00:00
21° | Nublado

Um apê de 22m² prático e acolhedor
Arquiteto se especializou em transformar desafios de acordo com o perfil do proprietário

Estudo comportamental busca um lugar com a sua cara inclui vários aspectos, tais como cores, tecidos, tipos de texturas adequadas para cada projeto (Fotos: Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 19/04/2023

Um projeto arquitetônico único para conectar o cliente com seu imóvel. Assim é esse apartamento de apenas 22m², projetado pelo arquiteto Glaucio Gonçalves. Através de uma metodologia própria que avalia o comportamento do proprietário do imóvel, ele reforça que "o lar deve ser o nosso porto seguro – e não aquele lugar que só vamos para dormir".

A ideia, de acordo com o arquiteto, é potencializar o que cada um tem de melhor, buscando evitar o que traz desconforto. “O mais importante é sincronizar o perfil do cliente com a decoração, deixando as tendências para trás”, garante. E conclui: “A nossa casa precisa ser um lugar que nos proporcione momentos de paz e prazer”.

O proprietário desse microapartamento foi avaliado por Glauco e apresentou características mistas, revelando dois perfis: “Prático” – gosta de ambientes personalizados, sem muita informação, com cores neutras e, para ele, ter muitos compartimentos, por exemplo, traz a sensação de controle e capacidade – e “Acolhedor” – em que o cliente avaliado revela a necessidade de estímulos sensoriais, como texturas e cores, aromas e iluminação indireta na decoração.

Nova edição da WKollection apresenta tendências da arquitetura de interiores

Todos esses aspectos são visíveis no conjunto decorativo do projeto. “Sempre me baseio em três perfis de comportamento – ‘Prático e Seguro’; ‘Ousado e Diferente’; ‘Acolhedor e Confortável’ –, e cada cliente é avaliado antes do projeto ser iniciado”, explica Glaucio.

Tour pelo apê

Especializado em promover grandes transformações nesses espaços compactos, o arquiteto diz que “sem grandes quebra-quebras e com alguns truques e criatividade é possível vencer a metragem enxuta, proporcionando praticidade, funcionalidade e um pouco de privacidade ao morador de um microapartamento”.

O desafio, desta vez, era criar uma identidade – sincronizar o perfil do morador com o projeto –, fugindo da arquitetura tradicional e dando a sensação de amplitude aos ambientes desse studio, localizado no bairro das Acácias-SP. “Não dá para oferecer decorações baseadas em tendências da moda vigente, porque o cliente busca uma transformação que traga soluções funcionais, que tenha a sua personalidade e espera que caiba tudo que precisa no dia a dia no espaço que ele conquistou”, explica Glaucio.

Efeito de amplitude

Da porta da entrada, já dá para visualizar toda extensão do apê, mas foram criadas demarcações e divisórias que limitam cada ambiente. Ao entrar, o visitante visualiza a cozinha inteira, toda compactada e definida pelos armários, que abraçam a moderna geladeira que tem uma porta com dupla função – também pode ser usada como um quadro de anotações.

Tem armários em cima e embaixo da área molhada, e em frente à pia tem um painel com aramado para manter suspenso e fixo um escorredor de louça e pendurar utensílios usados na culinária – tudo fica à mão, com praticidade para o dia a dia.

Divisórias demarcam bem os ambientes. Depois da cozinha, vem a porta de correr do banheiro, camuflada, com recortes que limitam cada cômodo.

Ver para crer

O banheiro ficou estiloso, com elementos de decoração modernos, um bom armário com frente espelhada, para guardar produtos de uso pessoal, e ainda tem nicho para shampoo no box e iluminação embutida, que cria um ambiente acolhedor e aconchegante.

Mesmo em um studio de 22 m², é possível ter um banheiro completo

 

Privacidade versus iluminação natural

Lá no fundo do apê, fica o quarto, isolado, que também pode ser um local para leitura, com uma iluminação natural proporcionada pela varanda; ou para assistir a um bom filme na TV, e, na hora de dormir, com a cortina fechada, o escurinho garante um bom sono com total privacidade. 

Armários acima e abaixo da TV, uma prateleira ao alto da parede da cama e tudo fica bem organizado. O piso branco passeia por toda a extensão do apê, dando unidade ao conjunto decorativo

Decoração para o indivíduo

O estudo comportamental de um indivíduo que busca um lugar com a sua cara inclui vários aspectos, tais como cores, tecidos, tipos de texturas adequadas para cada projeto, simetria, revestimentos que se harmonizam com toda a decoração, recortes personalizados, entre outros inúmeros elementos decorativos, e cada detalhe garante ao morador que tenha algo único e exclusivo, o que aumenta a chance de uma combinação perfeita.

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br