00:00
21° | Nublado

SC é o segundo em exportação de produtos de decoração
Ranking nacional foi elaborado através de pesquisa da ABCasa

Em SC, os colaboradores envolvidos na venda de artigos para casa no varejo somam 13.436 postos de trabalho (Foto Divulgação / ABCasa)

Publicado em 15/03/2024

O estudo realizado pela ABCasa (Associação Brasileira de Artigos para Casa, Decoração, Presentes, Utilidades Domésticas, Festas, Flores e Têxtil) em parceria com o IEMI - Inteligência de Mercado, revelou dados sobre as exportações de artigos para casa e decoração em 2022. De acordo com o levantamento, Santa Catarina conquistou o posto de segundo maior exportador do setor, desempenhando um papel crucial ao contribuir com expressivos 24,5% do total das exportações do país.

Já à frente do cenário, o Rio Grande do Sul liderou as exportações, representando uma fatia significativa de 41,1%. Em seguida, São Paulo ocupou o terceiro lugar, contribuindo com 18,1% do volume total exportado. Esses números destacam a influência marcante dos estados brasileiros no comércio internacional de artigos destinados à casa e decoração, evidenciando a diversificação do mercado nacional nesse segmento.

Quando falamos no destino desses itens, é notável a importância e a representatividade dos mercados americanos para as exportações brasileiras. No entanto, vemos um potencial significativo para explorar mercados de outros continentes, como a Europa.

Por meio do ABCasa Internacional, área responsável pelo desenvolvimento das empresas e a sua conexão com compradores globais, as marcas têm expandido seus negócios e levado a qualidade e design brasileiro para fora. 

Confira na tabela acima, as unidades federativas exportadoras de artigos para casa

 

Cenário Nacional Impulsionado pelo Setor de Casa e Decoração em 2022

Ao analisar o panorama, a proporção de consumo na região atinge 3,9%, enquanto a representatividade da população é de 3,5%, totalizando 18,9% para a região Sul do país. Esses dados fornecem insights valiosos sobre a distribuição socioeconômica e comportamento de consumo em Santa Catarina, contribuindo para uma compreensão mais abrangente do cenário econômico regional.

A capital catarinense, Florianópolis, entrou na lista das cidades que mais consomem artigos para casa e decoração, com uma fatia de 0.5%. Em seguida ficou Joinville, com 0.4% e Blumenau, com 0.2%.

No estado de Santa Catarina, os colaboradores envolvidos na venda de artigos para casa em pontos de varejo somam um total de 13.436 mil, distribuídos em diversos estabelecimentos. Desse total, 8.121 mil estão vinculados a pontos de venda com até 4 funcionários.

Essa categoria representa uma parcela significativa, correspondendo a 5,6% da participação no mercado do estado e contribuindo com expressivos 20,6% na região Sul do país. Esses números evidenciam o impacto considerável desses pontos de venda no setor de artigos para casa, destacando sua relevância tanto em âmbito estadual quanto regional.

 

Da redação

Fonte: ABCasa

Para voltar à capa do Portal o (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045