00:00
21° | Nublado

Casa com ares de primavera
Como fazer da nova estação uma oportunidade para deixar a casa mais iluminada e leve com tons claros e elementos naturais

Criar uma atmosfera de estilo toscano foi a proposta da arquiteta Marta Martins para essa casa com ampla área verde e piscina. Com a elegante rusticidade dos tons terrosos, o uso de pedras naturais e as janelas azuis são elementos que evocam o ar primaveril (Foto: Julia Ribeiro) **Clique para ampliar

Publicado em 27/09/2023

A primavera chegou no sábado, 23 e, embora o frio já não se fizesse presente há algum tempo, chegou, oficialmente, a hora de trazer um pouco desse frescor e vitalidade para dentro de casa. Enquanto o inverno nos convida a aconchegar nossas casas com mantas e cortinas, a primavera nos inspira a “abri-las” para receber a luz do sol e incorporar cores vivas e elementos naturais. A arquiteta Marta Martins acredita na transformação do morar em um oásis primaveril, deixando o lar mais 'leve' e colorida nesta temporada vibrante.

A profissional enfatiza que um dos recursos mais impactantes e ícones da primavera está na presença das flores e arranjos naturais. “Gosto muito de espalhá-las pelos ambientes para deixar evidente essa sensação gostosa que somos convidados a desfrutar”, analisa. Na simbologia atribuída para cada uma das estações do ano, a primavera vem acompanhada pelo sentimento de renovação, frescor e força — não apenas nas áreas internas, como fora de casa. Assim, cores suaves e vibrantes, tais quais os tons de verde, rosa e amarelo, são frequentemente associados com estampas florais. “O desejo é o de perceber ares mais descontraídos, refletindo o renascimento da natureza”, detalha a arquiteta.

A arquiteta destaca que pequenas mudanças fazem total diferença. Nessa varanda integrada, as almofadas coloridas dialogam com o jardim vertical de plantas preservadas. O balanço suspenso se torna mais um convite para entrar em sintonia com a leveza da primavera (Foto: Rafael Renzo)

Na seleção dos materiais que carregam a essência da nova estação, tecidos como o linho e o algodão são os favoritos de Marta. "Eles são versáteis e proporcionam um toque aconchegante que combinam com o que viveremos nos próximos três meses”, complementa.


Na sala de jantar projetada pela arquiteta Mari Milani, um grande chanfrado, já existente antes da reforma, resultou na criação de um pórtico de marcenaria que formou uma moldura para o assentamento das pedras de granito rústico. A combinação do tom de verde musgo e as plantas promovem equilíbrio e, ao mesmo tempo, uma decoração de interiores leve e arejada (Foto: Erika Urbino)

 

CASACOR SC: Living Entre Laços tem inspiração na infância e na conexão

 

A arquiteta Mari Milani compartilha sua predileção e aposta em materiais como tapetes, quadros e papéis de parede para entregar uma atmosfera primaveril descontraída. "Gosto deles, pois acrescentam cor e textura e podem ser facilmente substituídos, sem a necessidade de uma grande intervenção", explica. 


Para deixar a sala de estar mais sutil e elegante, a arquiteta Mari Milani trabalhou com a disposição de plantas próximas à janela. O uso da paleta de tons neutros resulta em um ambiente ainda mais agradável (Foto: Erika Urbino)

De acordo com Mari, a primavera traz consigo uma combinação de alegria e delicadeza. "Sem dúvidas, é uma oportunidade para renovarmos a energia interna e trazer vigor para o seu ambiente", contempla.

Nessa residência de praia executada pela arquiteta Patricia Miranda, a sala de jantar foi integrada à área gourmet. As poltronas suspensas deixaram o ambiente com mais amplitude (Fotos: Edson Ferreira)

Investir em um balanço suspenso, tanto em áreas internas ou externas, é uma belíssima oportunidade para deleitar-se do clima mais quente e de céu azul que acompanha a primavera. Entusiasta do elemento, a arquiteta Patricia Miranda, fundadora do escritório Raízes Arquitetos, explica que ele não apenas proporciona uma experiência de relaxamento ao espaço, como também permite que se aproveite, ao máximo, a beleza da natureza que a primavera oferece. “Produz-se uma atmosfera mais sofisticada de estar e olhar, além de ser um ótimo entretenimento para crianças e adultos”, valida.


Nesta sala de estar assinada pela arquiteta Carina Dal Fabbro, a parede de tijolinhos brancos entrega um efeito rústico e o rack, na cor azul, energia para o espaço. Em cima do móvel, as plantas conectam os moradores com a calmaria da natureza ofertada pela primavera (Fotos: Rafael Renzo)

Enquanto isso, a arquiteta Carina Dal Fabbro rechaça que a primavera pede cores alegres e transformação. "Essa é a época perfeita para mudar as almofadas, colchas e adicionar muitas flores e folhagens à decoração", diz ela. A escolha de cores e elementos naturais adicionam uma atmosfera que reflete o espírito da primavera.

Preparando a casa para a primavera

Para a chegada da primavera, algumas tarefas práticas são essenciais na rotina de casa:

- Armazenamento de cobertores e edredons: antes de guardá-los, certifique-se de que estejam limpos. Com a higienização e secagem completa, dobre-os ou coloque-os em sacos de armazenamento a vácuo - como estratégia eficaz para economizar espaço nos armários.

- Troca de roupa de cama: substitua o enxoval de inverno, como lençóis flanelados e edredons pesados, por escolhas mais leves e frescas. Peças produzidas de algodão ou linho são mais adequadas para aas noites mais quentes da primavera.

- Verificação do sistema de ar-condicionado: antes que o clima esquente completamente, é uma boa ideia realizar a manutenção do ar-condicionado com a limpeza ou troca dos filtros.

- Organização geral: aproveite para organizar áreas de armazenamento como closets, despensas e garagens, colaborando para manter a casa organizada durante a primavera

 

Da redação

 

Para a capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045