00:00
21° | Nublado

Convite a viver num ritmo Slow
Ambiente provoca a pensar no ritmo do cotidiano e nas prioridades da vida

A cor eleita como pano de fundo é o ocre, que tem a ver com as experiências acumuladas nas viagens, exposições de arte, feiras e visitas a museus (Fotos: Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 14/06/2023

O tema "Corpo & Morada", que inspira a criação do elenco CASACOR em todo o país, tocou em cheio a arquiteta Gabriela Herde. Após o nascimento da primeira filha e três edições realizadas sem participar do evento, a profissional sentiu vontade de criar um ambiente para falar das mudanças que ocorreram no período vivido.

"A maternidade me trouxe um novo olhar sobre a vida, e isso refletiu em todas as áreas, inclusive no meu lar, onde sento com minha filha no chão para brincar e não vejo o tempo passar, bagunçamos a casa, dançamos, cantamos, relaxamos, enfim, vivemos o presente! 

As pessoas estão se renovando e se conscientizando de que nós não somos, nós apenas estamos. É um grande movimento mundial em que procuramos viver o presente, os processos, o tempo das coisas, onde estamos aprendendo a valorizar o que tem história, o que é feito à mão, o que é nacional. Eu acho essa reflexão muito bonita e diz muito sobre nosso estilo de trabalho no escritório", conta Gabriela.

Para compor o "Slow Living", ambiente de 80 metros quadrados que marca pela terceira vez a presença do seu escritório - com sede em Itapema - na mostra catarinense, a arquiteta rodou as principais feiras do setor no país e também em Milão. O garimpo começou na principal feira de revestimentos que ocorre em São Paulo. Por lá, Gabriela ficou atenta aos lançamentos da indústria para apresentar no living. 

Morada Samar: Ambiente apresenta a essência do lar

"Todo o mobiliário solto ainda será lançado, o público poderá conhecer em primeira mão, numa espécie de pré-lançamento. Fizemos um trabalho incrível, com uma grande curadoria em equipe, para chegar nesse resultado. Como no caso dos revestimentos. Fiz questão de apresentar novidades", destaca.

A cor eleita como pano de fundo é o ocre, que tem a ver com as experiências acumuladas nas viagens, exposições de arte, feiras e visitas a museus. "A cor embala todo o resultado de experiências vividos nos últimos três anos. A partir do tom, desdobramos as combinações em diversas nuances. Também trago como referência a paleta das construções das costas italianas e francesas", complementa. 


Tapete "Ciclos" ganha protagonismo no ambiente

Outra peça com protagonismo no Slow Living é o tapete desenhado em coautoria com a designer e artista Cassia Mallmann. O produto piloto chamado de "Ciclos" delimita a sala, mas não só. A dupla utilizou a superfície para contar a história do processo vital do ser humano, do embrião até a maioridade. "O tapete já morava em nossos sonhos muito antes dessa mostra. Projetamos uma peça em formato orgânico e leve, de maneira que você possa brincar com as manchas e adequá-las ao layout de cada ambiente, pois elas vêm soltas para ser componível e flexível. Assim como temos que ser na vida".

Para aflorar os cinco sentidos

Gabriela se apropriou de todas as possibilidades para sensibilizar o público visitante. Já na entrada do Slow Living, recomenda até que as pessoas retirem os calçados, para que a planta dos pés - em contato com o chão - perceba o piso, as texturas naturais empregadas, o carpete em juta e a tapeçaria em palha. 

A madeira também tem forte presença na composição, envelopando as paredes e teto, com efeito arredondado nos cantos. Detalhe que reforça a sensação de fluidez, aconchego, memória afetiva e amplitude. A arquiteta ainda remete o uso do material à vida simples no campo. 

A iluminação foi pensada para criar uma atmosfera cênica e dramática. A arquiteta selecionou o modelo embutido "Downlight" para chegar ao efeito desejado. Já as obras de artes reservam um capítulo à parte.  Pintadas à mão por dois artistas convidados da região, a tela Cavalo com assinatura de Evandro Karvat, aborda a simbologia e força do equino.  O grande mural instalado na parede oposta é trabalho do artista Júnior Faquinha, que recebeu carta branca para criar conforme o conceito do espaço. 


 Arquiteta Gabriela Herde
 

Todo o mobiliário e objetos de decoração foram escolhidos em São Paulo, onde a arquiteta esteve mais de uma vez pesquisando nos principais eventos do segmento. Nortearam as apostas no Slow Living as peças produzidas "MADE in BRASIL", a partir de técnicas manuais e artesanais que seguem o conceito "Slow Design".

A CASACOR/SANTA CATARINA fica em cartaz no The Spot One de 8 de junho a 23 de julho, e funcionará de terça a sábado, incluindo os feriados, das 13h às 21h. E nos domingos das 13h às 19h. 

SERVIÇO:

O que: CASACOR/ SANTA CATARINA - Balneário Camboriú

Aberta ao público: 8 de junho a 23 de julho

Horário de funcionamento:

De terça a sábado - incluindo feriados - das 13h às 21h

Aos domingos das 13h às 19h.

Onde: The Spot One, anexo ao Balneário Shopping

Endereço: Avenida Santa Catarina, 1 – Estados, Balneário Camboriú

Acesso à mostra:  Piso L2 do Balneário Shopping

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br