00:00
19° | Nublado

Beleza rústica
Saiba como utilizar os materiais e adornos corretos para fazer uma decoração em estilo rústico sem sobrecarregar os ambientes

Madeira, cacto, tapete de lã de carneiro, cortina de linho pesado e almofadas de crochê foram os elementos utilizados para criar um estilo rústico ao espaço (Fotos: Rodrigo Tozzi)

Publicado em 21/03/2017

Da redação

​Quando falamos em uma decoração rústica é comum se pensar em ambientes carregados e pesados, porém isso não é regra. É possível ter uma ambientação mais campestre dentro de casa, voltada para o aconchego e com muito equilíbrio. De acordo com a designer de interiores Melina Mundim, a decoração rústica está longe de ser algo pesado e é extremamente confortável. Ela dá algumas dicas de como transformar os ambientes usando este estilo. “Para criar um clima mais rústico ao projeto, pode se usar piso de pedra com acabamento flameado ou escovado que pode ser utilizado também na parede. Inclusive, na parede, o uso de papel de parede de palha ou textura mais grossa combina com tudo”, ressalta.

A profissional destaca o uso de madeira, de tecido pesado na cortina, um tapete natural (pele, pelo, sisal), móveis de demolição, almofadas de crochê ou tricô e luminárias de ferro para compor os ambientes, como fez em um de seus projetos. “No projeto foi usado piso de tábua corrida, placas em madeira, tapete de lã de carneiro, papel de parede de palhinha, mesa de madeira de demolição, almofadas de crochê. Os sinos de ferro e o cacto como planta também deram a sensação rústica ao espaço. Na sala de jantar, as cadeiras de palhinha também conferiram um ar rústico e, por serem peças de design, também trouxeram sofisticação”, descreve.

Dose certa

Melina indica que é possível usar móveis de madeira de demolição no lugar de um aparador ou cristaleira. Um banquinho de tronco, por exemplo, pode virar mesa lateral e inserir almofadas de crochê no sofá ou na cama dão charme aos ambientes. “Tem algumas marcas de placa de madeira que vem com adesivo atrás. É só colar na parede, atrás da TV ou fazer um pequeno detalhe na parede. Opte por esculturas de parede de ferro ou telas ao invés de fotografias. Sabendo dosar as cores, texturas e um leve toque de peças delicadas, se torna um ambiente atraente para olhar e gostoso de se estar”, encerra.