00:00
21° | Nublado

CASACOR SC abre as portas neste domingo, 17
Evento acontece no antigo Hotel Maria do Mar, no bairro João Paulo

A arquiteta Andressa Venturini estreia nesta edição com a Suíte Pele, mantendo a essência do antigo Hotel Maria do Mar. Inspirada nas tonalidades da pele, criou um ambiente elegante e aconchegante para descansar e ainda observar - através das janelas emolduradas de madeira - aquele que é um dos pores do sol mais bonitos de Floripa (Foto Mariana Boro)

Publicado em 17/09/2023

Uma história que marcou a memória dos moradores de Florianópolis, e também as férias de turistas no litoral catarinense. O antigo Hotel Maria do Mar, fundado em 5 de fevereiro de 1981, pelo casal Ivone Maria da Silva Pereira e Rubens Carlos Pereira é o palco da versão 2023 do mais concorrido evento de decoração do País.

Neste domingo, 17, acontece a abertura oficial da CASACOR/SANTA CATARINA no antigo Hotel Maria do Mar, no bairro João Paulo, em Florianópolis. O evento dá espaço para as criações pautadas no tema "Corpo & Morada", que conduziu o processo criativo dos profissionais. 

O elenco apresenta 32 ambientes no roteiro com propostas para projetos residenciais, comerciais, instalações artísticas, arquitetônicos e paisagismo. Uma diversa e potente cartografia de afetos que expressa lembranças, subjetividades, modos de pensar e ocupar os espaços e as relações cotidianas que surgem a partir da convivência. 

Para dar um gostinho do que esta edição "Corpo & Morada" irá apresentar durante os 45 dias de evento, revelamos alguns SPOILERS (detalhes das peças). Mas garantimos que a surpresa  com o que foi criado e produzido pelos arquitetos será enorme. 


A Casa Brisa, do arquiteto Gabriel Bordin, aposta numa planta fluida e integrada que emoldura a vista para o mar (Foto: acervo pessoal)


Os arquitetos Aline Martins e Michael Zanghelini assinam a livraria oficial da mostra, chamada de "Bleu, Espaço de leitura". Um espaço para exaltar a variedade e beleza dos livros (acervo pessoal)


Um "Mergulho Sensorial", literalmente, é a proposta de estreia do escritório BCH Arquitetos, que tem à frente as arquitetas Betina Chede e Talita Coral. As profissionais criaram uma praça lúdica, cheia de texturas, materiais naturais, flores e obras de arte criadas especialmente para a narrativa (Foto: acervo pessoal)


O escritório Boulevard Arquitetura - da dupla Barbara Soldi e Laura Floriano -, explora a beleza do mar, as memórias afetivas e curvas orgânicas no ambiente Âmago


No "Jardim Paraíso", projeto da arquiteta Franciny Koch, explora o verde abundante do Hotel Maria do Mar, com uma composição bastante harmoniosa pautada por elementos naturais (Foto: acervo pessoal)


O duo Chris Lago e Gabriel Hering cria uma versão para a loja de aromas intitulada "Um Oásis Tropical".  Evocando a frescura da vegetação presente, por meio da escolha dos materiais, a proposta é oferecer uma experiência olfativa para os visitantes (Foto: acervo pessoal)


O "Loft Coragem Bell Arte", traz um universo de cores vibrantes que marca a parceria da arquiteta Eduarda Werner com a Bell’Arte (Foto: acervo pessoal)


O PUB Confraria do Chopp Honesto by Arcelor Mittal está de volta à mostra com o quinteto André Lima, Beto Gebara (Gebara & Filártiga Arquitetos), Luiz Fernando Zanoni , Mario Pinheiro e Ricardo Fonseca (PSF Arquitetura) e Wagner Barreiro. Eles prometem um lugar para recarregar as energias e se divertir. Os 10 anos da Confraria também são motivo de celebração. A cobertura do bar e pratelerias é feita com vergalhões de aço moldados para formar a estrutura. (Foto: acervo pessoal)


Uma homenagem à Vó Manoela. A arquiteta Giovanna Ghisleni materializa um sonho pessoal da matriarca, reunindo todos os desejos numa proposta afetiva para o banheiro (Foto: acervo pessoal)

 


O Studio Guilherme Garcia assina o Loft ORIGENS, valorizando o design nacional de uma forma singular (Foto: acervo pessoal)


O escritório Kaz4 Group expressa a contemporaneidade de uma galeria de arte atual "K4 Art Gallery" com exposição eclética de artistas internacionais e nacionais, representando os símbolos do pluralismo artístico (Foto: acervo pessoal)


A arquiteta Bárbara Ramos destaca o protagonismo da sala de estar e jantar no Living Entre Laços. Assumindo o ambiente como o coração da casa, onde os afetos desabrocham (Foto: acervo pessoal)


O Grupo Le Nôtre contempla a beleza da paisagem no "Terraço Floema", incentivando a conexão dos visitantes à natureza circundante (Foto: acervo pessoal)


