00:00
21° | Nublado

Um novo jardim vivo
Área foi totalmente transformada com elementos paisagísticos

A entrada da casa ganhou um paisagismo mais harmônico, com o contraste de cores e formas (Fotos: Acervo pessoal) **Clique para ampliar

Publicado em 17/08/2022

Em 2007, o Caderno Arquitetura & Decoração do Jornal Imagem da Ilha, a partir de sugestões de arquitetos parceiros como Giovani Bonneti, Ricardo Fonseca e Mario Pinheiro, idealizou o projeto “Mãos à obra”, onde acompanhou a construção de uma casa desde a planta.

Doze anos depois, em 2019, o jornal iniciou o projeto “Mãos à obra II”, quando acompanhou as reformas necessárias de manutenção dessa moradia. Primeiro foi uma nova pintura externa e a mudança na forração de estofados; agora mostraremos o novo jardim.

Confira abaixo as fotos de acesso à casa antes e depois:


Antes, a área estava precisando de uma repaginada para valorizar a entrada da casa
 

Área externa ganha contornos

Após um longo estudo realizado pelo Escritório Ana Trevisan Espaços Vivos, coordenado pela arquiteta paisagista Ana Trevisan, um novo projeto de jardim foi elaborado. Nesta área a “revolução” foi ainda maior. O projeto teve em torno de 120m², contando com a parte dos fundos, a área da piscina, mas a principal mudança foi no jardim frontal. “O projeto é um retrofit paisagístico. Buscamos aproveitar os elementos fortes existentes, como as palmeiras no canteiro frontal, e trouxemos um paisagismo mais harmônico na entrada da casa, um paisagismo de bordadura que valorizasse a arquitetura. Além disso, organizamos o acesso de entrada da casa para valorizar a fachada”, destaca a arquiteta paisagista Ana Trevisan.

Jardim de entrada renovado

Do projeto original, ficaram apenas os jerivás (coqueiros) e as clusias. A grama esmeralda foi substituída pela grama amendoim. Na entrada da casa, Ana optou por fazer uma separação entre a área social e o acesso à garagem com uma fileira de espadas de São Jorge, que para os superticiosos simboliza proteção.

Do outro lado da leve rampa de acesso à entrada principal, a grama amendoim delimita a área da casa com miniaturas de capim rubro no entorno dos jerivás, mesclando as cores e texturas. Do lado oposto à entrada da garagem, a arquiteta optou por manter a grama amendoim com a delimitação da área do jardim com clusias.

Entrada social dá as boas-vindas

Outro aspecto diferenciado no projeto do Escritório Ana Trevisan Espaços Vivos foi a retirada dos dormentes de madeira que levavam à porta de entrada. Eles foram substituídos por placas de piso drenante cinza, com 40 x 40 cm que tem fácil colocação, pois não precisa ser cimentado. As placas são apenas colocadas sobre uma cama de areia. “O piso permeável deixa a água infiltrar, o que garante a permeabilidade do solo. É um piso totalmente sustentável”, salienta Ana Trevisan.

Na chegada à porta de entrada, o visitante encontra dois vasos com vegetação de mini guaimbés cercados por liriopes, e espadas de São Jorge acompanhado o traçado da parede. Seguindo no caminho da lateral da casa, a paisagista integrou o capim rubro atrás das clusias para delimitar o espaço.

 

Já o acesso à área dos fundo da casa, o piso é ladeado em ambos os lados por as liriopes, com moréias brancas á direira, e arundinas à esquerda.

 

Para  implantação do novo jardim foi contratada a empresa Flora Brand, localizada na Vargem Pequena. O serviço incluiu a remoção do jardim anterior, preparação do solo, todas as plantas utilizadas na nova estrutura e plantação.   

Os proprietários ficaram encantados com a fluidez do jardim de acesso à casa proporcionado pelo novo projeto. Na próxima semana teremos novas pautas deste projeto mãos à obra II.

 

 

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para voltar à página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI