00:00
21° | Nublado

Terra e mar: mais de 3 toneladas de lixo são recolhidas na Lagoa da Conceição

Encontrou-se um pouco de tudo: muitos restos de redes, grande quantidade de cabos, sofá tipo pufe, ferros, pneus, banco de automóvel, lonas e muito mais (Foto: Divulgação) **Clique para ampliar

Publicado em 18/12/2023

Nesse final de semana aconteceu uma ação do projeto Limpeza dos Mares na Lagoa da Conceição, em Florianópolis. No total foram recolhidos aproximadamente 3,1 toneladas de lixo. "Chegamos ao final da 10ª temporada do projeto com uma triste e surpreendente marca de 165.3 toneladas. Identificamos com as palestras em escolas, para mais de 5 mil jovens e crianças ao longo do ano, o quão importante é a realização não só da etapa propriamente dita, mas de levar para todos qual o tipo de lixo que está chegando no fundo dos nossos mares", afirma Leandro “Mané” Ferrari, presidente da Associação Náutica Brasileira (Acatmar).

Encontrou-se um pouco de tudo, além de muito micro lixo, embalagens plásticas transparentes de diversos produtos, garrafas pet, tampinhas plásticas, isopor, engradado com garrafas de vidro de cerveja lacradas, resto de um MOP - uma ferramenta plástica de limpeza para casa - canudos plásticos, produtos de polietileno, garrafa térmica, guarda-sóis, pedaços de roupas, grelhas, latas de alumínio, material de construção e pintura, muitas bitucas de cigarro e, para a surpresa de todos -  papelão novo, abandonados na orla. Mas foi quando os barcos retornaram que a noção da imprudência ganhou corpo. Muitos restos de redes, grande quantidade de cabos, gaiola grande, sofá tipo pufe, ferros, pneus, banco de automóvel, lonas, copos e long necks de vidro, óculos, celular, bombona de óleo, faca de cozinha, bituqueiras e muitos outros resíduos que tomavam conta do ambiente marinho. 

"Conseguiu-se identificar com esta ação alguns pontos que precisam de ajustes para conseguirmos evitar o descaso com os resíduos como o mal posicionamento das bituqueiras na Avenida das Rendeiras, viradas para a pista de ciclismo quando deveriam estar viradas aos pedestre na calçada, assim evitando até acidentes. Outra questão é a falta de lixeiras públicas ao longo de toda a via, visto que existem muitos comércios que interagem com o lazer à beira da lagoa, como restaurantes, sorveterias, bares e casas noturnas, quadras de esportes etc. Precisamos trabalhar em conjunto para evitar a oferta e o uso de produtos que facilmente poluem o meio-ambiente", complementa. 

Na coluna do Urbano Salles: Confira mix de notícias sobre SC

O Limpeza dos Mares é realizado pela Acatmar, Mundo Mar e Acquanauta Floripa e conta com o patrocínio mantenedor do Fort Atacadista. O apoio institucional da etapa do último sábado foi também da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Capitania dos Portos de SC - Marinha do Brasil, Polícia Militar Ambiental SC, ICMBio, Corpo de Bombeiro Militar de SC, Programa Bandeira Azul, Soamar Florianópolis e Iate Clube de Santa Catarina - Veleiros da Ilha. E contou com o apoio oficial das empresas Marina Blue FOX, BoatLux, Netuno Geradores, Água Rara, Marina Verde Mar, Aldeia da Conceição, Sanáutica, Marina Atlântida, TransAcácio, Scuna Açoriana e Marina Conceição.


Da redação

 

Para voltar à capa do Portal (home) clique AQUI

Para receber nossas notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp

Comentários via Whats: (48) 99162 8045