00:00
21° | Nublado

A balneabilidade velada de BC. E mais!

Charge: Ed Carlos **Clique para ampliar

Publicado em 01/11/2023

Balneabilidade

    Muitos se perguntam se vale a pena investir em Balneário Camboriú se sua principal praia, a central, é infestada, permanentemente, por zilhões de coliformes fecais. O futuro parece melhor, aparentemente. É que no município vizinho, Camboriú, uma empresa privada está para assumir o serviço de saneamento básico, e promete evitar o lançamento in natura do esgoto de mais de 100 mil pessoas no rio Camboriú, que deságua no mar na ponta sul da cidade coirmã, que não conhece, em décadas recentes, o que é balneabilidade segura para seus moradores e visitantes.  

 

Urnas

   Há blogueiros da área política de SC apostando que o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD) – um ilustríssimo desconhecido na área há pouco mais de seis anos – que vai se candidatar à reeleição, tem tudo para levar no primeiro turno, tal sua popularidade. Tanta que nos acenos de apoio que vem recebendo desde já está o PL do governador Jorginho Mello. A conferir.

 

Consolação

    Humilhantemente demitida do Ministério do Esporte, a ex-atleta blumenauense Ana Moser ganhou um consolo esta semana. Foi nomeada como conselheira do Serviço Social do Comércio (Sesc), com remuneração mensal de R$ 28 mil, mas sem necessidade de cumprir expediente. Só precisa comparecer às seis reuniões mensais do conselho superior da entidade.

 

Doutrinação

  Fatos da absurda polarização política em que vivemos. Em audiência realizada anteontem pela Comissão de Educação da Câmara do Deputados, a professora da rede estadual de SC, Juliana Andozio, relatou que foi alvo de um processo administrativo acusada de fazer doutrinação política em escola de Florianópolis. Ficou sete meses afastada. No processo nada foi comprovado, mas mesmo assim punida com 15 dias sem salário. Depois de 10 meses, o Tribunal de Justiça condenou o Estado a devolver o salário descontado e a limpar sua ficha funcional. Não teve nenhuma comprovação de que tenha doutrinado alguém.

 

Imensa drogaria

   A apreensão, sábado, em São José, da inacreditável carga de 25 toneladas de maconha, em um carreta que saiu do Mato Grosso do Sul e tinha como destino Criciúma, ilustra o que divulgou na semana passada o delegado-geral da Polícia Civil de SC, Ulisses Gabriel: conforme dados oficiais, cresceu 3.091%, um recorde nacional, o volume de ecstasy apreendido em SC neste ano, até o início deste mês, comparativamente ao mesmo período de  2022. Até o momento foram 391.264 comprimidos, contra 12.259 unidades nos 10 primeiros meses do ano passado. Mais: A apreensão de maconha aumentou 103%,  de haxixe 1.411%, de cocaína 182% e de crack 72%. Se fossem comercializadas, tais drogas renderiam algumas centenas de milhões, não?

 

“Fenômeno”

   A judicialização da saúde em SC que, segundo projeção da Secretaria da Saúde, levará o governo estadual a desembolsar neste ano a fortuna de R$ 500 milhões em medicamentos e tratamentos obtidos judicialmente por pacientes, alcançou tanta proporção que o Tribunal de Contas, por exemplo, a considera um “fenômeno”. Após décadas, finalmente, a questão acaba de ser alvo de um protocolo entre o Executivo e o Judiciário para que se dê um rumo que ajude o gestor público o que fazer. O desafio é estabelecer o limite entre o direito individual e o direito coletivo, dada a escassez de recursos financeiros para atendimento a todas as demandas da saúde pública.

 

Oktober tranquila

    O governo estadual festeja a Oktoberfest quanto à segurança do evento, para o qual destacou um efetivo de 500 policiais, muitos deles deslocados de outras partes de SC. O saldo: não houve registro de ocorrências com cambistas, furtos de veículos em torno do parque ou de importunação sexual. Também não se registrou a presença de quadrilhas especializadas. No geral, houve uma redução de 52% nas ocorrências atendidas pela PMSC durante o evento.

 

Consumidor consciente

    Um estudo inédito encomendado pela empresa Kellanova (novo nome da Kellog) ao Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD), aponta que 72% dos moradores de SC, Paraná e Rio Grande do Sul já deixaram de consumir certos alimentos por conta do preço. E apesar do Sul ser a região que menos sente falta de alimentos em casa, 60% dos habitantes conhecem alguém que recebe cesta básica. A pesquisa também revela que 86% dos sulistas consideram que a fome se agravou no mundo e no Brasil nos últimos anos.

 

Diabetes

  A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou projeto que garante atendimento prioritário a pessoas com diabetes em estabelecimentos públicos ou privados de saúde para a realização de procedimentos ou exames que exijam jejum total. O relator do projeto é o deputado Valdir Cobalchini (MDB-SC). Iniciativa louvável.

 

Danos morais

   A companhia aérea argentina de baixo custo Flybondi, felicíssima com seus três destinos no Brasil, dentre eles Florianópolis, quase sempre com lotação máxima, anunciou que por enquanto não vai entrar no mercado doméstico brasileiro, com seus 100 milhões de passageiros movimentados por ano. Motivo principal: o excesso de processos judiciais por danos morais, decorrentes de atrasos e cancelamentos motivados por fatores externos à companhia, como tempestades. A empresa tem uma percepção de que o nosso Judiciário trata o consumidor de forma benevolente. Não está totalmente equivocada, temos que reconhecer.

 

Quadras abertas

  O governador Jorginho Mello transformou em lei projeto do deputado Marcius Machado (PL), que libera a abertura de quadras poliesportivas, campos de futebol e espaços congêneres nas escolas públicas estaduais para uso das comunidades nos momentos em que não estiverem ocupadas, como nos finais de semana e feriados.

 

Reserva técnica

  Se não tem tempo suficiente para atender as demandas do PL, da qual é seu presidente estadual,  o governador Jorginho Mello tem escalado seu filho, Felipe, para a missão, inclusive a de ajudar a definir, desde já, candidatos a prefeito, desde as grandes às pequenas cidades.  E nisso ouve-se elogios pela habilidade do primeiro-filho do Estado.  

 

Para a capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045 


Sobre o autor

Raul Sartori

Jornalista e colunista de política do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?