00:00
21° | Nublado

Pulse turbina Fiat entre os SUVs
Em dois anos, modelo superou 103 mil licenciamentos desde outubro de 2021

Pulse alavanca vendas com estratégia comercial ousada e impulsiona imagem da Fiat no Brasil.

Publicado em 23/01/2024

Ele ainda está bem atrás dos SUVs compactos que mais vendem, é verdade. Mas, ainda assim, é inegável a importância — e o acerto — do Pulse para as vendas e a estratégia comercial e de imagem da Fiat no Brasil.

O modelo foi o primeiro representante da marca no segmento de utilitários esportivos, o maior do mercado interno e, por conta disso, fundamental para quem deseja aparecer no topo do ranking de participação de mercado.

A Fiat encerrou 2023 na ponta mais uma vez, com 22% de participação e 475 mil licenciamentos. Mais de 18% do total de automóveis e comerciais leves vendidos, 86,2 mil unidades, foram SUVs: 45,8 mil do Pulse e 40,4 mil do Fastback, lançado um ano depois.

O segmento, assim, já é o segundo maior em volume de vendas da Fiat, perdendo apenas para o de picapes, que representou 36% do total de licenciamentos.

Não é pouco, absolutamente. Afinal, a marca alcançou no ano passado a condição de terceira mais vendida do segmento, com 11% de participação. Isso em pouco mais de dois anos apenas.

Contabilizados todos os licenciamentos desde que chegou ao mercado, em outubro de 2021, até dezembro último, o Pulse já ultrapassou 103 mil unidades vendidas. O irmão mais novo Fastback parece que seguirá trilha semelhante, já que superou 50 mil emplacamentos em apenas 15 meses.

Se a chegada do Fastback foi claramente positiva para a expansão da Fiat entre os SUVs, para o Pulse, em particular, talvez tenha representado uma representativa canibalização.

Em 2022, seu primeiro ano completo de vendas e com somente três meses do Fastback nas lojas, o modelo teve 50,5 mil emplacamentos e apareceu como o 6º SUV mais vendido do País.

Já em 2023, ficou somente na 9ª colocação, com os licenciamentos encolhendo praticamente 10% ante o ano anterior, enquanto o segmento avançou 13%, acima da média do mercado total. Na soma de Pulse e Fastback, porém, a Fiat vendeu 43% a mais na mesma comparação.

Da redação

Fonte: Autoindustria

Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045