00:00
21° | Nublado

Udesc abre inscrições para o Vestibular de Verão 2024, nesta segunda-feira, 02/10

Estudantes colaboraram e participaram em fotografias que buscam retratar a diversidade da UDESC (foto:Udesc)

Publicado em 01/10/2023

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) começa na próxima segunda-feira, 2, as inscrições para o Vestibular de Verão 2024, que abrirá mais de mil vagas em 53 cursos gratuitos de graduação (49 presenciais e quatro na modalidade a distância) para o primeiro semestre letivo do próximo ano.

A Coordenadoria de Vestibulares e Concursos da Udesc (Covest) publicará o edital, o formulário de inscrição, a relação de vagas em cada curso oferecido e o cronograma, dentre outras informações, no dia 2, na página oficial.

Assim como já ocorreu na edição de Inverno, os candidatos poderão concorrer das seguintes formas no Vestibular de Verão: pela prova presencial, pelo histórico escolar do ensino médio e pelas duas opções ao mesmo tempo, aumentando assim as chances de aprovação.

Para a prova presencial, o prazo de inscrição irá até 31 de outubro, com cobrança de taxa. Já as inscrições pelo histórico escolar do ensino médio serão gratuitas e ficarão abertas até 10 de janeiro.

Na página de cada forma de ingresso (prova presencial e histórico escolar), já é possível conferir a relação dos cursos de graduação que terão vagas na nova edição do vestibular.

Para os candidatos que pretendem fazer a prova, também é possível consultar a lista das obras literárias e informações sobre o processo de isenção da taxa.

Nas vagas de cada um dos dois critérios, haverá reserva de 30% pelo Programa de Ações Afirmativas da Udesc, sendo 20% para os candidatos que fizeram todo o ensino médio na rede pública e 10% para candidatos negros.

Parque das Profissões

Até o fim de outubro, a Udesc segue com as atividades do 6º Parque das Profissões, evento gratuito que apresenta, para escolas e estudantes de ensino médio e de pré-vestibulares, os cursos gratuitos de graduação e as possibilidades de carreira profissional em várias áreas.

Com datas específicas em cada centro de ensino, a programação iniciou em setembro em parte dos campi da universidade distribuídos pelo Estado, com atividades como visitas guiadas, palestras, oficinas e exposições. Acesse a programação e o calendário de cada centro.

Da redação.