00:00
21° | Nublado

Você sabe lidar com críticas?

Especialista explica como o autoconhecimento contribui para avaliar a opinião alheia (Foto: Reprodução/Internet) **Clique para ampliar

Publicado em 01/09/2022

Ter dedos apontados para si, com destaques negativos às características da personalidade, das atitudes ou da conduta profissional, representa um cenário capaz de provocar crises de ansiedade. O medo da crítica externa está relacionado ao receio de se sentir rejeitado por um grupo social e é inerente ao ser humano. De acordo com especialistas, o caso pode se tornar um problema quando evolui para um quadro de fobia e o indivíduo não consegue lidar com avaliação de outrem, com preocupação excessiva e dificuldade na superação.

De acordo com a coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, professora Elaine Cristina Coelho, a tendência a reagir às críticas é um comportamento esperado, uma reação de defesa, e, geralmente, as pessoas podem responder com explosões de humor e com a introspecção. “As críticas e opiniões alheias podem ser encaradas de diferentes formas e, mesmo um indivíduo que costuma administrar bem essas situações, pode ter reações negativas dependendo de como está a sua saúde emocional”, afirma.

O medo excessivo pode inibir o indivíduo criticado até quando ele estiver em situações em que haja interações sociais (ligações telefônicas, falar em público, comer fora de casa) ou em que a pessoa corra o risco de ser observada (reuniões, festas, grupos de estudo). Dentre os sintomas mais comuns, estão: taquicardia, tremores e déficit na memória ou interrupção de pensamentos.

AUTOCONHECIMENTO

Para lidar melhor com a crítica externa, a recomendação de especialistas é a de que seja feito um processo de autoconhecimento. “Para avaliar o que outras pessoas falam é preciso ter autoestima e autoconceito preservados. Dessa forma, é possível identificar o que é um comentário destrutivo e o que pode ser utilizado para o crescimento pessoal, sem ficar vulnerável ao que os outros dizem”, afirma a professora.

Sessões de terapia com um psicólogo qualificado podem apresentar caminhos para a compreensão de si mesmo, além de proteger a saúde mental e contribuir na melhora da qualidade de vida. “Contudo, em vez de reagir negativamente às críticas, é melhor ponderar, refletir e tentar entender o que está acontecendo. Nem toda crítica é destrutiva”, aconselha.

TRABALHO

Críticas no ambiente de trabalho podem ser recebidas como um desafio por alguns, porém, é importante entender o motivo das afirmações feitas por líderes e colegas. “Além da autoanálise, a comunicação é fundamental para compreender o que foi dito e avaliar o que pode ser aproveitado para o desenvolvimento profissional”, afirma a professora. “Nesses casos, é aconselhável separar um tempo para conversar sobre as diferentes opiniões, separar o que é ou não é verdade e permitir o aprendizado”, finaliza.

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para voltar à página de entrada do portal Imagem da llha clique AQUI