00:00
21° | Nublado

Tempo firme permite retomada do desvio de adutora de Pilões

Foto: Divulgação/Casan

Publicado em 12/06/2017

Conforme anunciado em meio ao reparo da adutora de 800mm rompida em um deslizamento de terra no mês de maio, a Casan prossegue a obra de desvio da tubulação que capta água bruta do Rio Pilões, em Santo Amaro da Imperatriz. A meta é concluir a obra no mês de julho. Durante o fim de semana foi grande a movimentação no local, com equipes de trabalho e maquinário aproveitando o tempo firme e o sol, já que as chuvas das últimas semanas prejudicaram todos os cronogramas de obra.

O objetivo do desvio de cerca de 600 metros de adutora, colocando-a sobre uma estrada, é retirar a pesada tubulação de ferro fundido da área considerada mais instável, constantemente encharcada e que sofre quedas de árvores e deslizamentos de terra, como o que deslocou as adutoras e prejudicou o abastecimento de parte da Grande Florianópolis na semana de 21 a 26 de maio. Com isso, o traçado da adutora de grande porte é levado para área de solo mais estável, facilitando também sua manutenção.  

As adutoras de Pilões estão assentadas no Parque do Tabuleiro, área de preservação com vasta área de mata praticamente intocada que garante a água de altíssima qualidade que é distribuída no Sistema Integrado de Abastecimento da Grande Florianópolis.

Da redação