00:00
21° | Nublado

Roda Gigante de BC se transforma em Obra de Arte

O artista plástico Tom Veiga se inspira no mar e na natureza e leva mais cores ao pé da Roda Gigante FG (foto:Divulgação)

Publicado em 15/02/2024

Renomado por suas marcantes obras a céu aberto, seus quadros vibrantes e pranchas de surf coloridas, Tom Veiga foi convidado pela FG Big Wheel para embarcar em um novo desafio: dar vida a uma estrutura de aço imponente, com 4,51 metros de altura e 1,5 metros de diâmetro. O pé da Roda Gigante de Balneário Camboriú é a mais a mais nova obra de arte do artista, que se destaca na parte interna do complexo, depois de três dias de trabalho.

Utilizando a técnica mista com tinta especial para metal e spray, o artista natural de Curitiba, se inspira no mar, verão e natureza para fazer suas artes, usando curvas e cores para refletir a sua visão dos lugares. Na FG Big Wheel, a inspiração foi ainda
mais profunda, já que a atração turística fica diante da deslumbrante beira-mar de Balneário Camboriú.
“Quando fui convidado para pintar na roda gigante foi perfeito, pois ela deu um toque especial à orla de Balneário Camboriú. O que me inspirou foi essa união da natureza, praia e FG Big Wheel, transmitindo toda nossa brasilidade através das cores e movimentos, dando um presente para quem for visitar a atração. É a minha arte na essência dela”, comentou o Tom.


Grande parte da obra de arte foi realizada após o encerramento das atividades da roda gigante, por causa do movimento de pessoas e do cheiro da tinta, mas Tom Veiga encontrou alguns momentos para dar umas pinceladas, enquanto o público
aproveitava a atração. “É bem especial esse momento com as pessoas, pois nem todos conhecem o artista. Muitas vezes, obra é mais conhecida que o próprio artista, e quando estou em um lugar pintado perto do público existe algo único que é a interação. Muita gente tem curiosidade de saber sobre inspiração, processo criativo, e isso é único”, explica Veiga.

Reconhecimento Nacional e Internacional

Tom Veiga trabalhou como designer em várias agências de publicidade, mas a sua paixão pelo mar fez despertar a vocação pela arte, foi quando em 2016 se dedicou inteiramente às tintas e pincéis. Desde então, suas obras têm sido destaque em exposições em vários lugares do país, Argentina, França e Espanha. O artista tem seu trabalho presente em mais de 30 países e já foi destaque em revistas internacionais, além de sites e blogs especializados em arte.
Na sua trajetória, já assinou vários projetos com marcas de surf importantes como Billabong e Lightning Bolt da Europa, Reef e Globe da Califórnia, no Estados Unidos. No Brasil sua arte chegou nas Havaianas e Mormaii, Canal OFF e Banco do Brasil.

Tom Veiga começou com a técnica do Muralismo em 2018, um momento que ele descreve como um ponto de virada significativo em sua carreira. Em Balneário Camboriú, sua assinatura é encontrada na parede lateral de um hotel na Avenida Brasil, e nas torres da Passarela da Barra, entre a Barra Sul e o Bairro da Barra. Em 2019, o talentoso artista retratou a vida pesqueira e a rica história local em quatro painéis distintos, capturando a essência única da região. “Tenho algumas artes em lugares públicos, isso é uma missão para mim. Toda vez que é possível eu faço isso para poder democratizar a arte, porque nem sempre as pessoas conseguem ir a uma galeria ou exposição. A arte estando em um lugar público acaba trazendo uma experiência diferente, aproximando-a das pessoas”,
relata.
Em Balneário Camboriú, todas as obras realizadas estão inseridas no MCA (Museu a Céu Aberto), instituído legalmente pelo município em 2022 e atualmente faz parte do Sistema Estadual de Museus de SC. “Esta iniciativa positiva reforça a importância da
arte na vida das pessoas e faz registros históricos dos trabalhos e dos respectivos artistas, mostrando que a arte tem o poder de unir, mover e transformar", finaliza Tom Veiga.

Valorização da Arte na FG Big Wheel

Este é o segundo pé da roda gigante que ganhou vida pelas mãos de artistas plásticos.Em julho de 2022, a estrutura de aço que fica logo na entrada do Complexo foi pintada pela artista plástica, Juliana Fochesato. Com cores vibrantes, a gaúcha, que mora em Balneário Camboriú, utilizou técnicas de pintura e grafitti na obra inspirada no cenário da roda gigante. “Como estamos ao lado da natureza e da praia, eu quis trazer bem esse clima tropical mesmo. É algo tão grandioso, pintar o pé da roda gigante, que eu cheguei até ficar nervosa. Foi um desafio também, porque nunca fiz esse tipo de trabalho, por ser um cilindro, pela estrutura, pelo ambiente, e por ser um dos pontos turísticos mais famosos de Balneário Camboriú. Estou muito feliz por ter feito esse trabalho”, contou a artista plástica visivelmente emocionada, enquanto pintava a obra.

Para mais informações sobre a roda gigante clique AQUI

Da redação

Fonte: FG Big Wheel

Para mais notícias, clique AQUI

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!