A designer de interiores Jeane Silva estreita a distância entre o litoral catarinense e a serra mineira. A suíte "Mar e Montanha" tem versatilidade na planta para ser construída nas duas paisagens, tendo como elemento comum a cultura açoriana (Foto: acervo pessoal)


A arquiteta Mariana Maisonnave desbrava a cena às margens do João Paulo, na Casa C(Alma). Sua estética delicada e leve, valoriza a explosão de cores pinceladas pela Natureza (Foto: acervo pessoal)


O arquiteto Michael Zanghelini apresenta a "Casa da Floresta", recheada de memória, arte e tecnologicamente conectada, é uma casa inteligente com personalização facilitada para os moradores (Foto: acervo pessoal)


As arquitetas Nicole Oliveira Arquitetura e Interiores + Jandyra Zanella Escritório de Interiores assinam a "Sala de Vestir Rostos".  Com o objetivo ser palco de encontro de pessoas que vislumbram a arte no cotidiano, de forma leve, lúdica e sem perder a elegância (Foto: acervo pessoal)


O "Espaço BIO" é criação do Solidez Engenharia + Rosa Marimon. Apostando no conceito de biofilia como "amor pela vida", o ambiente promete despertar boas emoções (Foto: acervo pessoal)

 


O escritório RCK Integradas, de Carolina Pellenz e Rafael Kreusch, materializou o ambiente "Perfeitamente Imperfeito" (Foto: acervo pessoal)


A arquiteta Taiza Santos quer causar reflexões sobre o tema "Corpo & Morada". A instalação artística "Sinais do Tempo" pode ser considerada um prefácio para aflorar os sentidos e percepções dos visitantes (Foto: acervo pessoal)


"Que Seja Casa" é o nome do living assinado pela arquiteta Bruna Sposito, do Sum +Studio. A profissional trabalha as emoções a partir dos materiais escolhidos com pegada sustentável (Foto: acervo pessoal)


A arquiteta Natália Xavier assume a autoria da Sala de Banho chamada de "Poetas do Futuro por DECA". A arquitetura modernista norteia a composição do ambiente, com muita elegância e relaxamento (Foto: Mariana Boro)


O arquiteto Tiago Bortolança apresenta sua extensa pesquisa em novos materiais, design biofílico, automação, inteligência artificial, robótica e iluminação. Assim como o painel paramétrico fornecido pela Infinita Concept, para o estúdio bolado em parceria com o Floripa Mil Grau (Foto: acervo pessoal)


(A)Maria e o Mar Bistrô é o espaço funcional criado pelo escritório Alpes Arquitetura e marca a segunda participação do time na mostra catarinense (Foto: acervo pessoal)


ESSENZA resume a arte de acolher numa configuração de cozinha gourmet e uma sala de cinema. O projeto tem assinatura da Progetta Studio (Foto: acervo pessoal)

Com essa mostra o Hotel Maria Mar se despede da paisagem da Capital catarinense.  O local será transformado num empreendimento residencial às margens do João Paulo, pela Dimas Construções, parceiro oficial da edição, que ocorre no endereço de 17 de setembro a 29 de outubro. 

 

Conheça o elenco CASACOR/SC 2023 edição Florianópolis:

Taiza Eunice dos Santos (Revisite me)

Chara Kokowise e Lucas Vitorino

Betina Chede e Talita Coral (BCH Arquitetos)

Nicole Oliveira da Silva e Jandyra Lucia Bez Zanella 

Christina Vasconcelos Lago e Gabriel Hering

Michael Zanghelini  e Aline Martins

Leandro Sumar e Patrícia Furukawa

Andressa Venturini

Jeane Silva

RCK Integradas - Carolina Pellenz e Rafael Kreusch 

Eduarda Werner

Maria Cristina Alves Botelho, Francine Pereira, Jessica Folster Pereira e Djonatan Pereira

Giovanna Hansen Ghisleni

Claudio Saladini e Letícia Vieira (Grupo Le Nôtre)

Mario Luis Pinheiro, Ricardo Fonseca, Wagner Barreiro Junior, Beto Gebara, Luiz Fernando Motta Zanoni e André Lima de Oliveira

Rosa Marinon

Bruna Tuon Sposito

Maria Graziela de Oliveira e Allan Chierighini

Guilherme Garcia Felicio

Boulevard Arquitetura

Beatriz Zeglin

Aline Fagundes Rosar

Natalia Xavier

Barbara Machado Ramos

Sabrina Barros

Tiago Bortolança

Clarice Wolowski e Juliana Castro (JA8)

Gabriel Bordin

Mariana Maisonnave 

Michael Zanghelini

Franciny Vieira Koch

O evento fica em cartaz no Hotel Maria do Mar, com patrocínio local da Dimas Construções, no bairro João Paulo, de 17 de setembro a 29 de outubro, e funcionará de terça a sábado, incluindo os feriados, das 13h às 21h. Nos domingos das 13h às 19h. 

 

SERVIÇO:

CASACOR/SANTA CATARINA

Data: de 17 de setembro a 29 de outubro

Saiba mais: https://casacor.abril.com.br/

 

Da redação

 

Para a capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045