00:00
21° | Nublado

Adri Tiezzi apresenta: organização do closet, plantas em casa e mais

Paula Furlan – Personal Organizer (Foto: Arquivo pessoal)

Publicado em 27/05/2020

Começo esta coluna parabenizando todas as mães pela data celebrada no segundo domingo de maio. *Tens o dom divino de ser mãe. Em ti está presente a Humanidade* ( Cora Coralina)

Estamos nos adaptando ao “novo normal”. Além das máscaras e álcool em gel nos adaptamos aos novos formatos. Os eventos, lançamentos e reuniões assumem cada vez mais o formato digital e a tecnologia virou nossa grande aliada.

A casa é a nova protagonista em nossas vidas; passamos a ficar muito mais tempo nela. Aí eu pergunto: o que você mudaria ou sente falta na sua casa?  Então, tive a honra de contar com a colaboração de duas grandes profissionais que tenho grande respeito e admiração. Elas dão dicas que deixarão os nossos dias mais práticos e prazerosos.

Sigo otimista e com a certeza de que o ser humano possui uma capacidade visceral de adaptação, sempre se reinventando. Venceremos mais essa, solucionando um problema de cada vez e dia após dia.

Aproveitem a leitura!

 

Organize seu closet e faça o bem!
Por Paula Furlan – Personal Organizer

A principal dica de organização de closet para este período de isolamento social é investir o tempo no descarte, no desapego. O acúmulo é o grande causador da bagunça. Quanto mais “coisas”, mais trabalho teremos para limpar, cuidar e organizar. Então, esse é o primeiro e mais importante passo dessa transformação! Abra espaço para o novo, renove as suas energias e as energias dos ambientes. As roupas que estão paradas no seu armário, que não fazem mais sentido à sua vida, certamente estão fazendo falta na vida de outras pessoas. Especialmente num momento tão delicado, onde, além da pandemia e de todos as terríveis consequências socioeconômicas provenientes dela, os menos favorecidos também precisam lidar com as baixas temperaturas. Momento mais propício para uma campanha do agasalho não há!

Então vamos lá?

Reserve uma horinha por dia ou mais se tiver disponibilidade de tempo.

Crie o seu momento, coloque uma música gostosa, acenda uma vela aromatizante, tome um vinhozinho, por que não? Traga leveza para esse movimento de autoconhecimento, autocuidado e doação. Procure avaliar todas as peças de roupas com atenção, perceba aquilo que não te traz mais alegria, que não tem mais sentido na sua vida, que não serve mais...

Passo a passo:

- Tenha 4 caixas para separar o descarte:

1) Doação

Sempre peças em bom estado;

2) Conserto

Você poderá até ressignificar peças, transformá-las!

3) Venda

Os sites de desapego estão em alta!

4) Lixo

Peças rasgadas e furadas que não tem conserto

Passe em todas as gavetas e portas, cabide por cabide, abra caixas, jogue fora papéis velhos, cartões de visita, caixas e embalagens vazias.

Descarte medicamentos vencidos, pilhas velhas e eletrônicos em locais de coleta específicos, pois esse lixo contamina o meio ambiente. Feito o descarte, é hora de partir para a organização.

A organização

Organizar o closet não é uma tarefa fácil, mas seja persistente, os benefícios serão tão visíveis e sua vida será muito mais prática, que valerá cada segundo de tempo investido nessas ações: leveza, bem estar e tranquilidade são apenas algumas das sensações maravilhosas decorrentes da organização.

Isso, sem contar com os benefícios mais concretos, como: - economia, pois visualizar tudo o que tem fará com que aproveite melhor cada peça, montando looks mais criativos, fazendo compras mais conscientes;- produtividade – um closet organizado traz agilidade ao se vestir. Imagina todos os dias ficar procurando uma peça e quando a encontra, ela ainda está amassada porque não foi guardada adequadamente? Tempo perdido!

Use as 5 regrinhas básicas de organização:

Crie categorias: separe as peças por grupos: camisas, saias, calças, roupas de ginástica, underwear, pijamas, entre outros;

Crie Setores: “Um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar”. Escolha o local adequado para cada categoria. Roupas que amassam ficam melhores acomodadas em cabides, lingerie e pijamas em gavetas, bolsas e sapatos em prateleiras.
Delimite espaços: com a ajuda de cestos, caixas e divisórias organizadoras;
Identifique os espaços e caixas com ajuda de etiquetas ou rotuladoras, pois, dessa forma, qualquer pessoa poderá acessar ou guardar o que precisar;
Manutenção: não procrastine, não deixe roupas espalhadas se acumularem, pois depois ficará muito mais difícil e demorado para retornar tudo para o seu devido lugar. Para manter a organização é necessário disciplina e força de vontade, mas tenho certeza que quando você experimentar a vida organizada, não vai querer viver de outra forma!

Dicas que amamos:

- Cabides finos ocupam menos espaço no armário

- caso não tenha muitas gavetas utilize cestos organizadores com cava. Coloque-os em prateleiras e organize as seguintes categorias: lenços, acessórios de inverno, roupas de ginástica, biquínis entre outros;

- Nunca guarde suas roupas em sacos plásticos, eles não deixam a roupa respirar, causando o terrível mofo;

- O que não é visto não é usado, por isso não empilhe dentro das gavetas, guarde as peças em formato arquivo ou cascata, deixando um pedacinho de cada peça aparente;

- Se não houver espaço suficiente, faça rodízio de estações, deixando sempre à mão as peças da estação atual. Por exemplo, no inverno, biquínis e saídas de praia podem subir para o maleiro abrindo espaço para malhas, lãs, cachecol;

- Blusas de lã devem ser sempre dobradas, pois no cabide elas deformam;

- Não coloque as blusas regatas penduradas entres a de manga curta ou longa, elas tendem a desaparecer entre os cabides e você acaba esquecendo de usá-las. Coloque todas juntas e organize por cor;

- No cabideiro, organize por categoria, e dentro de cada categoria, por cor;

Colocando essas dicas em prática, tenho certeza que você terá um closet dos sonhos, leve prático e super organizado!

 

Se inspire
Por Ana Trevisan (arquiteta e paisagista)

Nesse novo tempo que estamos vivendo, o contato com a casa tem sido o que temos de mais precioso. A gente desacelerou e passou a olhar com outros olhos tudo que estava ao nosso redor, e a nossa forma de morar, o nosso lar, passou a ter muita importância. Se antes a gente passava mais tempo na rua, agora estamos mais em casa e agradecendo por ter uma morada. Eu mesma estava ausente da minha casa, das minhas plantas e tenho aproveitado esse tempo para (re) conectar.

Ter plantas em casa e dedicar-se a elas nos ajuda a reduz stress, ansiedade e tensão. É uma atividade que impacta positivamente em nossas vidas. Sem contar que sua presença traz mais umidade e absorve os gases, purificando o ar da sua casa.

Separei cinco dicas para quem, como eu, ama o verde, seja dentro de casa, na varanda ou no quintal. Para quem deseja começar sua coleção ou até mesmo dar um “up carinhoso” nas suas plantinhas.

1) Comece devagar: escolhas espécies que exijam poucos cuidados: que tal uma coleção de suculentas ou cactos?

2) Plantas para dentro dos ambientes: invista em giboias, zamioculcas, filodendros, dentre outras;

3) Horta, seja no quintal ou na sacada: sempre uma ótima opção para quem curte alimentação saudável e sustentabilidade;

4) Atenção especial à rega: sempre observar insolação e também as condições do local, lembrando de verificar se a terra está úmida, com o dedo mesmo.

5) Lembre-se: espaço não é problema, pois podemos ter plantas em vidros como os terrários, ou ate suspensas no teto.


Ache o seu cantinho verde!

 

Em Tempos de Isolamento

Algumas empresas têm buscado maneiras de reduzir a falta de contato com amigos e familiares, como a DePoster (aqui de Floripa), que criou a coleção Som No Quadro. Sabe o chorinho do bebê que acabou de nascer, mas os avós não estavam presentes para ouvir, uma música que embalou uma noite marcante com amigos ou um discurso feito na festa de casamento? Então, todas estas experiências sonoras podem se transformar em uma arte interativa para pendurar na parede. Legal, não?!

A criação é descomplicada e pode ser feita por meio de um aplicativo. Para começar, é preciso acessar o site e escolher a opção “crie um quadro agora”. Depois, há três possibilidades para a escolha do som: fazer o upload de um arquivo existente, gravar algo na hora ou então buscar um vídeo disponível no YouTube.

A linha, inédita no Brasil permite transformar qualquer tipo de som em pôsteres personalizados e interativos. Em tempos de quarentena, os quadros ganham uma função ainda mais especial: conectar famílias, amigos e casais.