00:00
21° | Nublado

Conheça os SUVs que estão em baixa e os que ganham fôlego
Marca alemã vendeu 20% a mais até setembro, o dobro da média do segmento

Nos primeiros nove meses de 2023, a Volkswagen. fabricante do T-Cross — líder no ano —, Nivus (foto) e Taos já negociou 99 mil SUVs, frota equivalente a 17,9% do segmento (Foto: Auto Indústria/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 10/10/2023

É ainda na base do conta-gotas, ou melhor, do conta-unidades, mas a Volkswagen vai abrindo vantagem na corrida pelo título de marca de utilitários esportivos mais vendida no Brasil. Nos primeiros nove meses de 2023, a fabricante do T-Cross — líder no ano —, Nivus e Taos já negociou 99 mil SUVs, frota equivalente a 17,9% do segmento.

A diferença para a Jeep, que respondeu por fatia de 17,5%, com 96,8 mil emplacamentos no mesmo período, supera 2,2 mil unidades. É ainda pouco, mas já bem acima das somente 500 unidades da vantagem estabelecida no acumulado até julho, quando a Volkswagen destituiu pela primeira vez a Jeep de sua histórica liderança.

Em setembro, Volkswagen e Jeep venderam, respectivamente, 11,5 mil e 9,7 mil SUVs. Mas coube ao Chevrolet Tracker o melhor resultado e a liderança no mês, com mais de 6,5 mil emplacamentos, seguido do T-Cross, com quase 5,4 mil.

Expectativa: Anfavea revisa projeções para o ano

O Nivus foi o terceiro mais vendido ao esbarrar em 4,8 mil licenciamentos. O resultado também permitiu ao modelo da VW ultrapassar o Jeep Renegade no acumulado dos primeiros noves meses.


Compass e Renegade: vendas menores em 2023

Com 37,1 mil ante 36,7 mil unidades do concorrente, ele aparece na quinta colocação no ranking do segmento, em forte ascensão — encerrou o primeiro semestre na modesta nona colocação.

A troca de marcas na ponta da categoria passa por desempenhos totalmente opostos. Computados os licenciamentos dos primeiros nove meses de 2023, a Volkswagen ostenta avanço de 20%, o dobro do crescimento do mercado de SUVs. A Jeep, em compensação, amarga recuo de 2%.

Enquanto os três produtos Volkswagen venderam mais, dos três representantes da Jeep — além de produtos improtados, com vendas marginais — apenas o Commander repetiu o volume negociado em 2023, enquanto Compass e Renegade venderam menos.

Com 552 mil veículos, os SUVs representaram 45,6% dos automóveis de passeio vendidos no mercado interno de janeiro a setembro. Na comparação com igual período do ano passado, as vendas cresceram quase 10%.

Fonte: Auto Indústria

Da redação

 

Para a capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045