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Um brinde à nova fase
De proprietário de loja de vinhos a franqueador: conheça a trajetória do empresário Fernando Araújo

Fernando Araújo se reinventa para oferecer aos seus clientes o melhor do universo dos vinhos (Fotos: Arquivo pessoal) **Clique para ampliar

Publicado em 15/03/2023

Nosso personagem da semana, Fernando Araújo, tem a resiliência como uma de suas características mais marcantes. A saída de sua terra natal, Curitiba, para viver aqui em Florianópolis, e a mudança de ramo profissional, lá, ele trabalhava em uma multinacional de alimentos, aqui, ele começou a vender vinhos, são parte de uma história que demonstra que a união da família pode fazer toda a diferença.

Após muitos anos comercializando vinhos para restaurantes e consumidores finais, em sua loja própria, a Santa Adega, Fernando se viu em um dilema: continuar como intermediário em um mercado cada vez mais competitivo, já que os supermercados entraram pra valer na disputa, ou partir para um novo negócio?

Adivinhem vocês qual foi a escolha dele? A última opção, é claro! Com seus conhecimentos da mecânica de importação de vinhos, além da expertise do filho, seu sócio e sommelier premiado, Eduardo Araújo, Fernando partiu para uma nova empreitada: uma loja de vinhos e wine bar.

Em abril de 2017, foi inaugurado o “The Wine Pub”, uma mistura de bistrô com loja de vinhos e wine bar. Com uma ampla lista de rótulos, mas com 24 garrafas em especial para serem servidas em doses na taça, a dupla inaugurou a primeira unidade do novo negócio no Largo Benjamim Constant, no Centro de Florianópolis.


O 1º The Wine Pub, no Largo Benjamin Constant, com Fernando coordenando todo este movimento, no canto inferior direito


O sucesso foi estrondoso, pois havia um grande diferencial no serviço oferecido: os clientes poderiam degustar diferentes rótulos de vinhos selecionados pelo próprio Eduardo, na quantidade ideal por taça, através de máquinas estilo self service.  Essa novidade encantou os clientes. Havia vinhos com valores básicos, médios e altos, que poderiam ser apreciados em doses de 25 ml, 50 ml, 75 ml e 150 ml por vez. “Quero um cliente sempre feliz recebendo um atendimento impecável”, dizia Fernando Araújo.

Aliado a isso, Fernando compôs um pequeno cardápio de entradas que harmonizava maravilhosamente com os “vinhos da casa”. E que vinhos!

A segunda unidade

Quando a loja do Largo Benjamim Constant estava no seu auge, a dupla de empreendedores abriu o segundo The Wine Pub, em dezembro de 2017, no Passeio Primavera, na SC-401, com foco nos vinhos, sem a opção de comida.


Wine do Passeio Primavera, na SC-401

O rápido sucesso das duas lojas abriu novos horizontes para a dupla e, em outubro de 2019, uma nova unidade foi aberta, dessa vez, fora da capital catarinense. O local escolhido foi o Brava Mall, na Praia Brava de Itajaí. Foi então que a marca The Wine Pub passou a ser estadual.

Uma surpresa nada agradável

Em 2020, a pandemia começou e não tinha prazo pra terminar. Assim como em todos os negócios, a The Wine Pub precisou se reinventar para se manter em atividade. “Tivemos que colocar os vinhos no porta-malas, enviar lista pelo WhatsApp pra clientes e amigos pra tentar limpar o estoque. Fizemos muitas garrafas a preço de custo”, conta o sommelier e sócio da The Wine Pub, Eduardo Araújo.

Os meses se passaram e, vendo que as coisas não retornariam à normalidade tão rápido, a loja do centro precisou ser fechada. “A principal preocupação sempre foi os funcionários, pois eles dependiam muito da gente, mas, apesar de tudo, conseguimos seguir em frente de alguma forma”.


A família Araújo está unida até nos negócios. Nosso personagem Fernando Araújo (D), sua esposa Isabele e o filho, o sommelier Eduardo

 

Eduardo conta que a loja do Passeio Primavera não foi tão afetada a ponto de se pensar no fechamento, pois ele e o pai tiveram o apoio da administração do empreendimento durante o período, o que foi essencial pra que a loja se mantivesse aberta. “Eles foram muito parceiros”, destaca. Além disso, a loja trabalhava com serviço de entrega para se manter.

“Foi um período bem difícil, trabalhamos com fornecedores que vem lá da época Santa Adega, então também foram muito parceiros e passamos todos juntos por esse período”, lembra.

Vida nova

Em 2021, com o retorno gradual das atividades no pós-pandemia, a marca se consolidou e se expandiu. Fernando e Eduardo começaram a trabalhar o conceito de franquia da marca The Wine Pub. E, em 2023, a primeira delas foi inaugurada, no último dia 02 de março, no Spot Markt, no Córrego Grande, na Capital.

O primeiro franqueado, Fernando Henrique, já é empresário do ramo de franquias, e se encantou com a The Wine Pub assim que conheceu o conceito da marca. “Comecei a apreciar os vinhos recentemente e, ao conhecer a The Wine Pub, me encantei com a forma como os vinhos são servidos e também com o atendimento oferecido. Isso me chamou a atenção e eu fui pesquisar sobre a marca, pois achei que já  fosse uma franquia, não sabia que era uma marca local”, conta.


Inauguração da 1ª franquia no Spot Markt, no Córrego Grande. Da esq. para a direita: Volney e James, da Importadora All Wine; Fernando Henrique, primeiro franqueado da The Wine Pub; e Fernando Araújo
 

Foi então que ele conheceu Fernando Araújo e, juntos, concretizaram a primeira franquia da marca. “Acredito muito no modelo de negócios deles e também no mercado de vinhos que está crescendo bastante”, destaca. Fernando Henrique conta uma novidade: está prestes a abrir a segunda franquia da marca.

E essa história não para por aqui. A segunda parte ainda está no forno. Aguardem o 2º personagem!

Texto escrito por Hermann Byron

 

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