00:00
21° | Nublado

Puro estilo: os lavabos como protagonistas da área social
Saiba quais são as tendências e dicas sobre como deixar o ambiente com mais personalidade

Atualmente, o lavabo vem ganhando destaque na arquitetura de interiores, sendo um cômodo onde é possível explorar inúmeras possibilidades de decoração. Nesse projeto, junto com a pia esculpida, a arquiteta Daniela Funari apostou no espelho com formato orgânico (Foto: Mariana Camargo) **Clique para ampliar

Publicado em 18/01/2023

Ele costuma ser pequeno, mas de total importância para manter a privacidade dos moradores e impactar os visitantes com seu estilo: o lavabo. Por se tratar de um ambiente utilizado por pouco tempo, a liberdade de ousar e impactar é prerrogativa para a realização dos projetos de interiores. Por sua relevância, profissionais da arquitetura e design de interiores se debruçam sobre o ambiente criando soluções, inovações e deixando o local impactante e, ao mesmo tempo, acolhedor.

Esse é o caso da arquiteta Daniela Funari, que adora desenvolver lavabos sofisticados e com a personalidade dos moradores. “O lavabo deve ser um espaço de experiência. Além de ser conceitualmente diferente e composto por itens que destacam, deve ser confortável e ergonômico”, define a profissional. Para entendermos melhor sobre o tema, conversamos com ela para trazer inspirações – pautadas a partir de seus projetos –, e dicas para produzir o espaço.

Confira:

Erros comuns e ideias práticas

A arquiteta afirma que alguns erros devem ser evitados para uma melhor experiência como, por exemplo, incluir uma cuba de tamanho proporcional para a lavagem das mãos lavar as mãos – caso contrário, é possível que a cada uso ocorram respingos de água em demasia ou mesmo no piso. Para que a cuba seja funcional e tudo permaneça sempre sequinho no ambiente, a profissional indica cubas esculpidas com saia longa.

Neste lavabo, a arquiteta definiu uma cuba com apoio, produzida com cimento queimado. No contraponto, o vinílico reveste tanto o piso, como as paredes (Foto: Mariana Camargo)
 

Além de cubas práticas, é valioso considerar um espaço de apoio para a inclusão de itens como sabonete líquido, difusor de aromas e até mesmo uma cestinha com fio dental e remédios (geralmente para dor de cabeça e estômago). “São cuidados que sinalizam a atenção do morador para com os convidados e ampliam a lembrança de bem-estar”, avalia a profissional.

Compra segura: Saiba o que avaliar quando for escolher seu novo imóvel

No que diz respeito à paleta de cores, ela afirma seu apreço por idealizar lavabos com uma atmosfera mais intimista. “Para mim, tonalidades mais escuras são muito bem-vindas”, opina Daniela, que também faz dessa escolha um recurso para proporcionar uma sensação de ampliação ao ambiente. Além disso, para deixar o cômodo um pouco maior, o projeto luminotécnico com pontos de luz indireta, como pendentes decorativos, sanca com LED embutido ou balizadores de parede ou piso são algumas das estratégias bem-sucedidas.

A luminária pendente – além de ser muito elegante e possuir um design que remete ao industrial –, traz a iluminação indireta mais indicada para os lavabos. Além disso, o projeto se destaca pela parede com jardim vertical e um espelho com design orgânico (Foto: Mariana Camargo)

Nesta outra proposta, a arquiteta Daniela Funari promoveu o mix entre parede e teto com ripado de madeira e LED embutido. O resultado foi um efeito formidável de luz, textura e volumetria: ares futuristas para o lavabo e uma vibe super instagramável (Foto: Julia Novoa)


Dicas potentes

Por ser um ambiente, muitas vezes sem janelas, é preciso pensar em alguns artifícios para evitar inconvenientes como o mau cheiro, infiltrações e bolor. Uma das dicas mais simples e práticas é incluir odorizadores em pontos estratégicos do cômodo. Quando o lavabo não possui ventilação natural, é recomendado a inclusão de um exaustor para a ventilação forçada do ambiente. 

Abaixo da bancada de apoio, uma estrutura de marcenaria expõe itens decorativo e papel higiênico sobressalente | Projeto Daniela Funari Arquitetura (Foto: Mariana Camargo)


Outra dica potente é investir em revestimentos diferenciados como insertos 3D, ladrilhos hidráulicos, pedras naturais ou porcelanatos que simulam a aparência de mármore.
 

Neste lavabo, a arquiteta neutralizou a aparência sóbria da bancada com cuba esculpida de mármore e saia de 40cm, com a elegância do revestimento com texturas triangulares dourada (Foto: Mariana Camargo)
 

Atribuir uma entrada especial ao lavabo é outra estética interessante a ser adotada, ainda mais quando ele estiver localizado próximo a entrada dos imóveis. Incluir uma marcenaria com as funções de aparador e sapateira evidencia um ambiente remete a um hall de entrada, com um ‘quê’ de praticidade e sofisticação. 

Com a utilização da madeira, com uma tonalidade muito semelhante ao piso, a arquiteta Daniela Funari concebeu uma entrada especial para o lavabo. Ela propôs um móvel de madeira que faz as vezes de sapateira e até de aparador e um fechamento vertical de brises (Foto: Mariana Camargo)

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI
 

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br