00:00
21° | Nublado

Se inspire na elegância das bancadas em madeira nos lavabos
material natural não combina com a umidade em intensidade, mas cabe perfeitamente no décor

Neste projeto, uma cuba de Corian foi apoiada na bancada de madeira de demolição. Além de prática e funcional, a combinação deixou o lavabo com uma essência clean, sofisticada e acolhedora (Foto: Rafael Renzo) **Clique para ampliar

Publicado em 06/09/2023

Parece até um pensamento dissonante quando pensamos na possibilidade de trazer a madeira para banheiros. De fato, o material natural não combina com a umidade em intensidade, mas cabe perfeitamente no décor de lavabos. Com um uso menor e as próprias características do ambiente, a madeira pode, sim, compor as bancadas desses ambientes.

A arquiteta Carina Dal Fabbro é adepta dessa possibilidade de ressignificar a presença desse elemento no décor de interiores. É o caso das madeiras de demolição, proveniente de estruturas antigas que foram desmontadas ou demolidas. “Em vez de ser descartada, o trabalho de resgatar, recuperar e reutilizá-las reforça o nosso compromisso com a sustentabilidade. Sem contar que a estética renovada é magnífica e a destaca como um recurso natural valiosíssimo”, ressalta.

Entre as espécies de madeira encontradas nesse perfil, algumas se evidenciam por sua aparência e a notável resistência à umidade. Uma delas é a peroba-rosa, infelizmente ameaça de extinção e adorada por sua estrutura naturalmente densa e uma alta concentração de óleos, o que a torna altamente resistente à penetração da água. Outra opção notável é o ipê, também conhecido por sua excepcional resistência e durabilidade e enaltecido pela capacidade de resistir ao apodrecimento causado pela exposição prolongada à umidade. “Esses são alguns exemplos de madeiras que podemos perpetuar na decoração”, enfatiza a arquiteta.


Nesse lavabo, a arquiteta apostou em uma perfeita união do estilo clássico com toques modernos. No projeto de reforma desse lavabo, que já tinha essa cuba esculpida em mármore importado, e de ótima qualidade, ela optou por preservá-lo e enaltecer sua beleza por meio da instalação do berço de madeira, que encapsulou a peça, além da instalação dos novos acessórios (Foto: Luis Gomes)

Cuidando da marcenaria em áreas de lavagens com água

A marcenaria desempenha um papel fundamental na criação dos ambientes. No entanto, em espaços com certa presença de água, é essencial adotar cuidados específicos para preservar a beleza e a longevidade delas.

Confira as três principais dicas sugeridas pela arquiteta Carina Dal Fabbro:

1. Proteja contra a umidade: utilize seladores e vernizes de qualidade que sejam resistentes à água, aplicando-os regularmente na superfície dos móveis. Esses produtos formam uma barreira protetora, que evita o contado da umidade nas fibras da madeira.


Os lavabos seguem com atenção em alta nos projetos de interiores! Neste ambiente, a arquiteta Carina Dal Fabbro enalteceu o charme e a transparência da cuba de apoio, de vidro, instalada na bancada de madeira (Foto: Bruno Cardi)

2. Ventilação adequada: a circulação de ar é essencial para prevenir o acúmulo de umidade nos móveis. Por isso, em seus projetos a arquiteta busca promover formas para permitir à circulação de ar. “Sempre que possível, manter a porta aberta é interessante para essa manutenção do ambiente”, orienta.

3. Evite contato direto com água: ao lavar a louça na pia, por exemplo, evite que respingos de água atinjam diretamente os móveis. Utilize tapetes ou protetores de pia para criar uma barreira de proteção.

Da redação

 

Para a capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045