00:00
21° | Nublado

Morada para o casal, mas com a individualidade preservada
Projeto de interiores precisa considerar o lado pessoal de cada um

Um closet para chamar de seu: essa foi a proposta realizada no projeto deste dormitório. No espaço reservado para o closet, cada porta contempla o espaço de cada um, resolução que não interfere na organização e elimina as reclamações que um atrasa o outro no momento de se arrumar (Foto: Fabio Jr Severo) **Clique para ampliar

Publicado em 22/11/2023

Na tão falada ‘arte da convivência’ dentro dos relacionamentos, muitos ambientes de casa costumam ser polêmicos... Há sempre quem ocupe mais espaço ou aquele que não consegue se acostumar com a bagunça do outro. Mas, ao invés do casal sempre contar com uma estrutura única a ser compartilhada, que tal investir na possibilidade de cada um ter um cantinho para chamar de seu?

Na arquitetura de interiores, a profissional Cristiane Schiavoni acredita nessa receita e busca oferecer soluções para os moradores que, embora vivam juntos, compartilham de hábitos diferentes. “Em áreas de lazer isso não é um problema, mas quando o jeito de ser, os horários de trabalho e descanso não são os mesmos, é interessante pensar em opções que preservem a individualidade, mas sem interferir na conexão entre os dois”, analisa. 

Mas como executar essas divisões, dentro de um mesmo cômodo, sem descaracterizar? Acompanhe as inspirações de projetos realizados pela arquiteta: 

Dormitórios: 



Neste projeto, a arquiteta quebrou padrões e realizou um cantinho da TV, ao invés do costumeiro painel com o eletroeletrônico que costuma ficar na frente da cama. Assim, enquanto um desfruta de bons sonhos, o outro, que está sem sono, pode assistir sua programação preferida, sem atrapalhar com o barulho. E como as atividades funcionam ao mesmo tempo? Uma porta de correr separa o espaço da cama e da TV (Fotos: Carlos Piratininga)
 

Para a arquiteta Cristiane Schiavoni, não há uma regra para projetar espaços separados no mesmo ambiente. Seu entendimento é pautado na maneira como ela capta o funcionamento da rotina do casal e as necessidades que eles têm como indivíduos e parceiros. “Eu A-M-O pensar em tudo, ouvir os gostos e aquilo que cada cliente gostaria de ter. Com esses desejos, estudamos o projeto para proporcionar as melhores respostas”, detalha sobre sua forma de trabalho. Ainda de acordo com ela, na combinação entre aconchego e praticidade, o grande desafio é sempre manter essa sensação para os dois.

Pets em apartamentos: Saiba como montar um ambiente pet friendly 

Com o retorno das penteadeiras no décor de interiores, a profissional relata que esse é um pedido recorrente de muitas moradoras por dois motivos: tanto em função desse momento especial para elas, como para não evitar indisposições com seus parceiros por demorarem mais tempo para se arrumarem no banheiro. “Separando um cantinho no dormitório ou mesmo no closet, a rotina fica mais leve e prática”, argumenta a profissional.


Além da sensação de ter um espaço dedicado ao autocuidado, a penteadeira no dormitório evita que a moradora precise passar um tempo maior no banheiro durante suas rotinas. Nesse projeto, foi considerada uma pequena peça, projetada pela arquiteta, e posicionada próximo à cama (Foto: Fábio Severo Jr )

 

Closets 

Se existe algo que mantém a paz – ou causa conflitos – em qualquer ambiente, é a organização. Ao projetar o guarda-roupas ou closets, Cristiane considera imprescindível avaliar as demandas de cada um e distribuir o espaço de maneira justa. 

 


Além de personalizar um espaço para cada um no closet, a arquiteta conseguiu conciliar um espaço separado para os moradores. Além do vão para as roupas, nas extremidades do dormitório ela ainda incluiu sapateiras individualizadas. Ao lado, ela demonstra os locais reservados para o marido e a esposa (Fabio Severo Jr)

 

Banheiro Senhor e Senhora

Em muitas ocasiões, a área do imóvel não comporta, mas uma possibilidade eficiente é estruturar a planta baixa para comportar dois banheiros: o senhor e o senhora.


Porcelanato que simula o mármore, metais dourados, chuveiro e teto, box e uma banheira freestanding (Foto: Carlos Piratininga)

 


Para o marido, um décor mais sóbrio e conciso atende o dia a dia do morador (Foto: Carlos Piratininga)

Da redação

 

 

Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045