00:00
21° | Nublado

Vacinação contra a dengue será iniciada nesta segunda-feira, em Florianópolis

A Secretaria Municipal de Saúde dá início à imunização contra Dengue, nesta segunda-feira (8). O público-alvo da vacinação são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. (Foto:PMF)

Publicado em 08/04/2024

Cerca de 8 mil doses da vacina contra a dengue chegaram à Capital na última sexta-feira (5). A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, dá início à imunização nesta segunda-feira (8). A aplicação ocorre, neste primeiro dia, no Espaço Imuniza, entre as 8h e 19h. O público-alvo da vacinação são crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.  

“A vacinação é imprescindível e a  disponibilidade de um imunizante seguro e eficaz amplia nossas estratégias de prevenção e controle da doença”, enfatiza a Gerente da Vigilância Epidemiológica de Florianópolis, Ana Cristina Vidor. 

As doses recebidas serão distribuídas para os demais pontos de vacinação do município ainda no início desta semana. A previsão é que, até quarta-feira (10), os imunizantes estarão disponíveis de forma ampla para o público-alvo nos Centros de Saúde com sala de vacina ativa e no Espaço Imuniza (Rua Esteves Júnior, 89 - Centro).

O imunizante é seguro e eficaz, além de ter sido desenvolvido contra os quatro sorotipos da doença: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4. O esquema vacinal recomendado é de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações. A meta, indicada pelo Ministério da Saúde, é de vacinar 90% do público-alvo.

“Quem puder vacinar precisa fazer sua parte, afinal, estará ajudando a todos. Isso porque a imunização previne que as pessoas desenvolvam casos mais graves da doença e necessitem de hospitalização, reduzindo assim as chances de superlotação das unidades”, explica a gerente da Vigilância Epidemiológica. 

Até esta sexta-feira (5), Florianópolis registrou 2.799 casos confirmados de dengue, 66 internações e três óbitos em decorrência da arbovirose em 2024. O município permanece em estado de emergência para a doença e reforça a necessidade de apoio da população na eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, principal medida de combate à doença.

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.
 

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!
Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI