro neste formato no Brasil. Também foi colunista do Jornal Imagem da Ilha por muitos anos; teve breve atuação na televisão, com programas sazonais de moda; e assinou textos para programetes em rádio. Atualmente, Maristela Amorim se dedica a eventos nos quais imprime o seu toque pessoal de tantos anos de experiência.

As pesquisas, muitas vezes, são in loco. Maristela já cobriu algumas das mais importantes temporadas de moda nacionais e, até hoje faz das suas viagens internacionais um roteiro perfeito para voltar com ainda mais conteúdo. E o que não falta é domínio na área que ela continua compartilhando em palestras, talks, desfiles comentados e em encontros informais.

Há pouco mais de um ano, junto com as sócias Mariane Fontana e Emanuele Jacques, ousou ainda mais com o lançamento o InspiraModa.SC. Ela conta que “o projeto tem como propósito dar visibilidade a marcas catarinenses e fortalecer o empreendedorismo feminino, além de incentivar a cadeia produtiva local e despertar para a importância do consumo consciente”.


A jornalista atuou por muitos anos no jornalismo impresso, onde criou um caderno exclusivo de moda, encartado – que foi apontado na época como o primeiro neste formato no Brasil
 

Mas, apaixonada pelos bastidores, a nossa protagonista preserva o seu estilo descontraído, informal. Está sempre disposta a colaborar e a resolver imprevistos. Não raro está sentada no chão ajudando a montar presskits ou a “crepar” solados de calçados que vão para a passarela

Em sala de aula

Seu amplo conhecimento na área foi compartilhado em universidades também, como professora substituta na Udesc e lecionando na pós-graduação da Univali. Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Maristela participou como convidada em várias edições da Semana de Jornalismo promovida pelo Departamento de Comunicação da universidade, e organizou cursos livres de Comunicação de Moda, muito deles para estudantes da área, lojistas e consultores de vendas.

Movimento da moda

O movimento de moda no Brasil iniciou no início da década de 1990, com o extinto Phytoervas Fashion. A partir daí, foi produzido o Morumbi Fashion Brasil, em 1996, que acontecia no Shopping Morumbi, em São Paulo, evento que foi o precursor da famosa São Paulo Fashion Week. Maristela conta que, nessa época, outros shoppings brasileiros também se movimentaram para criar os seus desfiles. Na mesma época, aconteceu o Barra Fashion, no Rio da Janeiro, e o Beiramar Fashion, no Beiramar Shopping, em Florianópolis. Na mesma década, foi criado o curso de Moda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), ampliando ainda mais o acesso a este universo.


Ela já cobriu algumas das mais importantes temporadas de moda nacionais e compartilha todo a sua experiência em palestras, talks, desfiles comentados e em encontros informais

O Beiramar Shopping sempre esteve aberto para se reinventar e foi ampliando a sua participação no mercado da moda local. Nesta semana, Maristela Amorim coordena o Beiramar Fashion Trends, o aclamado e esperado desfile anual que é considerado o maior do setor em Florianópolis e acontece de 20 a 23 deste mês.

Na ocasião, serão apresentadas as principais tendências da Primavera-Verão. “Neste ano, a programação contempla mais de 20 marcas de moda nacionais nos segmentos feminino, acessórios, masculino, lingerie, praia, fitness, infantil e tecidos. E ainda conta com a participação de parceiros importantes, como marcas de calçados e também salões de beleza”, destaca a jornalista. O evento será aberto ao público.

E em temporadas como esta, do Beiramar Fashion Trends, brinca: “eu passo a morar no Shopping”. Não só por dedicação, mas por amor mesmo ao que faz.

Da redação

 

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