00:00
21° | Nublado

Sinais do Tempo propõe reflexão sobre o corpo e a morada
Ambiente marca a estreia da arquiteta Taíza Santos na mostra

Em cada canto do ambiente, o visitante é levado a se perguntar e a observar questões inerentes a praticamente todos os seres humanos (Fotos: Lio Simas) **Clique para ampliar

Publicado em 20/09/2023

As marcas do tempo e suas reflexões diante dos acontecimentos da vida inspiraram Taiza Santos em sua estreia na CASACOR Santa Catarina - Florianópolis 2023. Está sob a responsabilidade da arquiteta a imersão dos visitantes no tema da mostra, Corpo & Morada, ao criar o ambiente Sinais do Tempo, projetado estrategicamente no hall de entrada do antigo Hotel Maria do Mar, em cartaz até o dia 29 de outubro na capital catarinense.

Como uma instalação artística, a arquiteta cobriu o espaço praticamente de uma única cor, a Moeda de Cobre, das Tintas Coral, e direcionou as formas orgânicas de MDF da Sudati criando o que ela batizou de Quatro Atos Reflexivos - no teto, uma obra assinada pelo artista gráfico Felipe Braum. Em cada um destes cantos dentro do ambiente, o visitante, de forma interativa sentado nas poltronas do designer Mauricio Bomfim, é levado a se perguntar e a observar questões inerentes a praticamente todos os seres humanos.

"Toda a ideia iniciou a partir do tema da CASACOR, Corpo & Morada, onde há a dubiedade entre o corpo ser a sua morada mas sua morada também ser onde você mora. Antes da mostra eu já vinha de uma grande reflexão sobre a vida e, quando recebi o tema, resolvi trazer essa minha reflexão para todos através de uma instalação de museu onde as pessoas pudessem experimentar, vivenciar e refletir sobre a vida", explica Taiza sobre sua criação.

Para proporcionar um mergulho mais intenso no conceito, Taiza e sua irmã, Jéssica dos Santos, criaram a música Sinais do Tempo, que fala essencialmente sobre o que se pode observar durante a passagem pelo ambiente da profissional que, neste ano, comemora sua primeira década à frente do escritório homônimo. A canção, gravada por duas vozes femininas e duas masculinas, será a trilha sonora oficial do espaço.

Nos Quatro Atos Reflexivos, a partir da disposição de elementos que conversam com a proposta, a arquiteta convida a todos "...a perceber a dimensão do corpo, como nosso lar e nosso refúgio. Ao seu tempo…"

Ato 1

"Como você se vê?"

A partir de uma brincadeira com espelhos em variados formatos, a arquiteta propõe a observação do visitante em diferentes ângulos. Taiza quer falar sobre como somos feitos de inúmeras camadas sociais, dos vários "eus", da vida íntima à profissional.

Ato 2

"O que você consome?"

Viver é consumir. Como uma espécie de memorabilia, este ato contempla as escolhas da arquiteta em obras de arte, objetos ligados ao esporte, à gastronomia, à cultura da Ilha de Santa Catarina, à astrologia, à literatura, entre tantos outros. Diante da exposição pessoal, o visitante não encontrará dificuldade de identificação com alguns destes objetos.

Ato 3

"O que te nutre?"

Uma parede verde cuidadosamente escolhida entre diversos tipos de plantas, das comestíveis aos chás e às pimentas. Para Taiza, a nutrição, e mais uma vez a alimentação, está representada neste espaço.

Ato 4

"O que você faz com o seu tempo?"

Com um dos mais conhecidos ditados, "A vida é uma tela em branco", a arquiteta literalmente coloca o visitante da mostra diante de uma tela em branco iluminada. Momento para refletir sobre sua estrada, sua história e o que você tem feito dia após dia. Sem deixar a individualidade de lado.

Entre os parceiros de Taiza Santos na CASACOR Santa Catarina - Florianopolis 2023 estao MV Móveis, Sudati MDF, Masotti Floripa, Plante e Vida, Cris Metal e Esquadrias, Lamp Luz, Pangea Home Decor, Carol Cortinas, Organne, LCZ Lareiras, Pulse e Tintas Coral.

 

 

 

 

Serviço: 

CASACOR/SANTA CATARINA - Florianópolis 2023 

Quando: 17 de setembro a 29 de outubro

Onde: Hotel Maria do Mar (Rodovia João Paulo, 2285)

Horário de funcionamento:

De terça a sábado - incluindo feriados - das 13h às 21h

Aos domingos das 13h às 19h.

Valor de entrada: R$ 80

Mais informações: www.casacor.abril.com.br

Da redação
 

Para a capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045