00:00
21° | Nublado

Chuvas intensas e alagamentos? A arquitetura pode contribuir com algumas soluções
Biofilia e infraestrutura verde: corredores verdes e azuis, descanalização de rios, telhados verdes e jardins de chuvas são algumas delas

Os corredores verdes conectam as áreas verdes da cidade, por meio de paisagismo, ampliando a região permeável (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 31/08/2023

Nos dias de chuvas intensas, com níveis pluviométricos altíssimos, não é difícil verificar alagamentos e inundações nas grandes cidades. Mas há algumas soluções arquitetônicas e urbanas que podem auxiliar na melhoria da qualidade de vida das pessoas, com intervenções na infraestrutura e no suporte nessas situações.

Com essa nova realidade se consolidando pelo mundo, os profissionais devem estar preparados para suprir essas demandas. Conhecer sobre as ferramentas e tecnologias mais inovadoras e sustentáveis, como a infraestrutura verde e as soluções baseadas na natureza, é primordial. “Os profissionais que tenham essa capacidade técnica, seja para a escala da cidade, seja para a escala da edificação, vão conseguir se preparar para essa grande revolução urbana que vivemos e serão agentes de transformação”, afirma Adriane Savi, coordenadora do Architecture Experience Program (AEP), do curso de Arquitetura e Urbanismo integral da FAE Centro Universitário. 

Uma dessas ideias inovadoras é o conceito das cidades biofílicas, ou seja, “pensar” a cidade a partir de soluções baseadas na natureza. Como explica Adriane, a infraestrutura verde contribui para uma cidade mais sustentável e saudável, e essas soluções podem trazer algo tão importante quanto a sustentabilidade: a segurança dos seus moradores em várias esferas da vida.

Mais moderno e funcional: Grandes mudanças sem grandes reformas

Outra alternativa é a criação de corredores verdes e azuis. Os verdes conectam as áreas verdes da cidade, por meio de paisagismo, ampliando a região permeável. “O que gera benefícios, tanto para a fauna, que consegue circular melhor nesses caminhos, quanto pela absorção da água da chuva. Além disso, há a melhora do microclima local, pois com o corredor verde você passa a ter mais áreas permeáveis e o processo de evapotranspiração acaba mexendo no ciclo hídrico, auxiliando na retenção de boa parte dessa água, além, claro, de criar parques lineares para a população”, explica a professora. 

Já os corredores azuis estão relacionados à descanalização dos rios e revitalização dessas áreas. “Quando os rios são criados, temos um nível de permeabilidade do solo diferente; com o crescimento das cidades e dos centros urbanos, há uma mudança nesses níveis, passamos a ter prejuízos nas absorções de água e as galerias de água pluvial ficam saturadas”, explica. 

Mais um caminho possível é a aplicação de soluções de infraestrutura verde, que utiliza elementos da natureza para resolver questões de infraestrutura. Um exemplo é a criação de jardins de chuva, que têm a função de reter essa água e tornar a infiltração mais lenta ‒ uma solução mais simples. A professora faz um alerta: “Precisamos renaturalizar as nossas cidades para de fato pensar em cidades mais resilientes com relação às questões climáticas. Se não fizermos isso, traremos soluções paliativas, ou seja, faço engordamento do meu sistema de água pluvial e daqui a pouco ele passa a não dar conta”.

Da redação

 

Para mais notícias, clique AQUI

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp