00:00
21° | Nublado

As mulheres no Movimento Modernista Bauhaus
Arquiteta Natália Xavier mostra a importância das mulheres do Movimento Bauhaus através de um dormitório funcional moderno e simples

A cama feita de vidro temperado com tom esverdeado, assinada pela arquiteta, evidencia a ousadia e a resistência da Bauhaus, mas também das mulheres que foram ícones para o movimento (Fotos: Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 21/06/2023

Técnicas inovadoras de tecelagem, criações em metal, entre elas luminárias e objetos funcionais, montagens ousadas e inovadoras, documentação por meio da fotografia de todo o Movimento Modernista Bauhaus. Estes são apenas alguns exemplos do legado que as mulheres da escola alemã deixaram para a arte, a arquitetura e o design até os dias atuais. E também são as características que a arquiteta Natália Xavier destacou em seu ambiente “Modernes Haus”, na CASACOR/SANTA CATARINA que está em cartaz no The Spot One, conectado ao Balneário Shopping, em Balneário Camboriú, até o dia 23 de julho. 

O visual clean e repleto de contrastes entre cheios e vazios, reflexos e texturas, expõe, neste dormitório funcional, o equilíbrio dos elementos complementares ilustrado pelo movimento de 1919. A cama feita de vidro temperado com tom esverdeado, assinada pela arquiteta, evidencia a ousadia e a resistência da Bauhaus, mas também das mulheres que foram ícones para o movimento. 

A escrivaninha do escritório, feita de madeira certificada, mostra imagens de tecelãs, designers, fotógrafas e arquitetas, entre elas Gunta Stölzl, Lilly Reich, Anni Albers e Friedl Dicker ofuscadas pela história que protagonizaram. Ao resgatar a memória destas mulheres, Natália traz a força feminina para todo o seu ambiente que é informativo, leve e transparente, priorizando as formas essenciais e as cores puras, integrando a arte para fugir do tradicional. O dormitório integra sala de estar, escrivaninha e sala de banho, favorecendo a tranquilidade e o conforto. 


Natália traz a força feminina para todo o seu ambiente que é informativo, leve e transparente
 


A escrivaninha do escritório, feita de madeira certificada, mostra imagens de tecelãs, designers, fotógrafas e arquitetas
 

Na parede externa do ambiente, encontra-se uma composição com tapetes de formatos diferentes, retos com cores puras como vermelho, verde e azul, criando uma referência ao trabalho desenvolvido pelas mulheres da oficina de tapeçaria da Bauhaus, para onde eram conduzidas a maioria delas quando matriculadas na escola de arte. 

“Ainda que fosse uma escola destinada para homens e mulheres, elas eram desencorajadas a seguir em áreas como pintura, escultura, arquitetura e design”, conta Natália. Ela complementa afirmando que mesmo essas mulheres que foram para os teares ascenderam em suas áreas, “elas borraram os limites entre arte e artesanato, e se destacaram a ponto de serem referências mundiais em suas áreas de atuação”. 

Autoplatz é o ambiente do carro oficial da CASACOR/SC

O convite, aqui, é para contemplar o visual clean da Modernes Haus, um ambiente repleto de componentes que constituem uma releitura da Bauhaus, com um design atemporal, internacional, sem conflitos de nacionalidade. “Expressar a vanguarda que a arquitetura moderna representa, trazendo de volta um estilo permanente, com a sensação eterna de estar à frente, unindo modernismo e simplicidade com um grande estilo”, resume Natália.

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br