00:00
21° | Nublado

7 dicas para manter a casa com crianças sempre organizada
Segundo arquiteta, o segredo não é restringir a diversão dos pequenos, mas encontrar maneiras eficazes para que tudo fique no seu devido lugar depois da brincadeira

Neste dormitório, o clima infantil marcou presença com o móvel lúdico que guarda brinquedos e livros (Foto: Edson Ferreira) **Clique para ampliar

Publicado em 23/08/2023

Uma afirmação uníssona entre papais e mamães diz respeito ao desafio constante de manter a casa sempre organizada quando a família tem crianças pequenas. Entre brinquedos espalhados, sujeira inesperada e uma agenda cheia, é possível, sim, encontrar meios que ajudem na tarefa essencial de manter os itens nos seus devidos lugares. 

Quem realiza essa afirmação é arquiteta Patricia Miranda, com sua experiência como profissional e mãe. A seguir, ela relacionou sete dicas que resultam em ações práticas e criativas para os ambientes familiares: 

1) Espaços multiuso inteligentes 

Em primeiro lugar, ela enfatiza a importância de criar espaços multiúso e explica ser essencial considerar a funcionalidade de móveis com espaços de armazenamento embutido, como gavetas, nichos ou prateleiras, que ajudam a manter os brinquedos organizados e ao alcance das crianças. 

2) Zonas de atividade


Para criar uma mesma conexão entre as crianças com a área de estudos, por exemplo, a arquiteta utilizou bancos coloridos que também armazenam os brinquedos. Para complementar, acrescentou uma escrivaninha que auxilia nos estudos das crianças. Temos, portanto, um espaço que também é bem-vindo para brincar (Foto: Cacá Bratke)

Valor sentimental: Hotel Maria do Mar será repaginado pelo elenco da CASACOR/Floripa

Estabelecer zonas distintas de atividades em ambientes compartilhados é de extrema relevância, especialmente ao lidar com crianças pequenas. A definição de horários para estudo e brincadeiras não apenas oferece uma estrutura saudável para o desenvolvimento infantil, mas também maximiza o potencial de aprendizado e diversão. "Ao valorizar um espaço multiuso, onde as crianças podem explorar seu lado criativo enquanto se dedicam aos estudos, estamos não apenas fomentando a disciplina, mas também incentivando a imaginação e a flexibilidade", detalha Patricia.  

3) Materiais de fácil limpeza 

Quando se trata de escolher móveis e materiais para a casa, Patricia sugere eleger opções duráveis e de limpeza simplificada. Superfícies como couro sintético e tecidos resistentes às manchas são possibilidades inteligentes para móveis e estofados, e os pisos de madeira, vinil e porcelanato são infinitamente mais simples para limpar quando comparados ao carpete. 

4) Organização vertical 


Para a arquiteta Patricia Miranda, uma solução para evitar o chão frio para as crianças é o piso de madeira, que tende a não ficar tão gelado nos dias mais frios. Incorporar um tapete adiciona uma maior proteção para os pequenos (Foto: arquivo pessoal e Cacá Bratke)

5) Envolvimento das crianças 

Para a mãe e arquiteta, é fundamental envolver as crianças nas tarefas de organização e limpeza. "Faça delas parte do processo, praticando, desde cedo, o hábito de guardar os brinquedos e contribuir com a realização de pequenas tarefas. Isso não só ajuda a manter a casa arrumada, como também promove o senso de responsabilidade”. 

6) Estoque produtos de limpeza seguros 

Com crianças em casa, é fundamental ter produtos de limpeza fora do alcance dos pequenos. Na área de serviço, armários mais altos ou com portas pesadas cooperam no desafio de mantê-los longe de materiais que causam danos à saúde infantil. 

7) Decoração inteligente 


Um ambiente cheio de combinações e cores. Com um belo projeto de marcenaria, um beliche foi incluído neste dormitório. Os bancos coloridos e com tampas oferecem também a finalidade de receber os brinquedos (Foto: Cacá Bratke)

“Use a decoração a seu favor”, aconselha Patricia, que sugere incorporar caixas organizadoras decorativas, cestas ou móveis que mesclem função e estética. Isso ajuda a manter a ordem enquanto complementa o design da casa. 

Da redação

Para mais notícias, clique AQUI

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp