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Pesquisa aponta dados inéditos sobre evasão escolar no Estado

Os índices são resultado da pesquisa “Diagnóstico dos impactos da pandemia no abandono e evasão escolar nos municípios catarinenses”, lançada em outubro deste ano pelas instituições e que contou com a adesão dos 295 municípios catarinenses (Foto: Reprodução/Internet)

Publicado em 02/12/2021

Dados inéditos no estado sobre os impactos da pandemia nos índices de abandono e evasão escolar e o processo de retomada das aulas presenciais nos municípios catarinenses foram divulgados na terça-feira, 30. em live promovida pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/SC), em seu canal no YouTube. O panorama é resultado de um diagnóstico realizado pela seccional catarinense, em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Ministério Público de Contas do Estado de Santa Catarina (MPC/SC) e Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), que contou com a adesão dos 295 municípios catarinenses. 

Ressaltando o pioneirismo da pesquisa, a presidente da Undime/SC e Região Sul, Patrícia Lueders, dirigente municipal de Educação de Blumenau/SC, reforçou a importância do diagnóstico para o planejamento de políticas públicas intersetoriais e de ações educacionais efetivas. “Também de maneira inédita, tivemos os 295 municípios participando da pesquisa. Ficamos felizes com os resultados, porque nos mostraram a preocupação que a educação pública de Santa Catarina tem com os nossos estudantes. Esse levantamento não se preocupou só com a evasão ou abandono, mas com o aprendizado, e a partir dos resultados, o município vai poder observar e planejar ações efetivas para 2022”, afirma Lueders. 

O levantamento “Diagnóstico dos impactos da pandemia no abandono e evasão escolar nos municípios catarinenses” constatou que somente este ano, cerca de 8,7 mil alunos catarinenses abandonaram a sala de aula – se levada em consideração a evasão escolar total, esse número chega a 13,7 mil. O levantamento inclui alunos em creches, pré-escola, em todo o ensino fundamental, no ensino médio e nas unidades de Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas da rede pública municipal, que totalizam 688,6 mil matrículas. Cerca de 86% dos municípios catarinenses informaram que realizaram avaliações para identificar lacunas de aprendizagem em razão da pandemia, e 82% deles instituíram programas de recuperação de aprendizado. 

Os dados serão inseridos nos Painéis de Acompanhamento dos Planos de Educação e estarão à disposição dos gestores públicos para o desenvolvimento de ações visando o ano letivo de 2022. As respostas foram encaminhadas pelos municípios entre os dias 7 e 20 de outubro, levando em consideração quatro eixos: evasão e abandono escolar; retorno 100% presencial; avaliação diagnóstica e recuperação da aprendizagem; e programas educacionais desenvolvidos no município. Abaixo, confira alguns outros pontos do levantamento:

- 196 municípios (66%) têm decreto para o retorno às aulas presenciais; 
- 273 municípios estão com a educação infantil 100% presencial; 
- 285 municípios estão com os anos iniciais do ensino fundamental 100% presencial; 
- 174 municípios estão com os anos finais do ensino fundamental 100% presencial; 
- 14 municípios estão com o ensino médio 100% presencial; 
- 75 municípios estão com o EJA 100% presencial. 
- 285 (86%) informaram que realizaram avaliações para identificar lacunas de aprendizagem em razão da pandemia – 241 (82%) deles instituíram programas de recuperação de aprendizado; 
- 85.951 (10,35%) dos alunos das redes municipais estão em regime híbrido (parte do tempo na escola e parte do tempo em casa);
- 36 municípios implantaram a estratégia de busca ativa do Unicef; 130 utilizaram formulário próprio de busca ativa; 206 utilizaram o Sistema Apoia; 9 não utilizaram qualquer estratégia de busca ativa; e 97 adotaram outras medidas para diminuir a taxa de evasão escolar em 2021.

Da redação

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