00:00
21° | Nublado

Seis hábitos financeiros para começar agora

Para ter uma vida financeira saudável é fundamental começar com pequenos hábitos que fazem uma grande diferença no longo prazo (Foto: Internet/ Reprodução) **Clique para ampliar

Publicado em 24/02/2023

Todo brasileiro já ouviu a frase de que o ano só começa oficialmente após o carnaval. Então chegou a hora de colocar ação nos seus planos e metas financeiras. Um estudo realizado pela Universidade de Scranton, nos EUA, mostra que apenas 8% das pessoas conseguem levar adiante suas promessas de fim de ano. Ainda bem que nós, brasileiros, temos uma segunda chance, já que, para muitos, o ano aqui só começa após o carnaval. 

Conheça seis hábitos financeiros para você colocar em prática agora e conquistar os seus objetivos.

1 - Tenha metas e objetivos financeiros

Pegue aquelas resoluções de fim de ano e coloque em prática. Caso não tenha nenhuma, comece planejando algo que você queira e tenha como meta. Essa é uma ótima maneira de cuidar melhor do seu dinheiro antes de gastá-lo com o que pode não ser útil no momento. 

2 - Anote todos os gastos

Após planejar as metas e objetivos financeiros, anotar as despesas em uma planilha ou caderno é fundamental para conseguir saber realmente para onde vai o dinheiro e, dessa forma, conseguir avaliar melhor o que pode ser economizado. 

Uma dica é pegar o seu extrato do mês e dividir suas despesas em duas categorias. A primeira para despesas fixas, como aluguel, contas da casa e cartão de crédito, e a outra para despesas variáveis, que são as comidas fora de casa, as compras no shopping, entre outras. 

Últimos dias: inscrições para o curso de empreendedorismo sênior da Udesc Esag segue até 5 de março

3 - Poupe antes de gastar

Depois de separar a planilha em despesas fixas e variáveis, adicione nas despesas fixas um valor para guardar ou investir, e comprometa-se a guardar como se fosse o pagamento de uma conta. Mesmo conseguindo poupar pequenas quantias, a longo prazo elas farão diferença. 

4 - Troque sua dívida cara por uma mais barata

Dívidas caras como as do cartão de crédito e cheque especial podem ser trocadas por outras mais baratas, como a de um empréstimo pessoal, por exemplo, que oferecem taxas mais atrativas e personalizadas e também possuem flexibilidade para meios de pagamento, ajudando a diminuir a sua dívida e terminá-la mais rápido. 

5 - Fuja das compras por impulso

As compras por impulso, podem ser um grande desperdício de dinheiro. Se por um lado poupar pequenas quantias fazem a diferença, gastar pouco, mas em grande quantidade, pode gerar prejuízo lá na frente. Por isso, antes de comprar, pare, analise e pergunte se você realmente precisa daquele produto e/ou serviço. Após isso, veja se o preço também vale a pena e se combina com o seu bolso. 

6 - Estude finanças e comece a investir

Busque aprender sobre investimentos de pequeno risco e também entender como o mercado financeiro funciona. Poupar e investir o seu dinheiro é fundamental para quem quer uma vida financeira saudável. Seu “eu do futuro”, agradece.

Fonte: Provu

Da redação

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!

Para mais notícias, clique AQUI

Participe com sugestões de matérias: redacao@imagemdailha.com.br