00:00
21° | Nublado

Objetivo é Fila Zero para pacientes com câncer infantojuvenil

Atualmente, cerca de 200 pacientes com idade até 15 anos estão em tratamento em Santa Catarina, com a leucemia sendo o tipo de câncer mais comum (Foto: Paciente do Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria – Foto: Divulgação)

Publicado em 16/02/2024

No Dia Internacional de Luta contra o Câncer Infantil, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) destaca a necessidade urgente de detecção precoce e tratamento rápido para crianças e jovens com câncer. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (INCA) alerta para uma projeção de 7.930 casos entre 2023 e 2025, sendo a região Sul a mais impactada, com 153,29 por milhão para meninos e 151,19 por milhão para meninas.

Em Santa Catarina, o foco está em garantir que esses pacientes tenham acesso rápido ao diagnóstico e tratamento. Dessa forma, no Estado diante dos primeiros sintomas, as crianças são encaminhadas imediatamente aos serviços de referência, como o Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), em Florianópolis, e o Hospital Jeser Amarante Faria (HJAF), em Joinville.

“Quando falamos de câncer sempre destacamos quem tem câncer têm pressa, e no caso das crianças reforçamos ainda mais. Nosso trabalho é garantir o acesso rápido ao diagnóstico e ao tratamento, por isso, aqui no Estado, nossas crianças e jovens têm atendimento imediato”, reforça a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Ana Paula Winneschhofer, chefe do Serviço de Oncologia Pediátrica do HIJG, enfatiza a importância de conscientizar sobre o câncer. O Dia Internacional, instituído em 2002, desempenha um papel crucial nesse processo. “A maior causa de morte na infância, após acidentes, é o câncer. Por isso, é crucial disseminar o conhecimento sobre os sintomas, notados pelos familiares e pediatras”, alerta.

Entre os sintomas destacam-se palidez, cansaço, recusa alimentar, manchas roxas, sangramentos, dores de cabeça, vômito ao acordar, perda de peso, febre oscilante, dor ao caminhar e quando a criança pede muito colo. A médica reforça a importância das consultas regulares ao pediatra, visando diagnósticos precoces e aumentando as chances de tratamento e cura.

Atualmente, cerca de 200 pacientes com idade até 15 anos estão em tratamento em Santa Catarina, com a leucemia sendo o tipo de câncer mais comum. Em 2023 foram realizados cerca de 4 mil atendimentos no ambulatório de oncologia do HIJG, e neste ano já foram ultrapassados os 400. “Cada paciente que passa por tratamento aqui no nosso hospital é acompanhado por diversos profissionais passando por consultas constantes em nosso ambulatório”, reforça a médica.

Já no Hospital Infantil Jeser Amarante Faria, os números também são altos, em 2023 foram 1456 atendimentos e em 2024 até o momento, 95.

Além do diagnóstico precoce e tratamento eficaz, a prevenção também é fundamental, com destaque para a importância de manter as vacinas em dia. Para esses casos, ganham destaque as vacinas contra a hepatite e HPV que ajudam na prevenção de alguns tipos de câncer.

Da redação

Fonte\RCN

Para mais notícias, clique AQUI

Para receber notícias, clique AQUI e faça parte do Grupo de WHATS do Imagem da Ilha.

Gostou deste conteúdo? Compartilhe utilizando um dos ícones abaixo!

Pode ser no seu Face, Twitter ou WhatsApp!