00:00
21° | Nublado

10 mil carros deixaram de circular aos finais de semana na Capital
Dados são dos meses de dezembro e janeiro. A partir de fevereiro, retorna a gratuidade no último domingo do mês

O programa foi uma estratégia utilizada pela Prefeitura nos meses de maior movimento no trânsito da cidade (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 02/02/2023

O programa Finde na Faixa, que garantiu gratuidade no transporte coletivo de Florianópolis durante os finais de semana de dezembro e janeiro, foi considerado um sucesso pela área de mobilidade da cidade. É o que informa a Prefeitura da Capital (PMF). O investimento foi feito pelo Município para tentar estimular moradores e turistas a usarem o ônibus no lugar do transporte individual. No período, a Secretaria de Transportes e Mobilidade estima que 10 mil carros deixaram de circular nos finais de semana.

De acordo com os dados, em média, foram 37 mil passageiros a mais do que o normal durante os sábados do programa e 29 mil passageiros a mais durante os domingos. Na alta temporada, o número médio de passageiros aos sábados foi de 110 mil, já no domingo, a média foi de pouco mais de 67 mil passageiros.

“O programa foi uma estratégia que testamos nos meses de maior movimento no trânsito da cidade. É quando Florianópolis quase dobra o número de carros circulando. Seguimos tendo problemas de mobilidade, mas foi possível perceber uma melhora em relação a verões anteriores sem pandemia”, disse o prefeito Topázio Neto.

Na coluna do Raul Sartori: A saga do contorno viário de Florianópolis, e mais!

Além de beneficiar a mobilidade, o Finde na Faixa também permitiu às famílias carentes o acesso a lazer, como às praias da Capital. A Central de Controle Operacional do Transporte de Florianópolis pode constatar uma maior procura em bairros carentes no final de semana.

Domingo na Faixa continua

O benefício de gratuidade no último domingo do mês, o Domingo na Faixa, ainda se mantém como incentivo da Prefeitura ao uso de ônibus como alternativa de mobilidade urbana. 

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI