00:00
21° | Nublado

Cores, formas e alegria: a magia do décor para os pequenos
A criação de ambientes, a partir da perspectiva infantil, contribui para a identificação, acolhimento e identificação da criançada

Arquitetas assinaram esse dormitório para uma criança que sonha em ser astronauta. Um grande adesivo de parede ressalta essa paixão de forma lúdica e prática e, na marcenaria, nichos coloridos organizam os brinquedos, deixando tudo à mão (Fotos: Eduardo Pozella) **Clique para ampliar

Publicado em 08/11/2023

A chegada do Dia das Crianças inspira não só a compra de presentes e uma programação repleta de brincadeiras. Para papais, mamães e responsáveis, é também uma oportunidade para repensar os espaços que elas desfrutam em casa. A arquitetura de interiores busca sempre explorar o acolhimento e ludicidade nos ambientes para que os pequenos tenham a oportunidade de explorar a imaginação, o aprendizado e a diversão.  

Dormitórios encantadores, brinquedotecas funcionais e áreas adaptáveis para brincadeiras criativas são possibilidades exploradas em projetos inspiradores para diferentes faixas etárias ou uma concepção pronta para acompanhar o crescimento da criança. Veja uma seleção de destaques realizadas para público mirim:

Uma atmosfera de sonho  

A decoração de um quarto de bebê e crianças de colo é uma tarefa que envolve cuidado, criatividade e muito carinho. Confira as ideias inspiradoras que transformam o espaço em um oásis repleto de conforto, amor e imaginação.  

Nessa proposta montessoriana, as arquitetas Ieda e Carina Korman adicionaram a cama em forma de casinha e a pintura no teto que desenha nuvens nas paredes. Para o conforto de não colocar os pezinhos descalços no chão, um tapete foi adicionado. Destaque também para a mesinha e as prateleiras de livros na altura da moradora (Projeto Korman Arquitetos| Foto: Divulgação)

 


Sem precisar executar uma grande reforma, a arquiteta Claudia Yamada, sócia de Monike Lafuente no Studio Tan-gram, propôs soluções pontuais e simples para conceber um ambiente confortável, aconchegante e com detalhes que deixam o dia a dia mais prático para as atividades funcionais — tanto para o bebê, quanto para a família (Projeto Studio Tangram| Foto: Estúdio São Paulo)

Magia e diversão para meninas e meninos 

A infância é uma época mágica, repleta de imaginação e curiosidade e, nesse contexto, o quarto das crianças desempenha um papel fundamental. A decoração divertida é uma forma maravilhosa de estimular essa fase e transformar um espaço comum em um mundo de aventuras, criatividade e aprendizado. 

Projeto Paiva e Passarini Arquitetura | Fotos: Xavier Neto 

Neste dormitório assinado pela dupla de arquitetas Vanessa Paiva e Claudia Passarini, do escritório Paiva e Passarini Arquitetura, o objetivo foi incentivar a autonomia da criança para que ela possa, sozinha, descer da cama, pegar os brinquedos e até escolher suas roupinhas. A marcenaria da cama parece uma cerquinha e a parede onde está a porta do banheiro simula uma casinha. 

Projeto Spaço Interior| Fotos: Kadu Lopes 

Com uma proposta imersiva, o escritório Spaço Interior propôs um quarto radical composto por diversas possibilidades e brincadeiras. Junto com os suportes que acomodam os livrinhos, um espaço reservado para a coleção de bolas de futebol e outro para os bonecos de ação, o décor também ganhou uma parede de escalada! A proposta foi explorar a imaginação com um grande espaço central e circulação fluída. 

Projeto Pietro Terlizzi Arquitetura| Fotos: Guilherme Pucci 

Para que desde cedo as crianças dessa casa pudessem aprender sobre a importância de compartilhar e respeitar espaço do outro, o arquiteto Pietro Terlizzi projetou este amplo dormitório com 3 camas. O destaque principal é lousa-cama, um móvel reclinável na vertical que, quando ‘guardada’, se transforma em uma enorme lousa para desenhar. O piso em assoalho de madeira maciça cumaru foi escolhido por auxiliar no abafamento de som (acústico) do ambiente, além de ser é ideal para as crianças brincarem descalças. 

Projeto Cristiane Schiavoni Arquitetura| Fotos: Carlos Piratininga 

A arquiteta Cristiane Schiavoni se inspirou na temática de gatinhos, pois a moradora mirim é apaixonada pela felina de estimação da família. Por estar alcançando a fase de pré-adolescência, nota-se que a estrutura foi realizada para acompanhá-la em seu crescimento em função das dimensões da cama, a bancada de estudos (que também é uma penteadeira) e os nichos instalados na parede ao lado da cama. “Quando ela passar dessa fase, é muito fácil: basta uma simples troca papel de parede e a coleção de brinquedos disposta na marcenaria”, enfatiza a profissional. 

Criando ambientes adaptáveis para brincadeiras  

No mundo em constante evolução, adaptar a casa para atender às necessidades das crianças é uma tarefa gratificante e essencial. As brinquedotecas oferecem não só o lazer, mas também a tranquilidade para os responsáveis e uma área segura para o aprendizado e crescimento dos filhos. 

Projeto Patricia Penna Arquitetura e Design |Fotos: Leandro Moraes 

A arquiteta Patricia Pena elaborou uma marcenaria inteligente, colorida e repleta de nichos para a organização dos brinquedos. A essência recreativa dessa brinquedoteca é percebida pelas cestas de palha em formato de girafas e os pufes de lhama e rinoceronte. O chão ganhou um grande tapete com desenhos de macaquinhos. 

Projeto Korman Arquitetos |Foto: Gui Morelli 

As profissionais do escritório Korman Arquitetos adaptaram este cômodo do projeto em um quarto de brincadeiras. Com uma paleta de tons claros e detalhes em rosa, as prateleiras são propícias para acomodar a coleção de bonecas. 

Da redação

Leia mais:

Funcionalidade: Soluções de marcenaria fazem mágica em apê compacto

 

 

Para a capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045