00:00
21° | Nublado

Living Entre Laços tem inspiração na infância e na conexão
Arquiteta Bárbara Ramos acessou memórias remotas da infância para criar ambiente na mostra

Os diferenciais desse projeto estão na sua concepção, mostrando que o belo existe na simplicidade das linhas (Foto: Lio Simas) **Clique para ampliar

Publicado em 28/09/2023

A arquiteta Bárbara Ramos acessou as memórias mais remotas da infância, quando frequentava a casa de madeira dos avós, para criar o Living Entre Laços e “reimaginar essa conexão em um ambiente contemporâneo”. Este vínculo especial, tanto de sua relação familiar quanto com a matéria-prima, pode ser conferido até o dia 29 de outubro no antigo Hotel Maria do Mar, onde ocorre a CASACOR Santa Catarina - Florianópolis 2023.

Em ambiente inundado pela luz do sol - e com a vista privilegiada para a natureza -, Bárbara projetou um espaço com as salas de estar e de jantar a partir de linhas simples e formas orgânicas e basicamente composto por duas cores. Sem deixar de lado o conforto e a elegância.

“Os diferenciais desse projeto estão na sua concepção, mostrando que o belo existe na simplicidade das linhas. O living, mesmo minimalista e no tom preto e branco, é aconchegante e acalma quando entramos. É um respiro nos dias agitados, onde precisamos parar e relaxar. Mostra também que não precisamos de itens supérfluos, mas sim de peças que tenham seu devido valor no espaço”, descreve Bárbara.


CASACOR SC: Pub destaca os elementos do rock'n'roll

A madeira ebanizada, protagonista do ambiente, ocupa o piso e as paredes, fazendo contraponto com outros elementos, como a poltrona Ramona, de André Grippi, a cadeira Bruta, de Roberta Banqueri, o banco BO, de Zanini de Zanine e a mesa Lateral Vidro, de Guilherme Wentz.



Sobre o bar embutido na parede em madeira e pedra, a arquiteta aponta a visibilidade das prateleiras aéreas e não do volume do móvel em si: “Gosto muito de destacar o que realmente interessa e quando tem algo mais funcional, mimetiza com a arquitetura. Essa mesma alternativa é usada nos nichos ao lado da sala de estar”.

Para a sala de jantar, pensada como um cenário de união para muito mais do que as refeições, uma mesa em madeira, também em preto, foi concebida fugindo dos formatos tradicionais. Seu design permite que todos os frequentadores possam se ver e interagir, “potencializando a conexão entre as pessoas”. Entre as obras de arte selecionadas estão as assinaturas de Macaparana, Ricardo Homem, Marcos Siqueira, Henrique Savas e Ana Montez.

E fazem parte dos parceiros da arquiteta Barbara Ramos na CASACOR Santa Catarina -
Florianópolis a Deca, Figo, Oriente-se Tapetes, Ornare, Ouse Iluminação, Pangea Decor,
Roque Kremer Madeiras, SC Lareiras, Studio Ambientes e Tintas Coral.

Da redação
 

Para a capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045