00:00
21° | Nublado

Compromisso ambiental com atitudes ESG são novos pilares
Construtora destaca importância de compromisso ambiental e atitudes ESG em empreendimentos

A presença de vegetação nos topos dos edifícios não é apenas uma inovação arquitetônica, mas uma declaração visível de atenção ao equilíbrio ecológico

Publicado em 14/02/2024

O tema sustentabilidade tem se tornado algo cada vez mais relevante para a maioria dos segmentos, incluindo a construção civil. Dados do estudo ESG na Prática, divulgado no final de 2022 pelo Centro de Tecnologia e Edificações (CTE) e pela Abrainc (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), indica que 71% das empresas do setor imobiliário cumprem ações de ESG (Ambiental, Social e Governança), enquanto 29% estão em fase de implementação.

A WKoerich reforça o compromisso com práticas sustentáveis, integrando valores sólidos em seu DNA corporativo. A empresa, referência no setor imobiliário, não apenas constrói imóveis, mas insere às comunidades formas de consciência ambiental. As iniciativas voltadas para o meio ambiente não são apenas uma resposta à crescente demanda por responsabilidade social, mas sim uma expressão genuína de valores que permeiam cada projeto da WKoerich.

 

Valorizando a natureza

Um dos destaques notáveis é a implementação do teto verde no novo empreendimento da marca, o Costa Azul Clube Residencial. A presença de vegetação nos topos dos edifícios não é apenas uma inovação arquitetônica, mas uma declaração visível de atenção ao equilíbrio ecológico. “Mais do que uma estética contemporânea, o teto verde é uma prova tangível do nosso compromisso com a sustentabilidade”, explica Guilherme Salgado, engenheiro civil. “A WKoerich reconhece a importância de criar espaços urbanos que coexistam harmoniosamente com a natureza, contribuindo para a redução do calor nas áreas urbanas e promovendo uma biodiversidade local.” 

O uso de tetos verdes em empreendimentos oferece diversas vantagens que vão além da estética, proporcionando benefícios ambientais e econômicos significativos. Essa prática sustentável contribui para a redução do impacto ambiental ao promover a absorção de dióxido de carbono, melhorar a qualidade do ar e criar habitats para a fauna urbana. Além disso, os tetos verdes atuam como isolantes térmicos, regulando a temperatura interna dos edifícios, o que resulta em economia de energia para refrigeração e aquecimento. Essa eficiência energética, aliada à capacidade de reduzir as ilhas de calor urbanas e controlar o escoamento pluvial, faz dos tetos verdes uma escolha sustentável para empreendimentos, promovendo uma integração harmoniosa entre a infraestrutura construída e o meio ambiente.

 

Preservação da água

O reaproveitamento da água da chuva é mais uma medida realizada pela trajetória sustentável da construtora. “Vemos a água não apenas como um recurso, mas como um tesouro que merece ser tratado com respeito. A captação e reutilização da água da chuva em alguns de nossos empreendimentos não apenas aliviam a demanda sobre os recursos hídricos tradicionais, mas também reforçam nossa posição de líderes comprometidos com o futuro sustentável”, conta Salgado.

A reutilização da água da chuva apresenta inúmeras vantagens, destacando-se como uma prática sustentável e eficaz na gestão dos recursos hídricos. Ao capturar e armazenar a água da chuva, é possível reduzir a dependência de fontes convencionais, como água potável, para atividades que não exigem sua qualidade mais elevada, como irrigação de jardins e descarga de vasos sanitários. Essa medida não apenas conserva os recursos hídricos limitados, mas também contribui para a mitigação de inundações, ao diminuir a carga nos sistemas de drenagem urbana. Além disso, a reutilização da água da chuva implica em benefícios econômicos, uma vez que reduz os custos associados ao tratamento de água potável para usos não potáveis. No quesito ambiental, a prática também pode ajudar a preservar ecossistemas locais, pois diminui a extração de água de fontes naturais. Assim, a reutilização da água da chuva representa uma estratégia efetiva e sustentável para a gestão responsável dos recursos hídricos, contribuindo para a construção de comunidades mais resilientes e ecologicamente equilibradas.

“Ao colocar em prática essas medidas, a WKoerich não está apenas construindo imóveis, mas está erguendo pilares para um futuro mais sustentável. Essa abordagem alinhada aos princípios ESG reflete os valores fundamentais da empresa, reforçando seu compromisso não apenas com seus clientes, mas com as gerações futuras e o planeta que todos chamamos de lar”, finaliza Guilherme

Da redação

Para mais notícias, clique AQUI

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!