00:00
21° | Nublado

Cuidado: 5 fatores que podem desvalorizar seu imóvel
Conheça os elementos que podem dificultar a venda e saiba como evitar prejuízos

Saber os fatores que podem desvalorizar um imóvel é essencial para evitar prejuízos de um investimento (Foto:Divulgação)

Publicado em 19/01/2024

Ao investir em imóveis, é crucial estar atento a detalhes que podem impactar diretamente na valorização do seu patrimônio. Segundo o corretor de imóveis e CEO da Escodelar Inteligência Imobiliária, Rafael Scodelario, saber os fatores que podem desvalorizar um imóvel é essencial para evitar prejuízos e facilitar a venda quando chegar o momento. Aqui estão cinco elementos a serem considerados:

Localização Desfavorável: A localização é um dos principais critérios de avaliação. Proximidade a serviços essenciais, segurança e boas condições de infraestrutura são fundamentais. Bairros em decadência ou áreas com altos índices de criminalidade podem afastar potenciais compradores. 

Má conservação e falta de manutenção: Um imóvel mal conservado pode desvalorizar significativamente. Problemas estruturais, vazamentos, pintura desgastada e falta de manutenção regular são aspectos que afetam negativamente a percepção do comprador. 

Excesso de Personalização: Apesar de gostos pessoais serem importantes, ambientes excessivamente personalizados podem afastar compradores. Scodelario destaca que cores vibrantes, decorações temáticas e alterações estruturais específicas podem não agradar a todos.

Ausência de documentação regularizada: A burocracia pode ser um entrave na venda de imóveis. Certifique-se de que toda a documentação está em ordem, incluindo matrícula atualizada, quitação de impostos e regularização de eventuais pendências legais. 

Proximidade a fontes de ruídos ou poluição: Imóveis situados próximos a áreas ruidosas, como rodovias movimentadas, aeroportos ou fábricas, podem ser desvalorizados. Além disso, áreas com problemas de poluição atmosférica ou sonora são menos atrativas para compradores em potencial. 

Rafael Scodelario acrescenta que ao estar atento a esses fatores, os proprietários podem adotar medidas preventivas para preservar e até mesmo aumentar o valor de seu investimento imobiliário. Realizar melhorias, manter a documentação em dia e considerar a perspectiva do comprador são passos essenciais para garantir uma transação bem-sucedida no mercado imobiliário. 

Quando se trata em comprar um imóvel para investimentos, e se deparar com essas características, talvez valha a pena fazer uma pesquisa de outros imóveis.
 

Da redação

Fonte: Escodelar Inteligência Imobiliária

Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp