00:00
21° | Nublado

Responsabilidade ambiental na Construção Civil
WKoerich adota medidas para minimizar impactos ambientais em suas obras

Reconhecendo a importância da responsabilidade ambiental, a empresa implementou diversas ações para promover a sustentabilidade em seus projetos (Fotos: Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 21/06/2023

A construção civil é uma das campeãs em poluição ambiental no Brasil. O país ainda recicla muito pouco da quantidade de resíduos que produz. Segundo o Ministério das Cidades, estima-se que os resíduos de construção e demolição representem de 51% a 70% dos sólidos urbanos que, se mal gerenciados, degradam o meio ambiente.

A WKoerich, construtora que possui mais de três décadas de expertise no cenário da construção civil na Grande Florianópolis, tem praticado intensamente medidas para minimizar os impactos ambientais de suas obras. Reconhecendo a importância da responsabilidade ambiental, a empresa implementou diversas ações para promover a sustentabilidade em seus projetos.

“Uma das nossas principais áreas de atuação é a gestão de resíduos. Nós estabelecemos um sistema eficiente de gerenciamento de resíduos nos canteiros de obras. Esse sistema envolve a segregação adequada dos resíduos, priorizando a reciclagem sempre que possível e a disposição correta dos resíduos remanescentes em locais apropriados”, explica Felipe Koerich, diretor da WKoerich.


A WKoerich possui certificações que garantem a padronização de processos e a avaliação contínua da qualidade ao longo da execução das obras

A construtora prioriza o uso de materiais de construção sustentáveis em seus empreendimentos. A WKoerich valoriza a qualidade dos materiais, garantindo maior longevidade, gerando menor necessidade de manutenção e substituições, além de utilizar materiais reutilizáveis, como: cubetas plásticas, escoramento metálico e cimbramento de madeira de compensado (de alta durabilidade).

A eficiência energética também é uma preocupação constante para a WKoerich. A construtora incorpora medidas de eficiência energética em seus projetos, realizando estudos de insolação e iluminação eficiente. Além disso, os sistemas de climatização utilizados possuem baixo consumo de energia, incluindo a infraestrutura de ar-condicionado instalada para sistemas inverter. É também adotada iluminação exclusivamente em LED, contribuindo para a redução do consumo energético.

A conservação de água é outra área de enfoque. A WKoerich possui práticas para minimizar o consumo de água, como a instalação de dispositivos economizadores em torneiras, chuveiros e vasos sanitários com caixa acoplada com sistema de duplo acionamento. Além disso, é utilizado sistemas de reutilização de água, aproveitando a água da chuva para irrigação ou descargas sanitárias. A escolha de espécies adaptadas ao clima local no paisagismo também contribui para a redução da necessidade de irrigação.

“Nós não apenas implementamos medidas ambientais nas obras, mas também promovemos a conscientização ambiental entre nossos colaboradores, contratados e clientes. Oferecemos treinamentos e orientações, especialmente para os novos zeladores dos empreendimentos entregues, para garantir que os sistemas de sustentabilidade empregados nas edificações sejam efetivamente utilizados”, complementa.

A WKoerich já possui as certificações ISO 9001 e PBPQH (Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat), que garantem a padronização de processos e a avaliação contínua da qualidade ao longo da execução das obras. Essas certificações contribuem para a redução de serviços rejeitados, minimizando o retrabalho e, consequentemente, economizando materiais e reduzindo o descarte.

Felipe ainda explica que dentro da empresa, há um grupo de trabalho específico para a pauta ESG (Environmental, Social and Governance), conhecido como WLife. Esse grupo é responsável por garantir a agilidade e efetividade das ações relacionadas à sustentabilidade, como a revitalização de praças públicas, parques e pontos históricos das cidades onde a construtora atua. “A WKoerich acredita que a revitalização e o zelo das áreas adotadas contribuem para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, impactando não apenas colaboradores e clientes, mas também todos os usuários dos espaços públicos revitalizados pela empresa”.

O monitoramento de indicadores relacionados à conservação de recursos naturais, visando a redução do desperdício e a maximização do uso de materiais e equipamentos é a principal forma de acompanhar o desempenho ambiental nas obras. Isso inclui a verificação diária do consumo de água e luz, bem como o acompanhamento de métricas como o número de repetições de uso de chapas de compensado de madeira, volume de solo descartado ou trazido para o canteiro de obras e quantidade de caçambas de entulho retiradas. Esses monitoramentos permitem à empresa tomar decisões informadas para minimizar os impactos ambientais.

“Com o compromisso sólido com a responsabilidade ambiental, nós buscamos estabelecer um exemplo significativo na indústria da construção civil, promovendo práticas sustentáveis e contribuindo para um futuro mais consciente e preservando o meio ambiente”, finaliza Felipe.

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br