00:00
17° | Poucas Nuvens

Coluna Mário Pinheiro - 2ª quinzena de abril/2017
É preciso saber sambar

(Foto: Divulgação)

Publicado em 24/04/2017

Os meses de março e abril marcam fortemente o universo da arquitetura, decoração e engenharia, pois nesse período se concentram a grande maioria de feiras ligadas a essas áreas. Feiras como Expo Revestir, Feicon, I Salone, Exposhop, entre outras, atendem uma demanda imensa na renovação e qualificação do mercado e seus profissionais mais atuantes.

Mesmo com a grande movimentação e evidência voltada para esses eventos, o nosso foco está direcionado para o novo programa da Prefeitura de Florianópolis “Agiliza Floripa”. Seu objetivo é aprovar os projetos arquitetônicos com mais rapidez e agilidade, fazendo com que retomemos o nosso poder de construção civil, geração de empregos e demandas no setor.

Florianópolis começa a ver que não é mais criança e passa a pensar como cidade grande. Porém, junto ao seu crescimento vêm os grandes problemas (aumento de índice de assassinatos, paredes pichadas, trânsito e mobilidade complexa), e a necessidade de bons gestores. O exemplo é a cidade de São Paulo, que contará com as soluções do maior arquiteto e urbanista do Brasil, Jaime Lerner.

A grande lição que fica neste momento é ”saber sambar” apesar de todas as dificuldades de gestão em nosso país e nas nossas prefeituras. Percebe-se que os novos gestores da Capital começam a dominar as questões e tomar as rédeas da herança que lhes foi entregue, apesar de todo o repertório de problemas. A roda começa a girar de maneira concreta e com claras intenções de fazer Florianópolis brilhar novamente.

Cidade Linda 

Uma das maiores cidades do país, através da iniciativa de seu novo prefeito, João Doria, contrata o arquiteto e urbanista Jaime Lerner para um projeto onde a prefeitura prevê a requalificação do centro da cidade. Isso só foi possível por meio de uma parceria da administração municipal com a iniciativa privada e faz parte do planejamento do projeto “Cidade Linda”.

Criação catarinense

Já é o quarto ano consecutivo que a Sollos, que tem como diretor criativo o premiado designer catarinense Jader Almeida, abre as portas da mostra "Good News from Brazil", em território milanês. A participação na principal semana de design do mundo, a Milan Design Week, que ocorreu este ano de 04 a 09 de abril, em Milão na Itália, faz parte dos planos de expansão e internacionalização da marca. E neste tempo solidificou parcerias e presença em endereços importantes de alguns pontos do globo como Inglaterra, Austrália, EUA e em breve também Portugal. 

Novos mercados 

Enquanto muitos arquitetos se deslocam para a tão afamada Feira I Salone de Milão, outros alçam vôos em busca da qualificação de sua atuação em novos mercados. Em visita à Feira Exposhop 2017, o arquiteto Ricardo Bragaglia e seu filho também arquiteto, Leonardo Bragaglia, trouxeram muitas novidades para aumentar o seu repertório e qualificar os seus projetos no ramo supermercadista.

 


Sobre o autor

Mário Pinheiro

Colunista do Caderno de Arquitetura e Decoração do Imagem da Ilha


Ver outros artigos escritos?