00:00
21° | Nublado

5 dicas infalíveis para banheiros pequenos
Saiba como otimizar o layout de ambientes compactos

Além da tão esperada percepção de amplitude, as tonalidades claras transmitem calma e tranquilidade (Fotos: Divulgação/ Celite) **Clique para ampliar

Publicado em 31/05/2023

Realidade do mercado imobiliário, as plantas dos apartamentos estão cada vez mais enxutas e revelam um novo panorama: a valorização da área social em detrimento da ala íntima. Com isso, os banheiros perderam importantes centímetros, tornando obrigatória e desafiadora a execução de um layout racional e bem aproveitado. Como deixar o cômodo relaxante e confortável, apesar da metragem reduzida?

A Celite trabalha para acompanhar os desdobramentos da arquitetura e oferecer um portfólio em sincronia com as tendências e a realidade nacional. E por onde começar? Quais atributos contribuem para a percepção de um banheiro amplo e completo? Pensando em facilitar a rotina dos usuários, a marca preparou um roteiro com dicas e produtos que inspiram os consumidores a produzirem um ambiente contemporâneo e muito funcional.


Com planejamento correto, é possível otimizar cada centímetro da área do banheiro. Na imagem, a composição do gabinete suspenso Basic com armários, cuba de apoio e espelho
 

1. Cores neutras: escolha assertiva

Apesar das tendências contemporâneas prestigiarem a presença de tons mais fortes e um mix do colorido nos banheiros, uma premissa nunca mudará: a combinação neutra ou com tonalidades mais claras – incluindo o beige e o clássico branco –, sempre será uma aliada para transmitir sensação de um ambiente maior, quando tudo é pequeno. Assim, vale investir em estratégias que contribuem para essa abrangência, desde o revestimento aplicado em piso e paredes.

Se a ideia é criar um ambiente monocromático, que resulta na sensação de amplitude, a dica da Celite é investir no mesmo tom em paredes e louças sanitárias. E assim, a cuba e bacia apresentam novas tonalidades branco brilho, facilitando a monocromia.

2. Mobiliário aumenta o espaço de armazenamento


Ambiente com gabinete com cuba de apoio quadrada
 

No projeto residencial, o banheiro também é onde guardamos um volume expressivo de acessórios. Produtos de beleza, higiene pessoal e itens do próprio ambiente precisam contar com um gabinete prático e condizente com o tamanho e a decoração do banheiro para que o usuário disponha da máxima organização.

Com uma trena em mãos para o levantamento das medidas – afinal, a boa ergonomia é importante para não prejudicar o uso da peça –, o próximo passo é conhecer as opções de gabinetes compactos acompanhados pela louça sanitária, atributo que assegura durabilidade e facilidade na higienização diária.

*Dica 1: Há quem goste de ter seus itens de uso diário expostos na bancada. Mas em banheiros pequenos, a melhor alternativa é recorrer à disposição dentro dos armários;

*Dica 2: Móveis suspensos e afastados do piso, conforme o portfólio da Celite, colaboram para alcançar a sensação de amplitude;

*Dica 3: Aproveitar, ao máximo, todos os espaços. Para acrescer, armários altos, posicionados na vertical, são de relevante ajuda.

 

3. Cubas e bacias sanitárias de medidas enxutas

O projeto do banheiro em si deve ser trabalhado com a ideia da unidade. Desenhos modernos, com dimensões adequadas aos banheiros de metragem reduzida, estão no radar de Celite, que oferece modelos compactos e práticos para o uso no dia a dia do cliente. No portfólio, a bacia VIP se evidencia como a menor bacia do mercado, com apenas 58 cm de profundidade e 36,6 cm de largura. Aclamada, o desenvolvimento da peça combina modernidade, tecnologia, dimensões compactas e funcionalidade.

 


Além das dimensões, a VIP traz o recurso da Descarga Ecoflush® (3/6 L), tecnologia que permite uma economia de até 60% em relação aos sistemas comuns. Conta ainda com o Assento SoftClose®, que proporciona um fechamento suave da tampa
 


As cubas também desempenham um papel importante na criação do banheiro, pois permite não só uma harmonia estética, mas espaço na bancada para ter uma área livre para apoiar adornos, toalhas e itens do dia a dia.


4. Espelhos aumentam a sensação de amplitude


Em ambientes pequenos, o espelho eleva a ideia de extensão 

Além de essenciais para atividades realizadas no ambiente, a capacidade de refletir a luz e despertar a ideia de amplitude por conta da expansão do campo de visão são pontos mais que fundamentais para ter um espelho no banheiro. Caso a estrutura do cômodo permita, colocá-los em frente à janela ou da porta de entrada é um artifício interessante para gerar iluminação natural. Outra possibilidade é posicionar o espelho no sentido horizontal, de ponta a ponta da parede, ou uma peça de tamanho significativo acima do gabinete.

5. Área do box otimizada

Durante o banho, sabemos que um espaço confortável é fundamental. Entre as sugestões para montar essa ambientação, o box de vidro transparente aparece como uma opção imbatível, uma vez que os efeitos, como fumê ou verde, ainda que translúcidos, criam limitações visuais e isso diminui o espaço.

No interior do box, uma solução que otimiza o trabalho de impermeabilizar uma área tão reduzida é o Piso Box da Celite, solução para quem busca agilidade. É de aço esmaltado vitrificado, o que garante o brilho e a cor idêntica às louças sanitárias para um banheiro sempre impecável. Apresenta alta resistência, suportando até 300 kg, possui material antiderrapante de fácil higienização, diminui os riscos de escorregões no meio do banho e tem proteção aos ruídos causados pela queda da água do chuveiro.

Outras dicas valiosas para banheiros pequenos:

- Iluminação adequada para ampliação de espaço: Apostar na luz difusa pode ser o melhor caminho, pois além de iluminar melhor, evita a formação de sombras, deixando o espaço mais leve.

- Rodapés e rodatetos discretos: Esses itens de acabamento do banheiro precisam ter pouco ou quase nenhum contraste com as paredes. Busque rodapés e rodatetos com a mesma cor clara aplicada no ambiente.

- Revestimento e rejunte da mesma cor: Se banheiro tiver azulejos brancos, procure combiná-los com o rejunte da mesma cor, sendo que essa premissa deve valer para qualquer tonalidade escolhida. A ideia é desfazer divisões que possam interromper o limite da visão, expandindo essas superfícies.

- Linhas horizontais contínuas: veja se os móveis e as faixas de revestimento seguem um alinhamento contínuo, sem interrupções visuais. Ao optar por prateleiras, escolha um tamanho que ocupe uma área grande da parede ao invés de instalar duas peças menores. A proposta é explorar, ao máximo, essas linhas horizontais para obter uma sensação de grandeza.

 

 

Da redação

 

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br