00:00
21° | Nublado

O mágico Ribeirão da Ilha

Igreja de Nossa Senhora da Lapa – Construída em 1806 (Fotos: Fernando Teixeira) **Clique para ampliar

Publicado em 13/01/2023

Caminhar pelas ruas do Ribeirão da Ilha é como fazer uma viagem ao passado. Seus inúmeros casarões em estilo português dão um charme todo especial a esta que é uma das mais antigas localidades da Ilha de Santa Catarina.

Nesse território de belezas ímpares, as calmas águas da baía sul tocam suavemente pequenas e encantadoras praias, as quais abrigam coloridas embarcações, contrastando fortemente com o verde da densa mata atlântica ali existente. Um povo ainda bastante achegado às suas raízes, enriquece esse cenário de rara beleza.

Se outrora a pesca e a agricultura de subsistências eram as atividades mais corriqueiras, desenvolvidas nesse pedaço encantado de Florianópolis, hoje à estas se incorporaram o turismo, a maricultura e a rica gastronomia ofertada por seus incontáveis restaurantes. Não é à toa que milhares de pessoas, vindas de todos os cantos do país e do mundo, procuram por esse cenário de rara beleza para então desfrutarem de suas delícias e de sua magnifica paisagem.

Casario em estilo português dá um charme especial à localidade


O pôr do sol no Ribeirão da Ilha é algo que encanta e hipnotiza. A cadeia de montanhas logo ali do outro lado do mar, onde este se esconde todos os dias, é um pequeno fragmento do que imaginamos existir no paraíso. Em sua praça mais imponente, situada na Freguesia, ergue-se a linda igreja dedicada à Nossa Senhora da Lapa.  Construída no início do século XIX, é sem dúvida uma das relíquias da arquitetura religiosa da Ilha de Santa Catarina, conservando em seu interior várias imagens sacras, destacando-se entre elas a da Santa Padroeira.

Os filhos dessa terra, em sua maioria de descendência portuguesa, carregam consigo uma forte religiosidade, que se traduz na devoção ao Divino Espirito Santo e aos Santos padroeiros, das diversas comunidades que compõem este distrito. As festividades, quase sempre abrilhantadas pela centenária banda da Lapa, são carregadas de forte simbolismo e organizadas pelas antigas irmandades formadas por mulheres e homens da localidade, que se esmeram em ofertar aos fiéis, variadas atividades religiosas e gastronômicas.


O por do sol no Ribeirão, encanta e hipnotiza

 

Ações como esta, auxiliam no fortalecimento dos laços de união de toda a comunidade. No período carnavalesco, cabe ao tradicional bloco do Zé Pereira, animar as ruas da Freguesia. Criado por moradores locais, passou nos últimos anos a ser frequentado por milhares de pessoas, vindas de todos os cantos. Apesar de sua importância como elemento de diversão, este tem provocado alguns desconfortos à comunidade ali residente, haja vista a ausência de uma adequada infraestrutura que permita a realização de um evento em grande escala, como vem se demonstrando.

Há alguns anos, no período em que se comemoram as festas natalinas, uma atividade que tem recuperado força é o Terno de Reis. Esta festividade que resgata aspectos da cultura, da história e das tradições dos primeiros colonizadores portugueses que aqui chegaram, relembra a façanha dos três Reis Magos que atravessaram todo o oriente à procura do menino Jesus, a fim de presenteá-lo com ouro, incenso e mirra.

As pequenas praias e suas coloridas embarcações

Um grupo de abnegados músicos locais, instrumentistas e cantores, vem a cada ano reunindo um grande número de seguidores, os quais percorrem ruas e casas da Freguesia entoando cânticos que possuem estreita relação com o significado dos festejos. Assim segue a vida no Ribeirão. Mesmo que envoltos nos afazeres do dia a dia, seus moradores parecem querer que o tempo passe mais devagar. Sabem que a velocidade que caracteriza o “progresso”, pode lhes afastar de suas raízes.

Reconhecem que sua grande riqueza está na preservação da memória e no culto às suas encantadoras tradições. Nutri-las é sinônimo de vida longa e feliz ao mágico Ribeirão. Que assim seja.        


Terno de Reis, uma tradição que resiste ao tempo

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI
 

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br