00:00
21° | Nublado

Último findi de fevereiro terá sol e chegada de frente fria

O último fim de semana de fevereiro começa ensolarado em Santa Catarina (Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom)

Publicado em 23/02/2024

Neste sábado, 24, as temperaturas sobem rapidamente, com máximas que podem superar os 30°C em todas as regiões. De acordo com a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), risco de chuvas intensas nas áreas de encosta no Litoral Sul, Grande Florianópolis e Litoral Norte. Isso ocorre devido à intensificação da circulação marítima. Nestas áreas, o risco é moderado para alagamentos e enxurradas pontuais entre a tarde e a noite. Nas demais regiões, a combinação de calor e umidade provoca temporais isolados à noite, mas o risco é baixo para danos na maior parte das regiões.

De acordo com a equipe de meteorologia da SDC, “essas chuvas são conhecidas como chuvas orográficas e são causadas pelo encontro do ar úmido vindo do mar com as montanhas. Quando o vento empurra as nuvens para as áreas montanhosas, elas são forçadas a subir e se resfriar, liberando sua umidade na forma de chuva. Portanto, essa intensificação da circulação marítima pode causar chuvas volumosas em determinadas áreas, especialmente nas encostas das montanhas”.

No domingo, 25, e segunda-feira, 26, a aproximação de uma frente fria litorânea intensifica os ventos nas áreas costeiras, favorecendo a nebulosidade na região. Com o tempo fechado, as temperaturas caem um pouco no litoral em relação aos dias anteriores. Ao longo do período mantém o risco moderado para alagamentos e enxurradas pontuais, assim como destelhamentos e danos na rede elétrica, devido às condições de tempo severo de forma isolada a partir da tarde, que pode se estender no decorrer da noite e madrugada.

Recomendações para a população

Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas locais nas redes oficiais da SDC;
Não trafegue em áreas sujeitas a alagamentos;
Não atravesse ruas alagadas; 
Reforce a segurança em telhados e estruturas que possam ser afetadas por ventos fortes;
Evite atividades ao ar livre durante temporais e busque local abrigado.

Avisos e Alertas da SDC

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.

Da redação

Para mais notícias, clique AQUI

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!