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Com eletrificados no pacote, VW amplia investimento em mais R$ 9 bilhões
Valor se soma aos R$ 7 bilhões do ciclo 2022-2026, totalizando R$ 16 bilhões aplicados no Brasil até 2028. Serão 16 novos modelos.

Com relação a um modelo 100% elétrico, o CEO da montadora adiantou que ele terá uma outra plataforma e só deve chegar no mercado brasileiro no final da atual década.

Publicado em 06/02/2024

Em evento realizado na noite de quinta-feira, 1, a Volkswagen anunciou reforço de R$ 9 bilhões no atual ciclo de investimento que é de R$ 7 bilhões de 2022 a 2026. Serão, assim, R$ 16 bilhões até 2028, com 16 lançamentos até lá, incluindo modelos híbridos, 100% elétricos e Total Flex.

O CEO da Volkswagen, Ciro Possobom, informou que o novo aporte contempla uma nova plataforma, a MQB hybrid, e quatro veículos  totalmente novos, sendo dois deles na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP, onde houve um evento na sexta-feira, 01/02, com participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para celebrar os novos projetos da montadora no País.

A planta de São José dos Pinhais, PR, será responsável pela produção de uma nova picape. Ele não quis adiantar o porte do modelo, mas deixou claro que a Amarock seguirá sendo importada da Argentina.

Em Taubaté, no interior paulista, o investimento envolverá um modelo “icônico”, segundo as palavras de Possobom. Lá é produzido o Polo, carro-chefe da montadora no País, líder entre os carros mais vendidos no Brasil no ano passado. Por conta do “icônico”, especula-se que seja um modelo de alto volume, talvez um SUV pequeno.

Também a fábrica de motores de São Carlos, SP, terá novidades. “Vamos produzir em São Carlos um motor mais tecnológico e mais eficiente para equipar a linha de híbridos”.

Pelo acordo feito com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, tudo indica que o primeiro eletrificado da marca alemã no País sairá da fábrica de São Bernardo do Campo. Possobom não revelou data, mas adiantou que o lançamento do híbrido não será este ano. Ou seja, o mais provável é em 2025.

Com relação a um modelo 100% elétrico, o CEO da montadora adiantou que ele terá uma outra plataforma e só deve chegar no mercado brasileiro no final da atual década.

“Com o aporte de R$ 9 bilhões anunciado hoje, a Volkswagen se torna a montadora com maior investimento no Brasil no período pós-pandemia”, comentou o CEO. “O investimento levará para as quatro fábricas da Volkswagen do Brasil projetos inovadores e com foco em descarbonização. Todas elas passarão por importantes modificações”.

Da redação

Fonte: Autoindustria